Atraso na entrega e má condução de reparos de veículo BYD Seal na concessionária Maggi Itu, resultando em prejuízos financeiros e emocionais para o cliente.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

24/03/2026 às 20:25

ID: 244227359

Venho, por meio desta, registrar formalmente minha insatisfação e responsabilizar a concessionária BYD Maggi Itu pelo atraso na entrega e pela condução inadequada dos reparos do meu veículo BYD Seal.

O veículo foi entregue à concessionária em 12/11, ocasião em que me foi apresentado orçamento aproximado de R$ 12.000,00. Na mesma oportunidade, foi expressamente garantido que:

As peças necessárias chegariam em até 15 dias corridos;
A montagem da parte mecânica seria concluída em aproximadamente 2 dias após a chegada das peças.

Com base nessas informações, organizei compromissos pessoais e financeiros, uma vez que precisava levar o veículo ainda em dezembro para o estado da Bahia, com o objetivo de realizar a transferência de registro.

Diante dessas promessas, por morar na Bahia, adquiri passagens e organizei estadia em São Paulo, confiando integralmente no prazo informado.

Ressalto que:

O veículo é 100% elétrico;
No estado da Bahia há isenção de IPVA para veículos elétricos;
No estado de São Paulo a alíquota é de 4%.

Desde o início, deixei claro que o prazo era fator determinante para a realização do serviço. Informei, inclusive, que caso não fosse possível cumprir o cronograma, optaria por não realizar o reparo na unidade de Itu, transportando o veículo para a Bahia a fim de evitar prejuízo financeiro com o IPVA. Ainda assim, fui expressamente assegurado de que o prazo seria cumprido.

Destaco que a transferência do veículo exige vistoria obrigatória na Bahia, o que se tornou inviável enquanto o automóvel permaneceu retido na concessionária em Itu.

Contudo, em 15/12, fui informado de que as peças somente chegariam em 05/01. Posteriormente, mesmo após novos prazos prometidos, em 05/01 fui novamente comunicado de que o veículo não seria entregue. A entrega ocorreu apenas no final de janeiro, com o veículo em condições insatisfatórias, ainda com pendências de peças, e com o orçamento de funilaria sendo apresentado somente após mais de 60 dias com o carro sob responsabilidade da empresa.

Importante destacar que sempre deixei claro que desejava retirar o veículo completamente finalizado, tanto na parte mecânica quanto na funilaria. Ainda em novembro fui informado de que a funilaria somente poderia ser concluída em janeiro. Diante do atraso na parte mecânica, seria plenamente possível coordenar os serviços, o que não ocorreu, evidenciando falta de preparo da unidade para execução desse tipo de atendimento.

Além disso:

Fui informado, em minha última visita à concessionária, de que dois sensores do para-choque dianteiro haviam desaparecido do veículo, sendo que estavam presentes no momento da entrega para reparo;
Tive que me deslocar a mais de 8 concessionárias no estado de São Paulo para localizar e adquirir peças cujo orçamento me foi entregue somente após 60 dias, gerando desgaste emocional, perda de tempo e custos adicionais.

É inadmissível que uma concessionária leve mais de 60 dias para fornecer a relação de peças necessárias. Tal conduta me causou significativo prejuízo, obrigando-me a realizar diversos deslocamentos, utilizar veículos de terceiros e arcar com custos de frete.

O orçamento de funilaria apresentado pela concessionária foi de R$ 2.500,00. No entanto, no mercado externo, o custo atingiu R$ 5.500,00, gerando uma diferença aproximada de R$ 3.000,00 somente na parte de funilaria.

Prejuízos estimados:

R$ 10.000,00 Perda do benefício de isenção de IPVA;
R$ 3.000,00 Diferença nos custos de funilaria;
R$ 10.000,00 Sensores de faixa desaparecidos.
R$4.000,00 - Custos com Peças fora do orçado (Ate hoje estou comprando peças)
R$500,00 - Peças que pediram para comprar e nao precisavam, devolvi na concessionaria

Total estimado: R$ 27.500,00.

Ressalto que não estou incluindo, neste cálculo, despesas com hospedagem, alimentação, deslocamentos e manutenção de residência durante o período em que permaneci em São Paulo aguardando a liberação do veículo, apesar de residir na Bahia. Caso considerados, tais valores elevariam significativamente o prejuízo total.

Houve clara quebra da legítima expectativa criada pela concessionária, sendo que as informações inicialmente fornecidas foram determinantes para minha decisão de realizar o serviço nesta unidade. O atraso foi comunicado apenas quando já não havia possibilidade de adoção de alternativa viável.

Adicionalmente, destaco que duas peças incluídas no orçamento não foram utilizadas e foram devolvidas à concessionária, representando aproximadamente R$ 500,00.

Diante do exposto, solicito posicionamento formal da concessionária quanto:

Ao ressarcimento integral dos prejuízos financeiros causados;
À responsabilização pelo desaparecimento dos sensores;
À apresentação de justificativa formal pelos atrasos e falhas na condução do serviço;
À restituição ou compensação dos valores referentes às peças não utilizadas.

Esta manifestação possui caráter formal e visa resguardar meus direitos como consumidor, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, não sendo descartada a adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis caso não haja solução adequada e tempestiva.

Reitero que, caso tivesse sido informado corretamente sobre os prazos reais, jamais teria realizado o serviço em São Paulo, optando pelo transporte do veículo à Bahia, justamente para evitar o prejuízo que agora estou suportando.

Aguardo retorno formal com proposta concreta de solução.

Compartilhe