Negativa de garantia e falta de diagnóstico para defeito em câmbio DSG

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

04/06/2025 às 12:17

ID: 218808069

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Estive na concessionária Luson de São José dos Pinhais PR, autorizada Volkswagen, buscando uma solução para um problema no meu veículo Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 350 TSI, ano/modelo 2019, com apenas 63 mil km rodados, todas as revisões realizadas na própria Luson, com exceção da última troca de óleo que não foi feita por falta de tempo.

Relatei que o veículo estava apresentando um possível problema na mecatrônica do câmbio DSG, previamente analisado por um mecânico de confiança, e questionei sobre a possibilidade de diagnóstico e garantia, considerando se tratar de uma falha grave, recorrente nos modelos equipados com esse tipo de transmissão.

Infelizmente, o atendimento foi totalmente desestimulante. Me informaram, de imediato, que não há garantia, sem sequer oferecer um diagnóstico detalhado para confirmação do problema. Ao insistir, fui informado que só para fazer uma história já vai ficar super alto o valor, deixando claro o desinteresse em prestar o devido suporte. Inclusive, o atendente relatou que havia outro cliente na mesma situação, com um orçamento surreal de R$ 128.000,00, praticamente o valor do próprio veículo, o que considero completamente desproporcional e absurdo.

Fiquei extremamente decepcionado, pois trata-se de um defeito recorrente e, ao que tudo indica, crônico nos modelos Volkswagen equipados com câmbio DSG, especialmente na mecatrônica, que é uma peça essencial e estrutural, não sendo considerada de desgaste natural. Ela deveria ter uma durabilidade muito maior.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é claro quando trata de vício oculto, determinando que, nesse caso, o prazo de garantia legal se inicia no momento em que o defeito se manifesta, e não no momento da compra ou dentro da garantia contratual.

Diante disso, considero inaceitável a postura tanto da Volkswagen do Brasil quanto da concessionária Luson, que ignoram sua responsabilidade sobre um defeito de fabricação tão grave e amplamente conhecido.

Solicito uma solução urgente e justa, seja através do reparo integral do veículo, da substituição da peça defeituosa ou de outra solução que não transfira para o consumidor a responsabilidade de um erro claro de projeto, fabricação ou vício oculto.

Aguardo um retorno urgente e respeitoso.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/06/2025 às 17:56

Em consideração ao cliente, orientamos a entrar em contato com o CRC da Volkswagen do Brasil, para maiores esclarecimentos, referente a negativa do reparo em garantia.

Réplica do consumidor

04/06/2025 às 18:07

Agradeço o retorno da equipe da Concessionária Luson São José dos Pinhais, bem como a disposição em esclarecer os procedimentos de forma mais detalhada neste momento.

Reconheço que, apesar de uma situação inicial que poderia ter sido conduzida com um pouco mais de clareza e atenção, a concessionária buscou prestar os devidos esclarecimentos e orientar quanto aos próximos passos. Entendo também que, como revenda, a Luson muitas vezes fica limitada às diretrizes e análises da própria Volkswagen do Brasil, não tendo total autonomia para resolver situações como essa diretamente.

Por outro lado, preciso reforçar que, embora tenha recebido a orientação, a situação em si permanece sem uma solução efetiva. O procedimento apresentado onde é necessário autorizar a desmontagem do conjunto da mecatrônica para envio e análise, sem garantia de que a Volkswagen aprove a substituição como cortesia acaba me gerando insegurança. Isso porque, caso a análise não seja favorável, o custo total do reparo, que é elevado, recairia sobre mim, além de o veículo não poder mais ser utilizado após a desmontagem.

Ressalto que minha intenção não é criar qualquer atrito com a Luson, apenas expressar minha preocupação e insatisfação com a política adotada pela Volkswagen, principalmente considerando que este é um problema bastante conhecido no mercado, especialmente envolvendo o câmbio DSG e a mecatrônica.

Sigo acreditando e esperando que, através da análise da fabricante, seja possível encontrar uma solução justa, transparente e que não transfira todo o risco e custo para o consumidor.

Agradeço novamente pela atenção e sigo no aguardo de um desfecho positivo para ambas as partes.

Atenciosamente,
Leandro Delgado da Silva