Troca de data de viagem,por um imprevisto . Aguardo o estorno .

Em réplica
Belo Horizonte - MG
10/11/2023 às 21:51
ID: 175705565
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesEfetuei a compra de um pacote de viagens pela empresa Maah Empreendimento, a qual fui recomendada por uma amiga que sempre fecha pacotes de viagens com essa empresa. Entrando no Instagram da mencionada empresa (@maah_tur), me interessei por um pacote para Cabo Frio no Estado do Rio de Janeiro, com saída para 20/10/******* e retorno em 22/10/*******, no valor de R$ *******,00 incluindo ônibus, hospedagem e café da manhã. De imediato, contactei a Maah através do whatsapp******* a fim de entender melhor o pacote e efetivar o pagamento. Em 20 de setembro de ******* fiz o pagamento do pacote, através do meu cartão de crédito no valor de R$ 1.*******,13 parcelando de duas vezes (2x R$ *******,56), valor este para três pessoas, eu, meu namorado e meu sogro.
Antes de efetuar o pagamento, enviaram um contrato digital, que chama bastante a atenção em uma cláusula [Não fazemos troca de pacotes (troca de viagens). Não fazemos cancelamentos em caso de desistência do cliente, não estornamos o valor pago, não fazemos remarcação de viagem e não deixamos o valor de crédito na empresa (em nenhuma hipótese e em nenhum tipo de situação, não insista, pois somos uma empresa e trabalhamos com compromissos e dentro da lei, além de assim que efetuada a compra, sua vaga já é reservada e o valor repassado aos terceirizados) A única coisa que podemos fazer é troca de documentos, caso o cliente tenha outra pessoa para colocar no lugar de quem não quiser ir na viagem].
Estávamos convictos de que poderíamos viajar na mencionada data, ocorre que meu namorado tinha uma prova na manhã do dia 22/10/******* e esqueceu-se de avisar a tempo, antes que eu efetuasse a compra. Assim sendo, em 09/10/*******, procurei a empresa para verificar a possibilidade de trocar a data do pacote, uma vez que isso é prática comum na maioria das empresas de viagem, e estávamos realmente interessados em viajar com a citada empresa pelas boas recomendações que recebemos. Nesse sentido, uma das vendedoras, Leonarda, respondeu-me que acreditava que seria possível sim e que levaria a demanda para Lili, a dona da empresa.
Posteriormente, tive o retorno de que não seria possível em hipótese alguma a troca de datas ou o estorno do pagamento e que já tínhamos sido avisados antes de efetuarmos o pagamento, que o único que poderiam fazer seria a troca dos nomes dos passageiros e que nós deveríamos tentar vender nossas vagas. De imediato, nos mobilizamos para tentar vender nosso pacote para outras pessoas, porém sem êxito. Solicitei a empresa se fosse possível, de repassar nossas vagas para outras pessoas, e fui informada que eles iriam vender as vagas que tinham disponíveis pela empresa e que só depois poderiam tentar vender as nossas vagas, pois já tínhamos sido informados sobre a impossibilidade de cancelamento e estorno através do contrato, antes de efetuar o pagamento. Ocorre que chegou o dia da viagem, e sequer tivemos algum retorno de que teriam conseguido vender nossas vagas.
Não obstante, fomos incluídos no grupo de whatsapp da viagem, e às 21:08 enviaram uma mensagem dizendo: "Mário, Jair e Fabíola, só faltam vocês aqui na Praça da Cemig. Já estamos na hora de sair. Lembrando que o não comparecimento no embarque não terá estorno do valor, não ficará dinheiro de crédito na empresa." Posteriormente, informaram "Boa noite, aguardamos no local e os passageiros citados acima não compareceram. Estamos seguindo viagem".
Eles estavam cientes de que não iríamos desde o dia 9 de outubro e ainda assim tentaram nos constranger e advertir que não teríamos nosso dinheiro de volta.
Nesse sentido, entendo que é abusivo o comportamento da empresa e que viola o art. 51, incisos II, IV e XV, do Código de Defesa do Consumidor. Por essa razão eu estou indo atrás dos meus direitos como consumidora.
Compartilhe
Resposta da empresa
10/11/2023 às 21:56
Estamos dentro da Lei, se achou o contrato abusivo pq efetuou a compra do pacote? Pq enviamos o contrato antes do cliente comprar, e não forçamos nenhum cliente a efetuar a compra, então vc comprou sabendo das normas da nossa Empresa. No mais vamos continuar dentro da Lei. Boa sorte pra vc e segue com Deus no coração
Réplica do consumidor
12/11/2023 às 16:55
Prezada!
Estávamos de acordo e felizes com a compra, e até então como havíamos sido recomendados por uma amiga, acreditávamos que teríamos sucesso. Tentamos por diversas vezes uma mudança de data, pois ainda assim queríamos viajar. Inclusive, uma funcionária de vocês, disse da possibilidade de troca de data, mas fomos surpreendidos com a impossibilidade de mudança de data e também do estorno do valor ou de parte dele. Me senti [Editado pelo Reclame Aqui] principalmente pela falta de respeito comigo, enquanto consumidora, e a partir disso, vou ir atrás dos meus direitos como tal. Mais uma vez reitero: se cheguei a efetuar o pagamento, foi porque a empresa nos foi muito bem recomendada e até então acreditei ser renomada. Mas o que ficou foi uma chateação e o nítido desrespeito com o consumidor, pois uma empresa não existe por si só, mas depende dos clientes, e clientes deveriam ter a devida atenção em suas demandas. Inclusive, após a inserção da reclamação aqui no site Reclame Aqui, fui bloqueada nas redes sociais. Estou errada por buscar os meus direitos?