Viação Lopes Sul se recusou a resolver meu problema e ainda respondeu com descaso, Dois bilhetes perdidos e nenhuma solução empresa negou o reembolso

Não resolvido
São José dos Campos - SP
29/07/2026 às 10:32
ID: 255112311
Antes de recorrer ao Reclame Aqui, abri um protocolo junto ao SAC da Viação Lopes Sul para tentar resolver o problema de forma amigável. Infelizmente, recebi apenas uma resposta padronizada, sem qualquer análise das circunstâncias específicas do meu caso.
A reclamação refere-se aos bilhetes ***** e *****.
Adquiri duas passagens para uma viagem extremamente importante e que precisava ocorrer naquela data específica. Saí de casa com antecedência, porém fui surpreendido por um congestionamento totalmente inesperado. Em razão desse imprevisto, cheguei à rodoviária cerca de 30 minutos após o horário de embarque.
Ao procurar a empresa, expliquei toda a situação e solicitei uma solução, pois não deixei de viajar por negligência ou desinteresse, mas por um fato imprevisível. Informei também que precisava embarcar naquele mesmo dia para Primavera do Leste (MT), mas fui informado de que não havia mais horários disponíveis.
Solicitei o reembolso das passagens, porém a empresa recusou o pedido alegando que o cancelamento deveria ter sido solicitado com antecedência mínima de 3 horas. Essa justificativa desconsidera completamente a realidade dos fatos: se eu estava preso em um congestionamento inesperado tentando chegar ao terminal, era impossível solicitar o cancelamento com três horas de antecedência.
Como única alternativa, a empresa informou que o valor permaneceria como crédito por 12 meses, com cobrança de 20% de taxa para remarcação. Expliquei que essa solução não atende ao meu caso, pois minha viagem tinha data certa e finalidade específica. Não voltarei àquela cidade e, portanto, esse crédito será perdido.
O que mais me indignou foi a postura do analista da empresa. Ao informar que buscaria meus direitos junto ao Procon, recebi a resposta de que ameaçar ir ao Procon não irá mudar a legislação vigente. Em nenhum momento ameacei a empresa; apenas informei que recorreria aos órgãos de defesa do consumidor diante da negativa em solucionar o problema. Esperava um atendimento mais respeitoso e disposto a buscar uma solução.
Não questiono a existência de regras, mas a falta de bom senso, empatia e análise individual do caso. Um congestionamento inesperado é um evento alheio à vontade do consumidor e merecia uma avaliação mais razoável.
Solicito que a Viação Lopes Sul reveja sua decisão e realize o reembolso integral dos bilhetes ***** e *****, considerando que o atraso decorreu de um fato imprevisível, que a viagem era indispensável naquela data e que o crédito oferecido é inútil para minha situação.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
03/08/2026 às 09:12
Pessima empresa ! O mesmo atendimento que recebi presencialmente , recebi pelo reclame aqui . Se quer me retornaram
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0