Geladeira nova não refrigera adequadamente e loja se recusa a providenciar avaliação técnica

Não respondida
Bacabal - MA
31/08/2026 às 10:07
ID: 257797367
Geladeira nova com problema e loja se recusa a providenciar avaliação técnica
Há apenas 14 dias, foi adquirida nas Lojas Nosso Lar uma geladeira Electrolux IM7B Efficient AutoSense Frost Free Inverter, 3 portas, 480/484L, escolhida especificamente por suas características e funcionalidades.
Ocorre que a geladeira não está refrigerando adequadamente o compartimento superior, destinado à conservação de frutas, verduras e outros alimentos, embora o congelador esteja funcionando normalmente. Como consequência, a consumidora já está tendo perdas de alimentos perecíveis.
Ao buscar atendimento, a assistência informou que o problema poderia estar relacionado à necessidade de aterramento da tomada. Esclareço que o manual do produto realmente contém orientação quanto à necessidade de aterramento, e a consumidora não se opõe a cumprir as especificações técnicas do fabricante.
O problema é que nenhum técnico compareceu à residência para verificar a instalação ou avaliar a geladeira. Mesmo sem qualquer avaliação presencial, a assistência atribuiu o problema ao aterramento.
Posteriormente, fomos informadas de que a assistência da loja está sem prestador de serviço disponível para realizar a avaliação do produto. Como solução, a consumidora foi orientada a comparecer à loja para escolher outra geladeira, dentre modelos convencionais que não necessitariam de aterramento.
Essa não é uma solução aceitável, pois a consumidora não escolheu uma geladeira convencional. Ela escolheu e pagou por um modelo específico, justamente pelas características que oferece.
Além disso, o próprio vendedor posteriormente orientou a consumidora a contratar um eletricista por conta própria para verificar/resolver o aterramento.
Consideramos inadequado transferir à consumidora o custo e o risco de uma intervenção na instalação elétrica sem que sequer tenha sido realizada uma avaliação técnica do produto. Caso seja realizada alguma alteração por terceiro, ainda existe o risco de posteriormente a empresa alegar instalação inadequada para questionar a garantia do equipamento.
Inclusive, caso seja contratado um eletricista e seja constatado que a tomada já possui aterramento, ficará demonstrado que a justificativa apresentada pela assistência não explica o problema da geladeira, sendo necessária a avaliação do próprio equipamento.
Diante disso, solicitamos à Lojas Nosso Lar:
* que providencie avaliação técnica presencial da geladeira;
* que seja emitida ordem de serviço com o diagnóstico e a causa do problema;
* caso a empresa sustente que o defeito decorre do aterramento, que isso seja comprovado tecnicamente;
* que não seja transferida à consumidora a responsabilidade pela ausência de prestador disponível na assistência;
* e que seja apresentada uma solução efetiva para o problema, considerando que se trata de produto adquirido há apenas 14 dias e que já está ocasionando perda de alimentos.
A consumidora está tentando resolver a situação de forma administrativa, mas precisa de uma solução concreta. Não é razoável adquirir uma geladeira nova e, menos de duas semanas depois, ser orientada a contratar um eletricista por conta própria ou trocar o produto por outro modelo simplesmente porque a assistência da loja não possui prestador disponível para realizar a avaliação.
Aguardamos posicionamento da Lojas Nosso Lar e a solução do problema.