Cobrança indevida/duvidosa e péssima manutenção dos veículos

Localiza
Brasília - DF
16/01/2022 às 11:02

Fui cliente Localiza durante muitos anos, mas o encerramento da minha confiança junto à empresa começou no dia 21/05/2021, data que fiz a minha penúltima reserva de aluguel de veículos da locadora citada. Minha reserva foi para os dias 21/05/2021 a 26/05/2021 e antes de retirar o carro, fiz todas as perguntas referentes à segurança do mesmo, pois faria uma viagem longa.. Fui informado que o carro, bem como todos os veículos ofertados pela empresa, estava revisado e em ótimas condições para que realizasse minha viagem com segurança o que não aconteceu. No final da minha viagem, quando estava chegando no local de destino (sorte a minha), o carro apresentou sinais de desgaste no disco de freio (uma manutenção preventiva de verdade não permitiria que isso acontecesse). Como já estava tarde (por volta de 1h da manhã) e eu estava cansado por conta da longa viagem, estacionei o carro para que mais tarde eu pudesse resolver. Por volta de 11h, compareci a Localiza mais próxima do local que estava e informei o ocorrido. Prontamente me ofereceram a troca do veículo, porém a sensação de perigo pela qual foi acometido me deixou bem decepcionado, fora as várias horas que perdi para resolver um problema que não poderia acontecer. Pois bem, passei por cima disso pois era um cliente fiel e isso nunca teria acontecido antes, acreditei que pudesse ser mais flexível e, apesar da gravidade do erro, decidi continuar sendo cliente da empresa. Sendo assim, fiz outra reserva menos de dois meses depois (07/07/2021 a 12/07/2021). A contratação ocorreu também por motivo de viagem, mas dessa vez o percurso foi bem menor. Estavam presentes no carro a minha mãe, irmã, sogra, meu companheiro e eu e, no segundo dia de locação, já na cidade de destino, o carro em que alugamos apresentou o MESMO defeito Disco de freios arranhando. A sensação de desilusão e tristeza tomou conta da minha viagem e do meu passeio. Coloquei minha família em risco por acreditar e confiar nesta empresa irresponsável. Eu não poderia mais acreditar que era uma simples coincidência não há como ser flexível diante erros constantes. Neste dia, minha trajetória de cliente com a Localiza acabou, porém nada que esteja tão ruim que não possa piorar Era feriado na cidade que estava e a única Localiza da cidade estava fechada e por conta disso, tive que apelar ao 0800. Fui pessimamente atendido, os atendentes eram despreparados e não conseguiam me oferecer uma solução, até que depois de muito esforço, uma atendente iniciou o processo de troca de veículo e me explicou a dificuldade o carro que aluguei (uma GM-Spin) era de uma categoria que não tinha na cidade e que a empresa iria buscar o veículo em outra cidade e que em 2h o novo carro chegaria. Acreditando nisso, deixei meus familiares irem ao passeio que já havíamos comprado e fiquei esperando o novo carro, para que após isso eu fosse ao encontro de todos, o que não aconteceu Resumindo, o carro tinha a previsão para chegar às 11h, mas só foi chegar às 18h (minha ligação ao 0800 ocorreu às 9h da manhã, às 11h o carro teria que chegar). Fiquei durante 9h e pior, a cada ligação que fazia pedindo informação, eles me falavam que o carro estaria chegando, não me falavam a verdade Por conta disso, perdi um dia de viagem, fora todo desgaste emocional. Eu esperava, sinceramente, que a história acabasse por aqui, mas não. Três dias depois o carro substituído deu pane no meio de uma BR, desta vez precisamos chamar um guincho e eu decidi pela devolução do carro ao invés da troca não queria mais me sujeitar a isso. Três problemas consecutivos referentes à irresponsabilidade desta empresa! Neste momento eu decidi não ser mais cliente da localiza.
Mas, mais uma vez a história não acaba aqui. Em janeiro deste ano (no dia 07/01/2022) fui surpreendido por uma cobrança realizada pela localiza, referente uma suposta infração cometida no dia 24/05/2021, há mais de 7 meses. O prazo de recurso da multa expirou no dia 09/08/2021, ou seja, me cobraram uma multa pela qual eu não tenho mais o direito de recorrer e pior: A localiza utilizou de uma resolução vencida para justificar o atraso da cobrança (A resolução 782 do Contran que previa atraso nas cobranças de multa foi revogada no dia 17/11/2020, 6 meses antes da data da suposta infração). Fora tudo isso, me enviaram documentos/notificações sem autenticidade e, informaram que só receberam essa suposta infração no dia 28/12/2021, o que os próprios documentos enviados por eles contestam. Nestes documentos, a data de recebimento da notificação foi no dia 09/06/2021. Fui flexível até demais Se não estornarem o meu dinheiro, irei entrar em ação contra essa empresa irresponsável, desleal, incompetente e desorganizada.

19/01/2022 às 15:45

Olá, Luís!

Foi um prazer falar com você! Agradeço por ouvir minhas considerações e por trazer o seu caso ao nosso conhecimento.

Em atenção às suas considerações, a Localiza tem como premissa garantir a qualidade dos carros disponibilizados, sendo eles cuidadosamente verificados, revisados e higienizados.

Mediante ao cenário atual que impactou diversas atividades, como a linha de produção dos nossos fornecedores que não estão conseguindo entregar os nossos pedidos de carros para reposição de frota e diversidade de modelos e acessórios, reformulamos o nosso protocolo de manutenção e revisão, com o objetivo de prevenir que situações como essas aconteçam.

Afirmo que as condições do veículo recebido não condizem com o nosso padrão de excelência. No entanto, esteja certo que enviarei as suas considerações à diretoria responsável, para que fiquem cientes do ocorrido, possam reorientar toda equipe envolvida e buscar implementações futuras, afim de melhor cada vez mais a experiência de nossos clientes.

Mediante ao transtorno ocorrido, solicitamos o estorno referente a multa. O valor será creditado em sua fatura conforme a regra da administradora do seu cartão.

Agradeço pelo privilégio da sua escolha pela Localiza. Pedimos sinceras desculpas pela percepção negativa quanto aos nossos procedimentos. Peço desculpas pelo ocorrido, de verdade!

Um grande abraço! ❤
Thâmara
Equipe Localiza

19/01/2022 às 17:35

Infelizmente tivemos que chegar a esse ponto para que a Localiza se mostrasse eficiente e responsável... é uma pena!

Está com problemas com Localiza?