Troca de produto

Respondida
São Paulo - SP
23/12/2025 às 00:17
ID: 235642625
Realizei uma compra na unidade da loja localizada em São Paulo, no Shopping Vila Olímpia, onde fui muito bem atendida desde a escolha do produto até o fechamento da compra.
Dentro do prazo informado pela própria loja (1 mês para troca), precisei realizar a troca do produto e, por ser a unidade mais próxima da minha residência, dirigi-me à loja de Jundiaí para efetuar esse procedimento.
Na unidade de Jundiaí, a experiência foi completamente diferente e extremamente negativa.
Ao tentar realizar a troca, experimentei diversos itens e, não encontrando algo que realmente me agradasse, acabei escolhendo duas blusas disponíveis na loja, cujo valor total ficou R$ 2,00 abaixo do valor pago originalmente. Inicialmente, a loja se recusou a efetivar a troca, exigindo que eu comprasse outro produto apenas para completar essa diferença de R$ 2,00.
Ocorre que o item mais barato da loja custava aproximadamente R$ 80,00, o que me obrigaria a gastar um valor totalmente desproporcional para resolver uma diferença mínima, prática que considero abusiva e desrespeitosa com o consumidor.
Durante esse impasse, uma funcionária (o nome dele era algo como ***** ou *****) que aparentava ser vendedora ou gerente afirmou, literalmente, que preferia inteirar o valor e pagar ela mesma do que ver cliente saindo triste da loja, como se a solução fosse um favor pessoal, quando na verdade é obrigação da empresa viabilizar a troca, independentemente de quem teria que inteirar valores.
Além disso, o atendimento mudou completamente no momento em que os funcionários perceberam que se tratava de uma troca e não de uma nova compra. A partir daí:
deixaram de oferecer qualquer tipo de ajuda;
fui orientada apenas a ficar à vontade pela loja;
precisei circular com várias peças nas mãos sem qualquer auxílio;
ninguém se ofereceu para levar as roupas ao provador ou ajudar na organização.
Enquanto isso, clientes que estavam realizando compras recebiam tratamento totalmente diferente, com acompanhamento constante, ajuda ativa e atenção durante todo o processo.
Em um momento ainda mais grave, enquanto eu estava no caixa tentando formalizar a troca, uma funcionária (de cabelo longo e enrolado, não sei o nome dela) passou por trás de mim e me empurrou, causando constrangimento e desconforto.
Após todo esse desgaste, somente ao final os funcionários acabaram cedendo e realizando a troca, o que não apaga a experiência negativa, o constrangimento e a forma desrespeitosa como fui tratada durante todo o atendimento.
Ressalto que não fui informada previamente de que diferenças de valor a menor não seriam convertidas em crédito ou vale-troca, tampouco considero aceitável ser tratada de forma inferior ou constrangida por estar exercendo um direito que foi oferecido pela própria loja.
A experiência na unidade de Jundiaí foi extremamente frustrante e destoou totalmente do bom atendimento recebido na loja de São Paulo (Shopping Vila Olímpia).
Compartilhe
Resposta da empresa
12/02/2026 às 09:10
Olá, Bianca.
Agradecemos por compartilhar seu relato com tantos detalhes. Lamentamos sinceramente que sua experiência na unidade de Jundiaí tenha sido tão diferente daquela vivida na loja do Shopping Vila Olímpia.
Esse não é o padrão de atendimento que buscamos oferecer em nenhuma de nossas unidades. Prezamos por um atendimento respeitoso, acolhedor e igualitário, independentemente de se tratar de compra ou troca.
Sobre a questão da diferença de valor, nossas diretrizes internas orientam a equipe quanto aos procedimentos de troca, mas entendemos que a condução da situação poderia e deveria ter sido feita com mais bom senso, flexibilidade e, principalmente, cuidado com a experiência da cliente. De forma alguma queremos que um processo de troca gere constrangimento ou desgaste.
Também nos preocupa muito o relato sobre a mudança de postura da equipe ao identificarem que se tratava de troca, bem como a situação de empurrão mencionada. Esse tipo de conduta não condiz com os valores da nossa marca. Já encaminhamos seu relato para a gerência responsável para apuração interna e reforço imediato de treinamento com a equipe.
Pedimos desculpas pelo desconforto e constrangimento vivenciados. Seu feedback é extremamente importante para que possamos corrigir falhas e evoluir continuamente.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Lucy in the Sky