Cobrança indevida de renovação automática não informada do curso Academia da Mente

Respondida
São Paulo - SP
30/01/2026 às 01:03
ID: 239267479
No início do ano passado, adquiri o curso "Academia da mente" e fiz o pagamento por meio do meu cartão de crédito de forma online. Em nenhum momento fui informada claramente que se tratava de uma assinatura anual. Portanto, aparenta ser apenas a aquisição de um curso. Aconteceu que, no fim de dezembro de 2025, começaram a chegar umas mensagens (por e-mail e no grupo do whatsapp) de que todos os alunos seriam migrados para a fase/etapa seguinte, mas sem nenhuma advertência/informação de que haveria uma nova cobrança, muito menos detalhes de como ela seria realizada (data, forma de pagamento, etc). Nada também foi falado sobre o procedimento para quem não desejasse ou pudesse financeiramente prosseguir. Mesmo assim, por via das dúvidas, eu revirei a plataforma online do curso e lá também não havia qualquer informação nesse sentido. Daí, permaneci tranquila, convencida de que não haveria novos custos, porque, até então, nada havia sido apresentado que fizesse deduzir de forma contrária. Mas, contrariando tudo isso e, coincidentemente ou não, bem próximo ao fechamento da minha fatura, foi cobrado o valor de R$ 2.500,00 no meu cartão de crédito referente ao curso. Entrei em contato com a secretaria, expondo que a empresa agiu com desrespeito aos direitos básicos do consumidor, e que também faltou muito bom-senso. Falei também que eu não tenho condições de arcar com o pagamento do meu cartão com essa despesa incluída, que eu precisava do crédito desse valor na minha conta para poder efetuar o pagamento do meu cartão de crédito. Porém, não admitiram o erro e o máximo que eu consegui fui o estorno no meu cartão, o que pode levar até 2 meses para ser efetivado. Ou seja, mesmo eu deixando bem claras as falhas cometidas pela empresa e o prejuízo que me foi imposto, não assumiu a responsabilidade e eu vou ter que amargar os encargos do rotativo do cartão até que o tal reembolso realmente seja lançado. Eu admirava muito a Maura. Mas a impressão que esse proceder me passa é um interesse maior em lucrar, de arrecadar dinheiro, mesmo a custo do desrespeito dos direitos básicos das pessoas. Não tenho orgulho nenhum em estar fazendo essa reclamação. Pelo contrário! Me custa acreditar que eu estou passando por isso. Nunca informaram claramente que se tratava de uma assinatura anual, muito menos avisaram com antecedência sobre a tal renovação que, até então, só era de conhecimento da própria empresa. E como é que usaram os dados do meu cartão de crédito, que eu paguei o curso no ano anterior, para fazer uma nova cobrança sem qualquer aviso prévio. Não houve comunicação expressa, não houve meu consentimento informado. Já fiz assinaturas anuais consciente disso (Amazon, por ex.) e sempre fui informada com antecedência do vencimento, da renovação, data, opção de cancelamento, enfim, tudo certinho, eu nunca tive problemas com empresas que não escondem o interesse em lucrar. Inclusive, as informações sempre estão lá no site da Amazon. Mas nesse curso "Academia da Mente", as informações são omitidas, quase sigilosas. Infelizmente, estou decepcionada e saio bastante prejudicada financeiramente. É lamentável esse procedimento totalmente equivocado do curso e, pior ainda, não admitiram e me deram as costas.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/03/2026 às 13:43
Olá, Luciana.
Primeiramente, queremos agradecer por você ter nos procurado e compartilhado como se sentiu. Sua transparência é muito importante para nós.
Reforçamos que a renovação foi realizada conforme as diretrizes apresentadas previamente e dentro das condições informadas no momento da adesão, respeitando exatamente o que foi comunicado.
Ainda assim, entendemos que podem surgir dúvidas ou desconfortos ao longo do processo, e acolhemos isso com respeito.
Já analisamos a sua situação com atenção e realizamos os ajustes necessários para que tudo fique alinhado da melhor forma possível.
Seguimos à sua disposição para qualquer esclarecimento adicional. Nosso compromisso é com a clareza, o respeito e a continuidade da sua jornada conosco.
Estamos a disposição para outro esclarecimento que se fizerem necessários.