Pagamento em duplicidade de mensalidade de plano de saúde e ausência de retorno da empresa

Não respondida
Belo Horizonte - MG
07/07/2026 às 10:12
ID: 253275631
Prezados, bom dia!
Realizei o pagamento da mensalidade do meu plano de saúde referente ao mês de maio dentro do prazo, por meio de Pix.
Algum tempo depois, ao acessar o gerenciador de boletos do meu banco, fui informada de que a mesma mensalidade constava como pendente, inclusive com incidência de multa e juros. Além disso, ao consultar o aplicativo do plano de saúde, verifiquei que meu plano aparecia como suspenso/encerrado naquele período.
Como não consegui localizar imediatamente o comprovante do primeiro pagamento e, principalmente, para evitar qualquer prejuízo à continuidade da minha cobertura, acabei efetuando um segundo pagamento da mesma mensalidade.
Posteriormente, consegui localizar o comprovante e confirmei que o pagamento original havia sido realizado corretamente. Ou seja, houve pagamento em duplicidade da competência de maio.
No dia 02/07, entrei em contato com a empresa pelo canal de atendimento informado, solicitando a regularização da situação, porém não obtive qualquer retorno.
Diante da ausência de resposta, hoje, dia 07/07, encaminhei um e-mail formal à empresa, anexando toda a documentação comprobatória, inclusive os dois comprovantes de pagamento, e solicitei a restituição do valor pago indevidamente ou, alternativamente, sua compensação nas próximas mensalidades. Os dados necessários para eventual restituição também já foram informados nesse e-mail.
O que espero é uma solução simples e célere para um problema que está plenamente documentado. Não há controvérsia quanto à existência de dois pagamentos referentes à mesma mensalidade.
Aguardo o retorno da empresa para que seja realizada a restituição do valor pago em duplicidade ou a compensação integral nas próximas mensalidades, encerrando definitivamente a questão.