Falta de Empatia e Respeito com Criança Autista no Magic Games - Shopping Itaquera

Não respondida
São Paulo - SP
18/11/2024 às 18:49
ID: 202302133
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesNo dia 16 de novembro de *******, vivi uma situação totalmente inaceitável no Shopping Itaquera que me deixou profundamente indignada. Fui ao local com meu marido e minha filha de 5 anos, que é autista. Decidimos levá-la para brincar no brinquedão do Magic Games, um espaço que deveria ser de diversão e acolhimento, mas que, infelizmente, se mostrou um cenário de total desrespeito e negligência.
Ao chegar, havia cerca de sete pessoas na fila para o brinquedo. Informei a atendente que minha filha é autista, mostrando o crachá do CIPTEA, e expliquei que ela tem dificuldades para esperar por longos períodos, o que a deixaria agitada e poderia desencadear uma crise. Perguntei, então, se seria possível passar na frente, já que a situação exigia um mínimo de flexibilidade e empatia. A resposta que obtivemos foi que precisaríamos comprar os ingressos primeiro, mas havia outra fila com mais de 20 pessoas.
Meu marido foi então comprar o ingresso, e eu fiquei com minha filha, que, como era de se esperar, começou a se agitar após alguns minutos de espera. Em menos de 5 minutos, ela já estava chorando e extremamente nervosa. Fui até a atendente novamente, explicando a situação e perguntando se poderíamos entrar enquanto meu marido comprava o ingresso, visto que minha filha estava prestes a entrar em crise. A resposta foi um categórico "não", com a atendente insistindo que "não poderia fazer nada" por causa das regras.
Em um momento de total insensibilidade, a atendente foi buscar uma supervisora, e nenhuma das duas demonstrou qualquer tipo de empatia ou preocupação com o sofrimento visível da minha filha, que já estava em um estado de crise nervosa, chorando, gritando e se autoagredindo. Ambas se limitaram a reforçar que as regras eram para todos, sem sequer tentar entender a necessidade excepcional da nossa filha. Minha filha sofreu 40 minutos em uma crise, somente se acalmou quando entramos em nosso carro para irmos embora.
O que mais me revolta não foi apenas a rigidez das regras, mas a total falta de cuidado, preparação e humanidade por parte dos funcionários do Magic Games e do Shopping Itaquera. Durante todo o tempo em que minha filha estava em crise, não houve qualquer tipo de assistência por parte dos responsáveis pelo local. Nenhum funcionário se ofereceu para ajudar, nem sequer houve uma tentativa de entender a situação. Inclusive, dois bombeiros estavam presentes no local e presenciaram a cena, mas também nada fizeram. Nenhum ofereceu ajuda, nenhum perguntou o que estava acontecendo.
Isso é um total desrespeito com as pessoas autistas e com suas famílias. A falta de treinamento, a ausência de empatia e a indiferença demonstrada pela equipe do Magic Games e pelo Shopping Itaquera são inaceitáveis. Minha filha, que só queria se divertir, foi exposta a um sofrimento imenso, sem que ninguém fizesse o mínimo esforço para ajudá-la ou ao menos amenizar a situação.
Não posso e não vou mais aceitar que minha filha e outras crianças com necessidades especiais sejam tratadas com tanta frieza e negligência. Exijo uma explicação pública sobre o ocorrido e uma retratação de todos os envolvidos, além de providências urgentes para que situações como essa não se repitam. Toda a equipe do Magic Games precisa ser treinada para lidar com crianças autistas e suas particularidades, e o Shopping Itaquera precisa se comprometer a garantir que seus estabelecimentos sejam inclusivos e respeitosos com todas as pessoas, independentemente de suas necessidades.
Nunca mais voltarei a esse lugar com minha família, e farei questão de divulgar esta experiência para que outras pessoas não passem pelo mesmo constrangimento e sofrimento. Isso não é apenas um erro, é uma falha grave de humanidade e de respeito aos direitos das pessoas com deficiência.