Denúncia contra Materna Previ por má-fé, cobranças indevidas, juros abusivos e ameaças

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

04/05/2026 às 00:59

ID: 247600333

DENÚNCIA MATERNAPREVI (MÁ-FÉ, COBRANÇAS INDEVIDAS, JUROS ABUSIVOS E AMEAÇAS)
Venho por meio desta reclamação registrar uma denúncia contra a empresa Materna Previ, pois me senti prejudicada e enganada pela forma como fui tratada.
Eu havia feito uma reclamação anteriormente, porém a empresa entrou em contato comigo, fez uma proposta que eu considerei razoável e pediu que eu retirasse a denúncia. Por confiar na palavra deles, eu retirei a reclamação acreditando que iriam cumprir o que foi combinado.
Porém, após eu retirar a denúncia, a empresa não cumpriu o que prometeu.
Além disso, percebi que a Materna Previ se aproveita da vulnerabilidade de mães em um momento delicado, oferecendo um serviço que muitas vezes a própria pessoa consegue resolver diretamente, como dar entrada no auxílio-maternidade, e depois faz cobranças com valores abusivos.
Durante o processo, fui surpreendida com cobranças indevidas, valores excessivos e juros abusivos. Também sofri ameaças e pressão psicológica, sendo informada de que, caso eu não pagasse, meu benefício poderia ser cancelado, o que considero uma atitude extremamente grave, pois causa medo e desespero em quem já está fragilizada.
Depois disso, novamente tentaram oferecer acordo, mas ficou claro que a intenção era apenas fazer com que eu retirasse a reclamação, sem resolver a situação de forma correta e definitiva.
Por esse motivo, estou registrando novamente esta denúncia contra a empresa e deixo claro que não aceito mais ameaças, cobranças abusivas e má-fé.
Solicito que a empresa resolva minha situação imediatamente e de forma justa. Caso contrário, levarei esta denúncia também ao PROCON e demais órgãos competentes, pois me senti [Editado pelo Reclame Aqui] como consumidora.
Não recomendo essa empresa.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/05/2026 às 10:36

Olá, Rosilda.

Esclarecemos que não há qualquer fundamento nas alegações de cobrança indevida ou má-fé. A senhora possui um contrato de prestação de serviços assinado com a Materna Prev, e o serviço foi integralmente prestado, resultando na concessão do seu benefício.

Sobre os pontos mencionados:

Reconhecimento da Dívida: Em nosso contato direto no dia 27/04, a senhora reconheceu a pendência financeira e demonstrou interesse em regularizá-la.

Ausência de Juros: Diferente do alegado, a proposta de quitação aceita pela senhora não incluiu juros ou multas, sendo um valor negociado para facilitar a resolução.

Inexistência de Ameaças: Informar sobre os procedimentos legais de negativação em caso de inadimplência é um exercício regular de direito e parte do processo de cobrança, não configurando ameaça.

Acordo Vigente: O boleto de quitação foi gerado e enviado ontem, conforme sua confirmação e com a data de vencimento escolhida pela própria senhora (hoje).

Até o presente momento, o acordo permanece de pé por parte da empresa. Ressaltamos que a retirada da negativação nos órgãos de proteção ao crédito ocorre automaticamente após a compensação bancária deste pagamento.

Seguimos à disposição para confirmar o recebimento do valor e finalizar este processo de forma amigável, conforme havíamos combinado anteriormente.

Atenciosamente,

Equipe de Compliance Materna Prev