Troca de data de viagem por um imprevisto. Aguardo retorno .

Não respondida
Belo Horizonte - MG
12/11/2023 às 17:03
ID: 175765799
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas Reclamações
Efetuei a compra de um pacote de viagens pela empresa Maah Empreendimento, a qual fui recomendada por uma amiga que sempre fecha pacotes de viagens com essa empresa. Entrando no Instagram da mencionada empresa (@maah_tur), me interessei por um pacote para Cabo Frio no Estado do Rio de Janeiro, com saída para 20/10/******* e retorno em 22/10/*******, no valor de R$ *******,00 incluindo ônibus, hospedagem e café da manhã. De imediato, contactei a Maah através do whatsapp******* a fim de entender melhor o pacote e efetivar o pagamento. Em 20 de setembro de ******* fiz o pagamento do pacote, através do meu cartão de crédito no valor de R$ 1.*******,13 parcelando de duas vezes (2x R$ *******,56), valor este para três pessoas, eu, meu namorado e meu sogro.
Antes de efetuar o pagamento, enviaram um contrato digital, que chama bastante a atenção em uma cláusula [Não fazemos troca de pacotes (troca de viagens). Não fazemos cancelamentos em caso de desistência do cliente, não estornamos o valor pago, não fazemos remarcação de viagem e não deixamos o valor de crédito na empresa (em nenhuma hipótese e em nenhum tipo de situação, não insista, pois somos uma empresa e trabalhamos com compromissos e dentro da lei, além de assim que efetuada a compra, sua vaga já é reservada e o valor repassado aos terceirizados) A única coisa que podemos fazer é troca de documentos, caso o cliente tenha outra pessoa para colocar no lugar de quem não quiser ir na viagem].
Estávamos convictos de que poderíamos viajar na mencionada data, ocorre que meu namorado tinha uma prova na manhã do dia 22/10/******* e esqueceu-se de avisar a tempo, antes que eu efetuasse a compra. Assim sendo, em 09/10/*******, procurei a empresa para verificar a possibilidade de trocar a data do pacote, uma vez que isso é prática comum na maioria das empresas de viagem, e estávamos realmente interessados em viajar com a citada empresa pelas boas recomendações que recebemos. Nesse sentido, uma das vendedoras, Leonarda, respondeu-me que acreditava que seria possível sim e que levaria a demanda para Lili, a dona da empresa.
Posteriormente, tive o retorno de que não seria possível em hipótese alguma a troca de datas ou o estorno do pagamento e que já tínhamos sido avisados antes de efetuarmos o pagamento, que o único que poderiam fazer seria a troca dos nomes dos passageiros e que nós deveríamos tentar vender nossas vagas. De imediato, nos mobilizamos para tentar vender nosso pacote para outras pessoas, porém sem êxito. Solicitei a empresa se fosse possível, de repassar nossas vagas para outras pessoas, e fui informada que eles iriam vender as vagas que tinham disponíveis pela empresa e que só depois poderiam tentar vender as nossas vagas, pois já tínhamos sido informados sobre a impossibilidade de cancelamento e estorno através do contrato, antes de efetuar o pagamento. Ocorre que chegou o dia da viagem, e sequer tivemos algum retorno de que teriam conseguido vender nossas vagas.
Não obstante, fomos incluídos no grupo de whatsapp da viagem, e às 21:08 enviaram uma mensagem dizendo: "Mário, Jair e Fabíola, só faltam vocês aqui na Praça da Cemig. Já estamos na hora de sair. Lembrando que o não comparecimento no embarque não terá estorno do valor, não ficará dinheiro de crédito na empresa." Posteriormente, informaram "Boa noite, aguardamos no local e os passageiros citados acima não compareceram. Estamos seguindo viagem".
Eles estavam cientes de que não iríamos desde o dia 9 de outubro e ainda assim tentaram nos constranger e advertir que não teríamos nosso dinheiro de volta.
Nesse sentido, entendo que é abusivo o comportamento da empresa e que viola o art. 51, incisos II, IV e XV, do Código de Defesa do Consumidor. Por essa razão eu estou indo atrás dos meus direitos como consumidora.