Cancelamento de plano inviável e abusivo na academia Machida Fight Fit - Exigência de cancelamento presencial na unidade de origem

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Manaus - AM

16/09/2025 às 20:42

ID: 227094349

Prezados,
Gostaria de registrar uma reclamação contra a academia Machida Fight Fit, unidade de Castanhal. Sou aluno da academia e contratei um plano que permite o uso de todas as unidades da rede no estado.
Recentemente, mudei-me para Belém, a aproximadamente 60 km de distância da unidade de Castanhal, onde iniciei meu contrato. Por isso, entrei em contato para solicitar o cancelamento da minha matrícula, mas fui informado(a) pela equipe que o procedimento só pode ser feito presencialmente na unidade de origem.
Essa exigência é inviável e abusiva. A própria natureza do meu plano, que permite acesso a qualquer unidade, indica que o cancelamento não deveria estar vinculado a uma única localidade. A exigência de que eu percorra uma longa distância para um simples cancelamento me coloca em uma desvantagem excessiva, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Enviei os prints da minha conversa com a academia, onde eles reforçam que o cancelamento só pode ser feito pessoalmente. Além disso, enviei as cláusulas presentes do contrato que não citam expressamente a necessidade de cancelamento na unidade de origem. A empresa está dificultando o encerramento do contrato e me obrigando a arcar com mensalidades desnecessárias.
Solicito uma solução imediata para que o cancelamento seja realizado sem a necessidade de comparecimento presencial. Caso a situação não seja resolvida, tomarei as medidas cabíveis junto ao Procon.
Atenciosamente,
*****

Compartilhe