Autoritarismo e pagamento de diária sem uso devido reparos

Localiza
Manhuaçu - MG
23/01/2022 às 12:02

Ao solicitar um carro reserva à minha seguradora , a mesma me indicou a empresa LOCALIZA. Entrei em contato com a franquia de minha cidade e depois dos trâmites da empresa , o carro ficaria comigo por 15 dias, tendo que ser entregue no sábado às 12 horas. Cheguei à empresa no referido sábado eram cerca de 11:30 da manhã. Fato é que causei algumas pequenas avarias no veículo, constatadas na vistoria de entrega, me coloquei à disposição imediatamente para pagar , porém a empresa me deu apenas 2 opções: ou eu aceitava de forma autoritária em decisão unilateral o orçamento da GM Chevrolet fosse ele qual fosse, sem ao menos consultar outra empresa do ramo como deveria ser em respeito à transparência e respeito ao consumidor.. ou então eu levaria em um profissional de minha confiança, mas nesse caso de levar num profissional de minha confiança, eu teria que pagar de forma arbitrária as diárias referentes aos dias que o carro ficaria no conserto das avarias, ou seja, terei que pagar diária e ainda o conserto do veículo mesmo sem estar usando-o
(sendo na Chevrolet o carro também ficaria parado) umas das diárias se refere a domingo , 23/01/2022 dia em que a empresa não trabalha e de qualquer forma o veículo ficaria guardado na garagem da LOCALIZA, da mesma forma que está guardado na oficina . Meu carro pessoal já está pronto e a empresa está me sujeitando a pagar diária de um carro que eu de boa fé me coloquei disposição de entregar da mesma forma que peguei, estou pagando diárias de um carro que está em uma oficina, estou pagando diária por ser correto com a empresa. Espero que a central venha a corrigir este fato autoritário da franquia. Obrigado

08/02/2022 às 11:28

Olá, Kayo!

Conforme conversamos pelo telefone, em nome da Localiza, quero mais uma vez lhe pedir desculpas pela percepção negativa quanto aos nossos serviços.

Em atenção às suas considerações, esclareço que, a Localiza tem como premissa garantir a qualidade dos carros disponibilizados, sendo eles cuidadosamente verificados e revisados antes de serem disponibilizados para locação.

Os nossos veículos devem ser vistoriados pelo menos três vezes antes de serem liberados para uma próxima locação. Sendo que, a primeira vistoria é realizada no momento da devolução do veículo junto ao Cliente anterior, a segunda no momento da limpeza/higienização e a terceira no momento de preencher o Check List, onde os nossos funcionários devem observar mais uma vez cada detalhe do carro.

Desta forma, caso no fechamento do contrato seja apurado alguma avaria decorrente da locação, de acordo as nossas Condições Gerais do Contrato de Aluguel:

4.1.4 Indenizações a) Danos ao Carro: Na ocorrência de furto, [Editado pelo Reclame Aqui], incêndio ou colisão do carro, a Locadora cobrará do Cliente os custos para reparo ou reposição do carro.
b) Prejuízo: Refere-se a qualquer despesa, encargo, custos, ônus ou dano sofrido pela Locadora, desde que relacionados a um evento danoso com o carro. Os prejuízos são compostos de: (i) danos ao carro alugado; (ii) indenização a terceiros; e (iii) Indenização por Custos Operacionais da Locadora. c) Custos Operacionais: Referem-se aos ônus suportados pela Locadora em virtude de eventos decorrentes de indisponibilidade do carro, serviços relacionados, perda de valor de mercado do carro e outros custos incorridos na operação da Locadora. O 21 valor mínimo da Indenização por Custos Operacionais será limitado ao menor valor dos prejuízos da Locadora, e o valor máximo será limitado ao valor descrito no Contrato. A adesão à Proteção do Carro e/ ou Seguro para Terceiros NÃO isentará o Cliente do pagamento da Indenização por Custos Operacionais. Ressalva-se a essa cláusula o previsto na cláusula 7.3.3 destas Condições Gerais
7.3.3.1 O Cliente deverá arcar com a Indenização por Custos Operacionais independentemente de sua culpa, do reparo do carro ou de adesão à Proteção do Carro. Os custos operacionais, referem-se aos ônus suportados pela Localiza em virtude de sinistro, especialmente os decorrentes de indisponibilidade do carro, serviços relacionados, perda de valor de mercado do carro e outros custos incorridos na operação da Locadora para ressarcimento de todos os seus prejuízos. O valor mínimo da Indenização por Custos Operacionais será limitado ao menor valor dos prejuízos da Locadora, e o valor máximo será limitado ao valor descrito no Tarifário.

Porém , como acordamos por telefone , como forma de amenizar essa situação mostrar que lamentamos por essa situação, colocamos uma cortesia no seu cpf.
Agradecemos a gentileza em ouvir nossas considerações e nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

Renata Lacerda,
Equipe Localiza.

08/02/2022 às 15:41

A central foi super atenciosa, já a franquia de Manhuaçu deixou a desejar.

Está com problemas com Localiza?