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Reclamação respondidaRespondida

Atraso da entrega e três adiamentos

Status da reclamação:
Reclamação respondidaRespondida

Já abri reclamação junto ao Ministério da Justiça, site www.consumidor.gov.br, contra a Amazon e abrirei outra reclamação nesta plataforma Reclame Aqui.

DOS FATOS

Fiz um pedido dentro da plataforma da Amazon e o fornecedor e a transportadora já adiou o prazo três vezes.

Inicialmente o prazo era dia 19 de janeiro, depois passou para 24 de janeiro, depois para 30 de janeiro e agora para 7 a 8 de fevereiro:

DO DESCASO COM O CONSUMIDOR

A Amazon não oferece aos clientes um SAC que atenda fora das opções de robô, ou seja, respostas e possibilidades automáticas, por isso recorro a este canal.

Para se eximir da responsabilidade a Amazon procura direcionar a conversa para os seus fornecedores, no entanto o Código de Defesa do Consumidor é claro em relação à responsabilidade de todos os fornecedores da [Editado pelo Reclame Aqui] consumerista em relação ao fornecimento de produtos e serviços.

Art. 25. É vedada a estipulação contratual de cláusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista nesta e nas seções anteriores.
1 Havendo mais de um responsável pela causação do dano, todos responderão solidariamente pela reparação prevista nesta e nas seções anteriores.

Desta forma a Amazon apenas diz que pode ocorrer o ressarcimento, no entanto o atraso no fornecimento causa danos ao consumidor que merecem ser objeto de reparação de danos.

Por esse motivo reclamo contra a empresa Mandaê, transportadora do produto.

Veja que o prazo inicial do dia 19 de janeiro de 2023 representava uma espera de 9 dias, e agora a espera pode chegar a 29 dias. Considerando que o produto é parte importante para o meu trabalho, o atraso gera danos à minha produtividade, no entanto a Amazon apenas diz que pode devolver o valor, sem se responsabilizar pelos danos causados. Comprar em outro fornecedor agora significa iniciar o processo do zero, e a Amazon sabe que isso é difícil para o consumidor.

DA PRÁTICA COMERCIAL ABUSIVA

A Amazon, utilizando empresas transportadores ineficientes, comete prática abusiva em sua relação comercial na medida em que promete prazos e não cumpre, ou seja, considerando que o prazo é elemento importante para a decisão de compra a Amazon, ao prometer um prazo menor leva o consumidor a comprar em sua plataforma em detrimento de outros fornecedores, ainda que os fornecedores tenham preços menores.

Este foi o meu caso, eu tinha preços menores tanto no Mercado Livre como na Ali Express, mas devido ao prazo prometido, optei em comprar pela Amazon. Ao colocar prazos irreais a Amazon retirou uma venda dos seus concorrentes, que prometiam prazos reais.

No microcosmo que ocorre dentre os fornecedores que atuam dentro da Amazon ocorre situação semelhante, a empresa vendedora, INT3 Eletrônicos, promete prazos que sabe que não irá cumprir e com isso, dentre as opções disponíveis, o consumidor opta por este fornecedor.

A Amazon, como gestora do marketplace, deve cuidar para que os seus fornecedores atuem de maneira ética junto ao consumidor, cobrando que os mesmos atuem dentro dos prazos e com empresas transportadoras eficientes.

DA ESPERA [Editado pelo Reclame Aqui]

Em função dos diversos prazos que a empresa Amazon, através da sua fornecedora Mandaê, fornece o consumidor é obrigado a ficar em casa esperando indevidamente por um entrega que nunca se realiza. Vejam que os prazos fornecidos são imprecisos, até determinado dia ou entre duas datas.

Tal comportamento da empresa causa transtorno à vida do consumidor de maneira [Editado pelo Reclame Aqui].

DOS PEDIDOS

Que a empresa Mandaê entregue o prometido e que indenize o consumidor em R$ 400,00 (quatrocentos reais) em função dos transtornos causados e da perda de produtividade.


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Resposta da empresa

15/02/2024 às 15:29

Olá José

Em atenção a sua reclamação, identificamos pelo seu CPF um pedido realizado na loja Ponto do Nerd ao qual já te enviamos um e-mail.

Identificamos que a encomenda consta como entregue e então, aguardamos sua validação para darmos sequencia ao atendimento e prestarmos maiores esclarecimentos.

Informamos que a Mandaê não é uma transportadora, mas sim uma plataforma logística que conecta as principais lojas aos melhores transportadores.

Atenciosamente,
Equipe Mandaê

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