Cobrança de dívidas prescritas e condicionamento de score no Serasa

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Rio Grande - RS

25/05/2026 às 09:34

ID: 249538577

Tenho no meu cadastro do Serasa dívidas antigas e já prescritas, que aparecem como ofertas de negociação. Essas dívidas não podem mais ser cobradas judicialmente e mesmo assim continuam sendo exibidas, o que gera pressão indevida.

Necessário pontuar que a plataforma informa que, se eu pagar essas dívidas prescritas, terei bônus no meu score. O STJ já decidiu que a prescrição impede qualquer forma de cobrança, inclusive a extrajudicial (*****).

E, ainda que se alegue que a inclusão do débito prescrito em plataformas de negociação não viole o referido julgado, necessário expor que, em julgamento posterior (*****), o STJ decidiu que a cobrança de dívidas prescritas não autoriza práticas de indução ao pagamento ou condicionamento de melhora de score o que caracteriza, na prática, cobrança extrajudicial vedada, conforme primeiro julgado apresentado.

Além disso, o STJ já decidiu que o score só pode usar dados corretos, atuais e pertinentes, não podendo considerar dívidas antigas ou prescritas (***** e *****).

Portanto, peço a retirada imediata dessas ofertas e a garantia de que meu score não será prejudicado ou condicionado ao pagamento de dívidas prescritas. Caso não haja solução, buscarei meus direitos junto aos órgãos competentes.

Compartilhe

Resposta da empresa

11/06/2026 às 17:02

Olá, Rodrigo!
Tudo bem?

Não localizamos pendências ativas junto a nossa empresa.
Ainda, os prints anexados à presente reclamação são de uma assinatura de TV sky, a qual não temos nenhuma relação.

Atenciosamente, Crediare S/A