FALTA TRANSPARÊNCIA E PROFISSIONALISMO

Não resolvido
Belo Horizonte - MG
03/08/2021 às 02:06
ID: 127541045
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesFiz a locação de um apartamento com essa imobiliária e me arrependo profundamente. Nos primeiros contatos te tratam super bem até a assinatura do contrato, depois disso é só dor de cabeça. Quando realizei a visita com uma das funcionárias no próprio imóvel uma das primeiras perguntas que fiz foi sobre o valor do condomínio e a resposta foi que seria de R$ *******,00. Quando fui presencialmente na imobiliária (mentira, eles não usam máscara devido a pandemia, tinha uma funcionária circulando sem o uso da mesma), perguntei novamente o valor do condomínio e a resposta foi a mesma R$ *******,00 (isso sem assinar o contrato), porém o que não mencionaram e deixaram BEM CLARO foi que para a minha surpresa o condomínio vem com um acréscimo de R$ *******,00 devido a uma taxa referente a obras, pois é! Só que essa taxa é de obrigatoriedade do proprietário e não do locador. NUNCA MENCIONARAM ISSO. Eu acreditei que o valor (como disseram) era de R$ *******,00 contava com isso, mas depois a história mudou... trecho do e-mail da Júlia enviado dia 02/08/21 para o meu e-mail. "Primeiramente o contrato locatício assinado por você, não menciona em nenhum momento o valor do condomínio no qual você aduz no seu e-mail, uma vez que temos o conhecimento que o valor do condomínio é totalmente variável.".
Antes era fixo como disseram nas duas vezes que perguntei, agora pode sofrer alterações. NÃO HÁ TRANSPARÊNCIA NA NEGOCIAÇÃO, NÃO HÁ INFORMAÇÕES. Eu tenho que pagar R$ *******,00 a mais para que esse valor seja descontado no aluguel NO MÊS SEGUINTE, sendo que o condomínio é pago dia 10 de todo mês e o aluguel dia 25 e somente no mês seguinte é descontado. Toda essa simpatia e cordialidade desaparece após a assinatura do contrato, e você começa a receber um atendimento passivo-agressivo já ouviram falar? Não? É uma agressividade que se manifesta sutilmente, mas se você observar bem começa a perceber. Outra coisa curiosa nessa minha infelicidade de ter locado um imóvel com essa imobiliária, é o valor dos juros cobrados por 1 DIA DE ATRASO - 20% encima do valor do aluguel, ou seja, se você locar um imóvel de R$ 1.*******, 00 e atrasar 1 DIA, você pagará R$ *******,00 SURREAL NÃO É? Pois esses juros são extremamente abusivos de acordo com o código de defesa do consumidor. Segundo o Código de Defesa do Consumidor Brasileiro, é possível cobrar uma multa de, no máximo, 2% do valor total do boleto quando houver ocorrência de atraso. Podendo ser cobrada apenas uma vez a cada título. O correto é 2%, mas colocaram um zero depois do 2. ******* óbvio. Outra coisa não menos importante é sobre a cobrança do condomínio você paga pela água e energia do condomínio sem antes utilizar, sim, o pagamento tem que ser feito no mês vigente, você paga sem saber quanto todos os moradores irão gastar de água e luz. Me disseram que é feito uma PREVISÃO DE QUANTO SERÁ O CONDOMÍNIO, isso mesmo, uma previsão e você paga antes de consumir. Já imaginaram você morando em um imóvel e com 10 dias a Cemig e Copasa te envia contas a pagar sem você ter utilizado o serviço e diz que é uma previsão dos seus gastos? Ah, para não esquecer, outro fato que ocorreu e não fui avisada pela imobiliária, é que não tinha energia no imóvel antes de eu mudar. Conversei com a Júlia por telefone e combinei o dia em que eu buscaria as chaves e ela não disse que precisava fazer a troca de titularidade na Cemig, ou seja, iria mudar e quando eu chegasse no imóvel não teria energia, isso devido a transparência e profissionalismo com que a imobiliária trata suas locações. Então, recomendo de antemão "não acreditem nas coisas que são ditas antes da assinatura do contrato", se for alugar um imóvel com essa imobiliária, passe um pente fino no contrato, leia e releia quantas vezes for necessário, e não acredite no que é dito pois eles não são transparentes como dizem ser. E não existe multa de 20% sobre o valor do aluguel, isso é abusivo e o direito do consumidor resguarda isso.
Compartilhe
Resposta da empresa
03/08/2021 às 14:26
Erika, apesar de estarmos em tratativas internas, fazemos questão de responder o seu comentário, pois bem, vamos aos fatos:
Primeiramente, ******* que todos os nossos atendimentos são pautados no respeito e empatia, e o que você aduz foge completamente da realidade aqui vivida entre nós e nossos clientes. Adotamos aqui o uso da CNV (Comunicação Não Violenta) tanto internamente, quanto com nossos clientes, e assim foi feito com você por nossa colaboradora responsável pelo Sucesso do Cliente, quando você a ameaçou e desligou o telefone.
Nossa empresa possui protocolos internos e treinamentos com nossos colaboradores para que divergências como a citada abaixo não ocorram, uma vez que a sua reclamação é sobre o valor do condomínio não ser fixo, e como informado, este é um valor variável.
Ainda no seu primeiro atendimento ocorrido em 01/07/******* pelo primeiro atendimento, foi informado o que estava incluso no condomínio, como água e luz, desta forma, assim como a conta individual de cada apartamento, o valor do condomínio é variável diante do uso mensalmente. Sua adução sobre a informação de condomínio fixo é inoportuna.
Conforme assinado em contrato e resguardado pela Lei 8.******* de 1.*******, a lei que rege as locações, pode ser transferida a responsabilidade do pagamento do fundo de reserva/obras. Assim feito em contrato, e assinado por você, seguimos a locação, e como informado anteriormente ao realizar o pagamento do condomínio e envio do comprovante de pagamento realizamos o desconto no boleto do seu aluguel.
Ao alugar um imóvel, é muito importante pesquisar sobre a vida em condomínio, uma vez que é necessário seguir normas e regras imposto pelo mesmo, e algumas pessoas não se adequam a esta realidade. O valor do condomínio pode ser cobrado de forma antecipada, postecipado ou referente ao mês vigente, e é algo individual, cada condomínio tem a liberdade de escolher a forma de cobrança e se comporta de uma forma. Para entender como funciona com o apartamento locado, realizamos a apresentação do inquilino para o síndico e para a administradora no mesmo, assim você pode tirar dúvidas diretamente com os mesmos.
Para realizar a ligação de CEMIG e COPASA, e mais uma vez, como está expresso em contrato de locação assinado por você, é uma obrigatoriedade do inquilino realizar a troca de titularidade e/ou ligação dos mesmos, uma vez que para realizar isto nas companhias de água e luz é necessário o contrato de locação assinado.
Quanto a informação sobre a aplicação do CDC é indevida, uma vez que, o próprio Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que não se aplicam aos contratos de locação as normas do Código de Defesa do Consumidor, pois tais contratos não possuem os traços característicos da relação de consumo, previstos nos artigos 2 e 3 do CDC, e além disso, já são regulados por lei própria, a Lei 8.*******/*******.
Por fim, finalizo que nada do que foi feito não foi comunicado, ou mesmo expresso em contrato, que você como parte que é sendo locatária, procedeu a leitura e assinou.
Réplica da empresa
03/08/2021 às 14:26
Erika, apesar de estarmos em tratativas internas, fazemos questão de responder o seu comentário, pois bem, vamos aos fatos:
Primeiramente, ******* que todos os nossos atendimentos são pautados no respeito e empatia, e o que você aduz foge completamente da realidade aqui vivida entre nós e nossos clientes. Adotamos aqui o uso da CNV (Comunicação Não Violenta) tanto internamente, quanto com nossos clientes, e assim foi feito com você por nossa colaboradora responsável pelo Sucesso do Cliente, quando você a ameaçou e desligou o telefone.
Nossa empresa possui protocolos internos e treinamentos com nossos colaboradores para que divergências como a citada abaixo não ocorram, uma vez que a sua reclamação é sobre o valor do condomínio não ser fixo, e como informado, este é um valor variável.
Ainda no seu primeiro atendimento ocorrido em 01/07/******* pelo primeiro atendimento, foi informado o que estava incluso no condomínio, como água e luz, desta forma, assim como a conta individual de cada apartamento, o valor do condomínio é variável diante do uso mensalmente. Sua adução sobre a informação de condomínio fixo é inoportuna.
Conforme assinado em contrato e resguardado pela Lei 8.******* de 1.*******, a lei que rege as locações, pode ser transferida a responsabilidade do pagamento do fundo de reserva/obras. Assim feito em contrato, e assinado por você, seguimos a locação, e como informado anteriormente ao realizar o pagamento do condomínio e envio do comprovante de pagamento realizamos o desconto no boleto do seu aluguel.
Ao alugar um imóvel, é muito importante pesquisar sobre a vida em condomínio, uma vez que é necessário seguir normas e regras imposto pelo mesmo, e algumas pessoas não se adequam a esta realidade. O valor do condomínio pode ser cobrado de forma antecipada, postecipado ou referente ao mês vigente, e é algo individual, cada condomínio tem a liberdade de escolher a forma de cobrança e se comporta de uma forma. Para entender como funciona com o apartamento locado, realizamos a apresentação do inquilino para o síndico e para a administradora no mesmo, assim você pode tirar dúvidas diretamente com os mesmos.
Para realizar a ligação de CEMIG e COPASA, e mais uma vez, como está expresso em contrato de locação assinado por você, é uma obrigatoriedade do inquilino realizar a troca de titularidade e/ou ligação dos mesmos, uma vez que para realizar isto nas companhias de água e luz é necessário o contrato de locação assinado.
Quanto a informação sobre a aplicação do CDC é indevida, uma vez que, o próprio Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que não se aplicam aos contratos de locação as normas do Código de Defesa do Consumidor, pois tais contratos não possuem os traços característicos da relação de consumo, previstos nos artigos 2 e 3 do CDC, e além disso, já são regulados por lei própria, a Lei 8.*******/*******.
Por fim, finalizo que nada do que foi feito não foi comunicado, ou mesmo expresso em contrato, que você como parte que é sendo locatária, procedeu a leitura e assinou.
Réplica do consumidor
03/08/2021 às 17:07
Prezado!
Esse seu texto é um exemplo de comportamento passivo-agressivo na psicologia.
O que vocês estão tentando fazer é delegar a mim a falta de transparência de vocês, uma vez que só questionei o fato que ocorreu sendo omitidas informações antes da assinatura do contrato.
Até hoje estão em tratativas? Pois o problema já foi solucionado por uma pessoa que é atenciosa, prestativa e se coloca a disposição de ajudar os outros, isso sim é EMPATIA o que vocês passam longe de ter e a boa vontade em resolver os problemas. Em resumo, podemos dizer que ter empatia é se colocar no lugar do outro e não delegar o erro ao outro. Aprendam! A colaboradora de vocês fugiu completamente do comportamento e treinamento ao qual vocês pregam pois até sorrisos sínicos ouvi do outro lado da linha.
A minha reclamação nunca foi sobre o valor do condomínio não ser fixo, e sim da transparência do seus profissionais quando perguntei sobre o valor do condomínio e em momento algum foi mencionado que teria uma taxa de R$ *******,00 referente a obras e que esse valor seria posteriormente descontado no aluguel, tanto é que não havia nem contrato feito nas duas vezes em que perguntei sobre o valor, não venha distorcer os fatos.
A única pessoa que está sendo inoportuna é você, digo pelo fato de não ter veracidade o que você menciona nesse texto, inclusive me acusando de ameaça o que nunca aconteceu podendo provar na gravação da ligação que realizei para Júlia. Fazer uma acusação [Editado pelo Reclame Aqui] é [Editado pelo Reclame Aqui], sabia? Eu disse a ela que se o problema não fosse resolvido eu iria procurar o PROCON ou o Juizado de pequenas causas para tomar as medidas cabíveis, pois esses órgãos existem para ajudar o consumidor em caso de abuso por parte das empresas. Estou no meu pleno direito de procurar, me informar e se precisar entrar com uma ação judicial, tenho esse direito assistido por lei, e isso é ameaça? Significado de Ameaça substantivo feminino Palavra, ato, gesto pelos quais se exprime a vontade que se tem de fazer mal a alguém; intimidação: discurso cheio de ameaças. Isso aconteceu? Desliguei sim o telefone isso é [Editado pelo Reclame Aqui]? O contrato só me foi concedido 1 dia antes da minha mudança, mesmo assim liguei para o funcionário Diego solicitando o contrato para que eu pudesse ir na agência Cemig fazer a troca de titularidade, não foi informado em momento algum que não havia energia no imóvel, sendo a informação fornecida pelo síndico em um final de semana, se não fosse ele, eu teria mudado para o imóvel na terça feira como havia combinado com a Júlia e só saberia sobre a energia quando chegasse no apartamento porque nem essa informação a imobiliária teve a boa vontade em fornecer. O dia para pegar as chaves foi acordado e assinei o contrato um dia antes com o valor de R$ 1.*******,00 pago no cartão de crédito para não ter que correr atrás de fiador e também a taxa de incêndio. Eu não tenho problema algum em cumprir com minhas obrigações, deveres e responsabilidade, inclusive prezo muito pela transparência.
Quanto o que foi mencionado no texto a respeito Ao alugar um imóvel, é muito importante pesquisar sobre a vida em condomínio, uma vez que é necessário seguir normas e regras imposto pelo mesmo, e algumas pessoas não se adequam a esta realidade., isso não se aplica a mim, pelo contrário, aliás foi um comentário de cunho ofensivo por falta de argumento por parte de você. Mas claro que não vou me importar com isso, sou uma pessoa madura o suficiente para não levar comentários infelizes em consideração, o que vai muito contra o que foi escrito no início do seu texto Primeiramente, ******* que todos os nossos atendimentos são pautados no respeito e empatia, contraditório não?
Há leis que resguardam sim os inquilinos, no entanto, se houver um contrato assinado entre as partes, firmando cláusulas abusivas esse documento terá soberania perante às regras estipuladas pela defesa do consumidor. Se informem melhor e ache que todas as pessoas não conhecem seus direitos.
Réplica da empresa
04/08/2021 às 13:35
Érika, suas tratatvias estão sendo realizadas pelo setor responsável, não vamos aqui dar palanque a aparições, e como bem foi dito por você, a situação foi resolvida.
Consideração final do consumidor
04/08/2021 às 13:39
Como era de se esperar. Péssimo!
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0