Bloqueio de acesso e falta de reembolso do mapa RBR para Euro Truck Simulator 2 após acusação de pirataria

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Seabra - BA

07/11/2025 às 12:16

ID: 231297853

Bom dia !
Eu sou novo no Euro Truck Simulator.
Comprei o Jogo no dia 06/08/25, hoje 07/11/25 estou com apenas 161,4 horas jogadas (meu último dia jogado foi 24/10/25). Dados esses números, percebe-se que sou um jogador bem casual..
Quando estava montando meu pc, pensei em adquirir o ETS2, pois já tinha o volante G29 que uso no PS5. Então já comecei a procurar informações sobre o jogo, entrar em grupos de faceook. acompanhar canais no youtube, para entender um pouco de como era o jogo e como fazia para jogar no Brasil. Aí descobri que existiam mapas PAGOS, assim como alguns Gratuítos. Fiz até enquetes em alguns grupos do Facebook e o mapa do Sr ***** acabou ganhando (famoso RBR). Assim sendo, adquiri o mesmo no dia 25/08/25. Então entrei no site deles para fazer o download dos aquivos, até tinha um vídeo ensinando á fazer o processo, que convenhamos é meio complicado para iniciantes. Mas consegui fazer. Entrei, joguei um pouco e parei. Alguns dias depois joguei mais um pouco, até que o jogo começou a fechar, sempre que mandava continuar a carreira, fiz contato com o suporte via *****, além da demora na resposta, ás respostas são sempre muito vagas. Descobri sozinho, que só funcionava normal, se eu saisse apagando saves, até ele resolver funcionar, assim perdendo o que fiz anteriormenrte no jogo. Me lembro que talvez na terceira, ou quarta vez vez que fui jogar (obs. nunca joguei on, pois não sabia como fazer e não entendi com ás informações dadas pôe eles), tinha saído uma atualização do jogo base, assim sendo o mapa dele para de funcionar " PROVAVELMENTE POR SER UMA MODIFICAÇÃO, NÃO AUTORIZADA PELA FABRICANTE DO JOGO " (descobri isso, pós ver os clientes deles fervorosos no canal do discord do mapa). Como era obrigado a esperar, acabei jogando o mapa original do jogo pela primeira vez. E ali percebi que além de me anteder muito bem, não tinha nenhum tipo de problemas, bugs ou fechamentos repentinos do jogo. Mesmo assim, pós duas ou quase 3 semanas, até sair todas atualizações deles (até saiu umas antes, mas com informações que eram patchs, que sairiam outras depois), acabei tentando atualizar (dar outra chance para toda áquela trabalheira). Aí baixei todos arquivos, fiz do jeito que entendia que teria que ser feito, o jogo não abria de jeito nenhum. Mandei ***** e ás respostas eram como sempre " rasas " como " entra no servidor e testa ". Pós não resolverem nada, fui no canal de bate papo deles no discord e mandei " se alguém (qualquer usuário lá) tiver disponibilidade de me ajudar á atualizar o mapa aqui, até pago para fazerem remotamente. Isso diversas vezes, até que um usuário Brasileiro, que mora na Holanda me chamou lá no discord e me ajudou via chamada de vídeo no *****. Pós a ajuda dele, o mapa abriu. Porém não joguei, apenas fechei e pronto. Desde então nunca abrir o perfil com esse mapa dele. Ás poucas vezes que joguei o jogo depois, ou foi no mapa original, ou em um mapa que vi em vídeo no youtube (mapa sertão), que é um mapa gratuíto, pequeno e têm apenas um arquivo, mais fácil de utilizar e representa muito bem minha região aqui na bahia. O tempo foi passando e eu incomodado em ter gastado 173,00 em uma modificação feita em um jogo, que não estava me servindo de nada, pois já imaginava que em outra atualização do jogo, viria toda aquela " dor de cabeça novamente ". Aí na segunda feira dessa semana 03/11/25, mandei no bate papo do discord deles, uma mensagem (totalmente inocente) informando que não estava jogando no mapa RBR, e que se alguém tivesse interesse em comprar meu acesso, faríamos um acesso remoto, trocaríamos o mail e senha do acesso (para que assim eu não pudesse mais usar), a pessoa me pagaria e tchau. No mesmo momento fui banido do discord deles, e o Sr. *****, me mandou um e-mail, me acusando de tá pirateando o produto dele e que iria bloquear meu acesso ao mesmo. Até onde sei, piratear, é fazer cópias de algo, e passar para outras pessoas, obtendo lucros indevidos. Porém assim como um celular, um carro, ou qualquer coisa que eu compre, eu simplesmente iria vender para alguém. Respondi ao mesmo informando que aquilo não era pirataria, e que já que ele iria me bloquear, que fizesse meu reembolso. Ele simplesmente informou que não iria fazer reembolso, que não iria mais me reponder no e-mail pessoal dele, que eu entrasse em contato com o suporte. Engraçado que ele mesmo, quem me mandou e-mail do dele. Queria que eu advinhasse que era para seguir com o suporte? Não o respondi mais e comecei comentar sobre essa prática dele em vários canais do youtube, páginas do facebook e até com pessoas que me chamaram no privado do discord. E advinhem ??? Não é a primeira vez que o Sr. ***** age dessa forma. Assim sendo, vim aqui reclamar, pois já percebi que esse Sr. acha que o que ele fala é lei. Nem vou falar aqui do [Editado pelo Reclame Aqui] de apropriação indépta, do [Editado pelo Reclame Aqui] de eslionato e até do [Editado pelo Reclame Aqui] de pirataria (quando vc pega um produto original, faz modificações nele, usa logos de empresas, caminhões de várias marcas, entre outras coisas e obtém lucros em cima disso, sem repassar ás marcas e etc etc etc..)
Não vamos tocar nisso né ?
Para o momento, fica aqui minha indignação.
Quero informar que não sou nenhum moleque, não irei me calar após ser acusado de cometer um " [Editado pelo Reclame Aqui] de pirataria ".
Deixo aqui meu registro, e irei procurar solução desse problema nas esferas da lei.
Tenha um bom dia,
Passar bem !!!

Compartilhe

Resposta da empresa

07/11/2025 às 14:43

Boa tarde, Sr. Bruno.
Vamos organizar os pontos que você levantou para facilitar a compreensão de quem estiver lendo:

1 Sobre o RBR e os erros relatados
O RBR tem 13 anos de existência, e como qualquer jogo, está sujeito a erros ou bugs ocasionais. No entanto, não nos esquivamos de problemas muito pelo contrário: quando um erro é reportado, nossa equipe costuma resolvê-lo em menos de uma semana.
No seu caso, o problema ocorreu durante o uso do multiplayer em um servidor RBR, que é oferecido gratuitamente como um bônus. O programa utilizado para instalação ainda está em fase beta, o que pode sim gerar instabilidades. Por isso, disponibilizamos dois tutoriais:
- Um usando o instalador automático
- Outro ensinando a instalação manual
Ambos estão disponíveis no nosso Discord e canal do YouTube, com instruções claras inclusive sobre como proceder em caso de erro. Orientação nunca faltou, mas é necessário ler e seguir os passos corretamente.

2 Sobre o suporte
O suporte oferecido é para um jogo. Já utilizou algum game que responde em menos de uma semana? São milhares de jogadores com dúvidas e problemas diversos. Assim como em qualquer serviço de jogos no mundo, o atendimento pode levar tempo mas sempre buscamos responder com responsabilidade.

3 Sobre a acusação de modificação não autorizada
A frase: "Provavelmente por ser uma modificação não autorizada pela fabricante do jogo" de onde veio essa afirmação? Pode apresentar provas? Essa acusação não tem fundamento. Mais uma vez, reforçamos: a leitura dos materiais disponíveis é essencial para entender o funcionamento do sistema.

4 Sobre revenda de software ou jogos
A comparação com a revenda de um celular ou carro não se aplica a softwares e jogos digitais. A legislação brasileira é clara:
Lei de Direitos Autorais (Lei n 9.*******/*******)
- O software é protegido como obra intelectual.
- O comprador adquire uma licença de uso, não a propriedade do produto.
- O artigo 29 proíbe a reprodução, distribuição ou comercialização sem autorização do titular dos direitos.
Qualquer ação contrária a essa lei configura pirataria.

5 Sobre a revenda
Você não postou o print da oferta de revenda, mas nós temos isso registrado. Se você garantir publicamente que não vendeu nem repassou a licença para terceiros, pode declarar isso aqui. Guardaremos esta conversa como documento e, com base nisso, devolveremos sua licença do RBR e o mapa correspondente.

Réplica do consumidor

07/11/2025 às 15:11

Boa tarde Sr Wagner, tudo bem?
Não sei se o Sr leu, se quem respondeu leu. Ou se sua resposta é um (crtl c + ctrl v). Pois eu informei no texto, que ofereci sim no Discord do seu mapa, que tinha interesse em vender minha licença. Muito diferente de revender, de fazer cópias para vender á várias pessoas ou algo do tipo.
No mesmo momento,o Sr. com toda sua democracia. Já me baniu, sem antes me falar nada no privado ou algo do tipo.
E repito aqui, que me ENVIOU UM E-MAIL, ME IMPUTANDO UM [Editado pelo Reclame Aqui], DIZENDO QUE EU ESTAVA PIRATEANDO SEU MAPA.
Após minha resposta, o Sr informou que não iria me reembolsar, que eu procurasse o suporte (que é o Sr mesmo). E que não falaria mais comigo.
Assim sendo, o Sr tem que comprovar que eu piratiei " SEU mapa ". E assim, comprovar o [Editado pelo Reclame Aqui] que me imputou !
Finalizo por aqui, pois como disse anteriormente.
Já estou iniciando a solução desse problema, pelas esferas cabíveis !
Muito obrigado desde já !

Réplica da empresa

07/11/2025 às 19:26

Prezado Sr. Bruno,
Aqui é Wagner. Confirmamos que todas as informações foram devidamente lidas e compreendidas.
Permita-me esclarecer novamente, conforme já exposto no e-mail anteriormente enviado:
Foi identificada a reprodução e divulgação não autorizada do conteúdo.

Em nenhum momento foi utilizada a expressão você pirateou. Portanto, é importante interpretar corretamente o texto. A medida de remoção do seu acesso ao produto foi adotada como forma legítima de proteção, tendo em vista que suas manifestações deixaram claro o propósito de uso, o qual contraria tanto a legislação vigente quanto os termos e condições que foram expressamente aceitos por você no momento da aquisição.
Reitero que houve tentativa de resolução amigável por nossa parte, conforme prevê o ordenamento jurídico brasileiro, que valoriza a autocomposição como meio preferencial de solução de conflitos. No entanto, sua postura demonstra desinteresse em seguir por esse caminho.
Caso opte por recorrer às vias judiciais, estaremos preparados para apresentar todos os elementos comprobatórios, inclusive os registros das comunicações e evidências que sustentam nossas alegações. Ressaltamos que, nesse cenário, caberá também a você comprovar judicialmente todas as afirmações que realizou.
Por fim, solicitamos que nos informe, de forma objetiva, se essa é de fato a via que deseja seguir, pois continuamos à disposição para uma solução consensual, desde que haja reciprocidade e boa-fé.
Atenciosamente,
Wagner
Equipe RBR