Companhia aérea se recusa a reembolsar ou remarcar passagem sem taxa abusiva em situação de luto familiar

Não respondida
Cubatão - SP
12/05/2026 às 15:47
ID: 247568291
Realizei a compra de uma passagem de ida e volta no valor de R$ 1.800,00 e, diante de uma situação extremamente delicada, esperava ao menos um mínimo de humanidade por parte da companhia.
Sou sobrinha do passageiro e o auxiliei em todo o atendimento, pois ele é analfabeto e se sentiu completamente perdido e [Editado pelo Reclame Aqui] diante da situação.
Meu tio precisou antecipar sua viagem às pressas, pois sua mãe estava internada na UTI, em estado gravíssimo, e a própria médica solicitou que todos os filhos fossem se despedir.
Ao entrar em contato com a empresa terceira, mesmo explicando toda a situação, foi informado que não teria direito ao reembolso e que, para remarcar, deveria pagar uma taxa de R$ 450,00, sendo que o valor pago de R$ 1.800,00 correspondia a ida e volta. Ou seja, além de não devolverem o valor já pago, ainda exigem mais R$ 450,00 para utilização de um crédito que já é dele.
Diante disso, ele não teve alternativa senão comprar outra passagem, ainda mais cara, apenas para tentar chegar a tempo de ver sua mãe com vida.
Agora, a empresa informa que não irá ressarcir o valor pago e que, para utilizar o crédito da viagem, é obrigatória a cobrança da taxa de R$ 450,00, o que é completamente desproporcional e desumano diante da situação, sendo que a data solicitada é para o dia 24/05/26, ou seja, há prazo até a data para que ocorra alguma alternativa de solução, porém ontem informaram que não será ressarcido e que ele não poderá usar o crédito para remarcação sem que custei a taxa.
Ele se sente profundamente [Editado pelo Reclame Aqui], e eu, como familiar, também fico indignada com a total falta de empatia e respeito da companhia em um momento tão sensível, pois meu tio não conseguiu ver a minha a vozinha a tempo, e agora ficou no prejuízo.
É lamentável e cruel a postura adotada.
CLIENTE: *****
CELULAR: *****