Cobrança de Taxa de visita para conversão de gás dentro da garantia

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

13/12/2017 às 16:44

ID: 31232927

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Há alguns dias agendei a visita de um técnico para fazer a conversão de gás do meu fogão novo, ele foi ao local e disse que não poderia fazer, pois o acesso ao gás e ao ponto de energia estavam atrás do aparelho, dentro do ármario embutido. Pediu para fazermos as mudanças e agendarmos uma nova visita. Também nos informou que esta nova visita seria cobrada.
Após fazermos os ajustes necessários, entrei em contato com a Electrolux, pedindo a nova visita e reclamando sobre a cobrança, que ao meu ver é indevida (a Electrolux não possui telefone para atendimento, que só pode ser feito por meio de chat. Quer dizer, quem não tem acesso à internet não se comunica com a empresa.)
Ao fazer o agendamento para fazer a conversão do gás, a única orientação dada é a seguinte "Para que a visita técnica aconteça e o atendimento seja na garantia, será necessário que um responsável maior de 18 anos acompanhe a visita técnica e que tenha em mãos a nota fiscal do produto.". Foi exatamente isso que eu fiz. Pedi à Comgás que ligasse o gás e aguardei o técnico com a nota fiscal em mãos. No momento em que ele chegou em casa, me ajudou a abrir a embalagem do produto, que estava intacta, retirou o manual de dentro de forno e me mostrou que não poderia fazer a conversão, pois a minha residência não atendia aos requisitos básicos para instalação.
Se as duas empresas - Electrolux e Lux Service - sabem que existem critérios específicos para instalação/conversão de gás de seus fogões, porque não incluem tais orientações no momento do agendamento?
Fiz esta reclamação no chat e a atendente foi bem enfática, dizendo que a informação não foi omitida e que estava no manual do produto, por isso a cobrança é devida e será mantida.
Questionei se havia serviço de ombudsman e ela me disse "A Electrolux não possui o canal de ouvidoria devido que a reclamação é feita através do canal de Atendimento ao Consumidor para ser dada a tratativa juntamente com a nossa equipe." Quando lhe perguntei que tratativa ela daria à minha reclamação, "Deborah, a cobrança é devida conforme consta a informação no manual de instruções do produto. Seria dado a tratativa apenas caso a informação não estivesse contando no manual de instruções."
E o consumidor fica como? Com cara de idiota e tem que pagar R$ 80,00 por uma visita técnica que não teve tratativa alguma. O técnico olha na sua cara e diz, consta aqui no manual. Agenda outra visita e paga R$ 80,00.
Reclamei na Lux Service e tive a mesma resposta, "a responsabilidade de ler o manual é do consumidor. A cobrança é devida e se a senhora não concordar não vamos perder tempo nesta ligação que não chegará a lugar algum, a gente não agenda a visita. A senhora concorda ou não com esta cobrança de R$ 80,00?"
Como não concordar? Vou ficar sem fogão? Como fazer a conversão sozinha? Na hora da compra tudo é muito simples, "este fogão é a gás GLS, mas a conversão está dentro da garantia, a sra só paga o kit de acessórios".
E aí, Brasil? A gente é idiota mesmo, né?! Gasta quase R$ 3.*******,00 num fogão e não pode usá-lo por que o serviço de atendimento é bem desqualificado e os atendentes te tratam sem o menor respeito.
Electrolux e Lux Service, quem é o cliente aqui? Vocês? Seus funcionários?
Todos os meus equipamentos são Electrolux, da geladeira ao aspirador de pó, faltava adquirir apenas o depurador de ar, mas já mudei de ideia, vou adquirir um Suggar.

Compartilhe