Publicidade Enganosa e Desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor pela Lion Seminovos

Não respondida
São Paulo - SP
14/06/2026 às 17:15
ID: 251355581
Publicidade Enganosa e Desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor
Venho registrar minha reclamação formal contra a Lion Seminovos em razão de uma prática que considero extremamente desrespeitosa com o consumidor e que pode configurar publicidade enganosa, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
Há mais de uma semana acompanho anúncios de veículos divulgados pela empresa. Antes de me deslocar até a loja, entrei em contato com o teleatendimento e recebi a confirmação de que os veículos anunciados estavam disponíveis para visitação e negociação. Com base nessas informações, realizei agendamentos e me dirigi à loja em duas ocasiões.
Para minha surpresa, ao chegar ao estabelecimento fui informada de que os veículos já haviam sido vendidos. O mais grave é que, mesmo após a alegada venda, os anúncios continuavam ativos e o atendimento permanecia afirmando que os veículos estavam disponíveis, induzindo consumidores ao erro.
Possuo provas dos contatos realizados, dos agendamentos e das confirmações de disponibilidade fornecidas pela própria empresa. Não se trata de um simples desencontro de informações, mas de uma prática recorrente que atrai consumidores à loja por meio de anúncios de veículos que não estão efetivamente disponíveis.
O artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor é claro ao estabelecer que é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. Considera-se enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação publicitária inteira ou parcialmente [Editado pelo Reclame Aqui], ou capaz de induzir o consumidor em erro quanto à existência, disponibilidade ou características de produtos e serviços.
Além disso, o artigo 30 do CDC determina que toda informação ou publicidade suficientemente precisa veiculada por qualquer forma obriga o fornecedor e integra o contrato que vier a ser celebrado. Portanto, anunciar veículos como disponíveis e confirmar essa disponibilidade ao consumidor, quando na prática eles não podem ser adquiridos, constitui uma conduta incompatível com a boa-fé e a transparência exigidas nas relações de consumo.
Minha impressão é que os anúncios estão sendo utilizados como mecanismo para atrair potenciais compradores à loja, mesmo quando os veículos divulgados já não estão disponíveis, prática popularmente conhecida como "isca de vendas".
Solicito esclarecimentos formais da empresa, a imediata correção de seus anúncios e procedimentos internos, bem como uma justificativa para a divergência entre as informações fornecidas pelo teleatendimento e a realidade encontrada pelos consumidores no local.
Espero uma resposta objetiva e providências concretas para que outros consumidores não sejam submetidos ao mesmo transtorno, perda de tempo e frustração que enfrentei.