Constrangimento e Perseguição em Loja Após Abordagem Grosseira por Segurança

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

04/06/2026 às 18:39

ID: 250547237

No dia 04/06/*******, eu e meu marido visitamos a loja BBB - Bom Bonito e Barato (O Verdadeiro Outlet), localizada em Embu das Artes/SP. Estávamos passeando pela cidade e decidimos conhecer a loja, tanto por interesse pessoal em realizar compras quanto para registrar alguns vídeos dos produtos, preços e estrutura do local para eventual publicação futura em nossas redes sociais.

Logo no início da visita, gravamos alguns poucos vídeos. Em seguida, fomos abordados por um segurança de forma ríspida e grosseira, informando que não era permitido filmar dentro da loja. Embora a abordagem tenha sido desagradável, imediatamente informei que não conhecia a regra, agradeci o aviso e interrompi a gravação sem qualquer resistência.

Na sequência, outro responsável se juntou ao segurança e reforçou a proibição, apontando para uma placa informativa. Novamente esclareci que não havia visto a sinalização anteriormente, mas que compreendia a regra e que já havia parado de filmar.

A partir desse momento começou uma situação extremamente constrangedora. Mesmo após termos obedecido prontamente à orientação recebida, passamos a ser acompanhados e observados constantemente pelos seguranças por todos os andares da loja. A sensação era de que estávamos sendo tratados como suspeitos, embora não tivéssemos cometido qualquer irregularidade além de uma filmagem que foi interrompida assim que fomos informados da proibição.

Posteriormente, uma terceira funcionária, aparentemente da área administrativa, nos abordou novamente para questionar se éramos jornalistas e reforçar a proibição das filmagens. Informamos que já havíamos sido orientados anteriormente e que naquele momento sequer estávamos filmando. Também manifestamos nosso desconforto pelo fato de sermos abordados pela terceira vez pelo mesmo motivo.

Quando relatamos que os seguranças estavam nos seguindo por toda a loja, a funcionária respondeu que eles apenas estavam fazendo o trabalho deles. No entanto, deixamos claro que não se tratava de vigilância comum do ambiente, mas de um acompanhamento direcionado exclusivamente a nós, causando constrangimento e exposição perante outros clientes.

O clima se tornou tão hostil e intimidador que não conseguimos continuar nossas compras. Acabamos deixando o estabelecimento sem adquirir qualquer produto, justamente porque nos sentimos observados, perseguidos e constrangidos durante toda a permanência no local.

Ao sairmos da loja, os seguranças também saíram logo atrás de nós, o que reforçou ainda mais a sensação de que estávamos sendo expulsos ou tratados como pessoas suspeitas. Já em via pública, passei a gravar um vídeo relatando o ocorrido, filmando apenas a mim e ao meu marido. Mesmo estando fora da loja, em local público, fomos novamente abordados pelos seguranças, que afirmaram que eu não poderia filmar. Nesse momento esclareci que me encontrava em via pública e que tinha o direito de registrar meu próprio relato.

Por precaução diante da intimidação sofrida, possuo registros em vídeo relacionados ao ocorrido. Também solicitei formalmente a preservação das imagens do sistema de câmeras de segurança da loja referentes ao período entre aproximadamente 15:45 e 16:34 do dia 04/06/*******, pois tais gravações poderão comprovar a sequência dos fatos narrados.

Não questiono o direito da empresa de proibir filmagens em seu interior. O problema foi a forma agressiva da abordagem inicial, a repetição desnecessária das abordagens mesmo após nossa colaboração e, principalmente, a perseguição e vigilância direcionadas que nos causaram constrangimento, humilhação e nos impediram de concluir nossas compras.

Aguardo um posicionamento da empresa, esclarecimentos sobre a conduta dos funcionários envolvidos e providências para que outros consumidores não passem pela mesma situação.


Compartilhe

Resposta da empresa

08/06/2026 às 15:22

Prezada Juliana,

Agradecemos por compartilhar sua experiência e lamentamos que sua visita à lojas BBB tenha gerado a percepção de desconforto relatada.

Esclarecemos que a loja possui normas internas amplamente sinalizadas, incluindo a proibição de filmagens em suas dependências. As orientações realizadas por nossos colaboradores tiveram como objetivo exclusivamente informar e garantir o cumprimento dessas regras, aplicáveis a todos os visitantes de forma indistinta.

Em dias de grande movimento, como o da data mencionada, é comum que a equipe de fiscalização e segurança realize rondas ostensivas e acompanhamento das áreas de venda, visando preservar a organização, a segurança dos clientes e o respeito às normas internas do estabelecimento.

Após análise das informações apresentadas, não identificamos elementos que indiquem qualquer intenção de constranger, discriminar ou perseguir clientes. Ainda assim, levamos seus apontamentos em consideração e os utilizaremos para reforçar junto às equipes a importância de que todas as abordagens sejam realizadas de forma clara, cordial e respeitosa.

A BBB permanece à disposição e espera poder recebê-los novamente em uma futura oportunidade, proporcionando uma experiência positiva em nossa loja.

Atendimento ao Cliente
Lojas BBB

Réplica do consumidor

08/06/2026 às 18:38

Primeiramente, quem deve dizer se se sentiu constrangida ou não é o próprio cliente. Como relatei anteriormente, fui acompanhada por seguranças durante todo o tempo em que permaneci na loja, em todos os andares pelos quais passei, como se estivesse sendo tratada como suspeita de furto.

Entendo que a equipe de segurança tem o dever de zelar pelo patrimônio e pela segurança do estabelecimento. No entanto, após ser informada de que não poderia realizar filmagens, respeitei imediatamente a orientação recebida, mesmo não tendo visto previamente qualquer sinalização sobre essa proibição. Como consumidora, tenho o direito de circular livremente pela loja, desde que respeite as regras do local, o que fiz em todos os momentos.

Apesar disso, fui obrigada a deixar o estabelecimento junto com meu esposo. Solicito que sejam analisadas as imagens das câmeras de segurança do dia e horário mencionados, pois nelas ficará evidente que fui seguida de forma constante durante toda a minha permanência na loja.

A situação foi extremamente constrangedora e intimidante. Considero que houve abuso na forma como fui tratada, especialmente porque, após ser orientada, passei a cumprir integralmente as determinações da equipe.

Além disso, na primeira abordagem, dois seguranças se dirigiram a mim de maneira agressiva, como se eu representasse algum tipo de ameaça. Enquanto isso, possíveis situações realmente suspeitas podem ter passado despercebidas. A perseguição foi tão evidente que os seguranças me acompanharam até a saída da loja.

Ao deixar o local, passei a registrar em vídeo o ocorrido na área externa, relatando a situação. Nesse momento, fui novamente abordada e informada de que não poderia filmar meu próprio rosto nem a via pública. Tenho esse registro gravado, inclusive relatando que fui acompanhada até ir embora.

Peço que as imagens sejam analisadas e que a empresa reveja os procedimentos adotados por esses profissionais, bem como o treinamento oferecido à equipe de segurança. A experiência foi tão negativa que vocês perderam não apenas uma cliente, mas também a confiança que eu depositava na marca.

Também registrarei uma reclamação junto à Zara, pois uma terceira pessoa que me abordou quando eu já não estava mais filmando chegou a informar o nome dos envolvidos e justificou a abordagem com base nesse episódio. Entendo que a empresa tem o direito de estabelecer regras sobre filmagens em suas dependências, e eu as respeitei. Da mesma forma, tenho o direito de relatar que me senti intimidada, perseguida e constrangida durante toda a situação.

Eu e meu marido mantivemos uma postura respeitosa em todos os momentos. Infelizmente, não sentimos o mesmo tratamento por parte da equipe responsável pela nossa abordagem.

Réplica da empresa

09/06/2026 às 11:54

Sra Juliana,


Lamentamos todo o constrangimento e desconforto em sua visita à Loja.

O seu relato foi muito importante, pois nos permitiu reforçar e aprimorar, junto aos colaboradores, a forma de abordagem e atendimento aos nossos clientes, para que situações como essa não voltem a ocorrer. Agradecemos por tê-lo compartilhado conosco.

Informamos que os funcionários envolvidos foram devidamente advertidos.


Esperamos vê-los em breve novamente.

Atendimento ao Cliente Lojas BBB