Equipamento Solon com falhas recorrentes após revisão e descumprimento contratual

Não resolvido
Brejo Santo - CE
03/06/2025 às 19:09
ID: 218750447
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesSou médica e adquiri o equipamento Solon, da empresa LMG, com a promessa expressa de que ele viria pronto para uso da ponteira DermaShower, o que inclusive consta em contrato. No entanto, ao tentar posteriormente adquirir a ponteira, fui informada de que o equipamento não estava atualizado, o que me obrigou a enviá-lo para São Paulo. Na ocasião, fiquei bastante frustrada, mas encaminhei o equipamento para revisão e atualização inclusive para uso de outras ponteiras, conforme solicitação minha.
Durante a revisão, houve atrasos injustificáveis: informaram que o equipamento ainda não estava no local, quando a transportadora já havia confirmado a entrega. A devolução também sofreu atrasos sem explicação. Após essa revisão, o equipamento nunca mais funcionou adequadamente. Logo no primeiro uso com paciente, apresentou falhas como:
Falha do LaserPoint (luz guia);
Barulho anormal das ventoinhas;
Problemas no resfriamento da ponteira;
Travamento do botão;
Ruído ao destravar a tela;
Além de falhas físicas, como parafuso ausente (identificado por mim) e botão travando.
Mesmo após reparos realizados, os defeitos persistiram. Um técnico da empresa veio até minha clínica e realizou ajustes, mas no primeiro uso após o reparo, os mesmos problemas reapareceram. O técnico retornou, passou dois dias tentando resolver e, sem sucesso, levou o equipamento para a sede da assistência técnica em João Pessoa. Após o retorno, o aparelho parecia estar funcionando nos testes, mas, novamente em uso com paciente, travou completamente: houve ruído semelhante a curto-circuito, o LaserPoint desapareceu, o resfriamento falhou e o aparelho travou de forma definitiva. Desde então, encontra-se inutilizável.
O suporte técnico da empresa foi lento, contraditório e desorganizado. Chegaram a afirmar que eu não aceitava visita técnica ou envio do equipamento para conserto, o que não é verdade. Sempre estive disposta a colaborar, desde que fosse apresentada uma solução definitiva. Além disso, nunca foi oferecido um equipamento reserva durante o período de inatividade, inclusive, me foi negado formalmente.
É importante destacar que a empresa quebrou o contrato firmado no momento da compra, ao não entregar o equipamento com a atualização para a ponteira DermaShower, conforme previsto nas Observações contratuais. Essa falha contratual inicial desencadeou todo o processo de revisões e prejuízos posteriores.
Estou acumulando prejuízos há mais de três meses, incluindo:
Tratamentos interrompidos ou cancelados;
Perda de novos atendimentos;
Danos financeiros e à imagem da minha clínica, que sempre prezou pela excelência.
O que eu exijo:
Substituição imediata do equipamento por um novo, atualizado e funcional;
Caso isso não seja possível, reembolso integral do valor investido, com compensação financeira pelos prejuízos e pela inatividade;
Uma resposta formal e urgente, com prazos definidos e indicação clara de qual das medidas acima será adotada.
Não aceitarei mais reparos paliativos. O problema foi criado após a revisão feita pela própria LMG. Antes disso, o equipamento funcionava perfeitamente.
Importante respaldo legal:
De acordo com o art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor tem 30 dias para sanar defeitos em produtos duráveis. Caso isso não ocorra, o consumidor tem direito à:
Substituição do produto por outro novo da mesma espécie,
Restituição imediata do valor pago, ou
Abatimento proporcional no preço.
Além disso, o descumprimento do contrato original, ao entregar o produto sem a funcionalidade acordada, configura infração contratual grave, dando respaldo à exigência de rescisão com devolução integral do valor e indenização por perdas e danos.
Solicito que a empresa cumpra com suas obrigações legais e contratuais imediatamente, sob pena de responsabilização civil, administrativa e judicial.
Compartilhe
Resposta da empresa
05/06/2025 às 08:24
Prezada Dra. Bárbara,
Esperamos que esteja bem.
Agradecemos por nos manter informados quanto ao desempenho do equipamento Solon em sua clínica e gostaríamos de esclarecer a tratativa adotada para o caso.
Em relação ao histórico de atendimentos, registramos as seguintes ocorrências técnicas:
1 visita técnica: Identificamos a queima da placa de resfriamento, sendo realizada a substituição da mesma e dos componentes necessários.
2 visita técnica: Foi constatada falha na ventoinha e no acendimento da luz guia. O equipamento foi levado à base técnica em João Pessoa, onde passou por nova análise, com testes realizados e, após constatação de funcionamento adequado, foi devolvido.
3 chamado: A falha atual refere-se ao fato de o equipamento não habilitar, e se trata de um novo problema, onde acreditamos ser uma questão de lâmpada da ponteira que se trata de um consumível.
Ressaltamos que a falha atual é diferente das anteriores e, portanto, reaberto novo prazo para correção. Por padrão técnico da empresa e para garantir um diagnóstico completo e seguro, o procedimento recomendado é o envio do equipamento à sede da LMG.
Contudo, compreendendo sua preferência em manter o equipamento na clínica, assim como outras vezes, nos propomos a realizar uma nova visita técnica in loco. Para isso, encaminharemos um técnico da LMG, com todo o material e peças necessárias para a intervenção. Esta visita será realizada com a máxima agilidade possível e a equipe de atendimento da ATELL (assistência técnica) irá informar a data correta, pois necessita-se de envio de peças da matriz para este técnico.
Reiteramos que não haverá qualquer custo para a senhora, seja para esta visita técnica, para as peças envolvidas ou, se necessário, para o posterior envio do equipamento à LMG.
Nosso objetivo é solucionar o problema de forma definitiva, com o menor impacto possível à sua rotina clínica. Caso, mesmo após a intervenção técnica, o problema persista, o envio à LMG será imprescindível para a continuidade do suporte também sem custo algum.
Seguimos à disposição e comprometidos com a excelência no atendimento.
Consideração final do consumidor
05/06/2025 às 09:42
Eles distorcem e mentem a respeito dos problemas ocorridos no equipamento, que foram basicamente os mesmo nas duas primeiras vezes e houve um travamento total numa terceira vez, nunca exigi que fosse feita a avaliação na minha clínica, eles mentem sobre isso também.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
05/06/2025 às 17:38
Prezada Dra. Bárbara,
Em momento algum tivemos a intenção de colocar a senhora em dúvida ou insinuar qualquer inverdade. Pelo contrário, compreendemos que a situação é de extrema importância e estamos tratando o caso com total seriedade.
De fato, foi necessário substituir novamente as mesmas peças que haviam sido trocadas na primeira visita, de forma preventiva, pois foi constatada uma falha na fiação do circuito de arrefecimento. Além disso, outras peças também foram substituídas, conforme registrado na Ordem de Serviço n *******, garantindo assim o bom funcionamento do equipamento nos testes realizados.
Infelizmente, quando se trata de equipamentos eletrônicos, não existe garantia absoluta quanto à durabilidade e desempenho de todos os componentes. Até o momento, nossa análise indica que este terceiro problema não está relacionado diretamente ao equipamento em si, mas sim à ponteira mais especificamente à lâmpada, que se trata de um item consumível e que pode apresentar falhas com o uso.
Solicitamos, respeitosamente, a autorização para realizar uma nova visita técnica à sua clínica, com o objetivo de resolver este novo problema diretamente no local. Reiteramos que, desde o início, nosso foco tem sido encontrar uma solução definitiva para a situação, e estamos totalmente empenhados em resolvê-la o mais rapidamente possível.
Ressaltamos ainda que todas as intervenções realizadas até o momento não geraram nenhum custo para a senhora. E, caso este novo atendimento técnico não seja suficiente para resolver o problema, nos comprometemos a transportar a plataforma até nosso laboratório, sem qualquer custo adicional, para uma análise detalhada com o apoio de nossos engenheiros e equipamentos de alta precisão, que não podem ser deslocados devido à necessidade de calibração refinada.
Agradecemos desde já pela compreensão e aguardamos sua confirmação para agendarmos a visita do técnico o quanto antes.