Descumprimento de compromisso Contratual - Número *******/*******

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

27/01/2021 às 23:46

ID: 118818873

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Então, no decorrer do mês de Dezembro de *******, uma funcionária da MAXCRED, NATÁLIA, me ligou dizendo que meu benefício do INSS estava vindo com um desconto indevido. O contato inicial foi feita pela empresa MAXCRED e EM NENHUM MOMENTO foi falado em empréstimo consignado. O discurso que me foi passado era que eu estava sendo debitado INDEVIDAMENTE de meus benefícios do INSS. Segundo a representante NATÁLIA, a função da MAXCRED era simplesmente atuar como uma espécie de intermediária no sentido de APURAR esses valores que teriam sido descontados da minha remuneração.
Depois de vários contatos, ela pediu para enviar cópia do RG, Identidade e Cartão do banco (para comprovar conta corrente). A finalidade desses dados, segundo ela, era para formalizar um contrato, para a minha garantia. Depois de muita hesitação, eu acabei enviando.
Com o desenrolar das coisas, comecei a perceber uma mudança de discurso e comecei a receber inúmeros telefonemas de diversas operadoras. Relatei isso a Natália e ela sempre pedia para eu desconsiderar.
No final do processo apareceu essa DAYCOVAL. Recebi telefonemas dessa Empresa com perguntas estranhas que eu deveria confirmar mas não tinha nenhuma segurança. Função das minhas respostas imprecisas, fiquei com a impressão que a Operadora da DAYCOVAL manteve contato com a MAXCRED para reclamar dos meus questionamentos. A operadora Natália me ligou e disse que a DAYCOVAL ia me ligar novamente e eu deveria SIMPLESMENTE dizer SIM, sem questionamentos..
Feito isso, em momento posterior, percebo um depósito na minha Conta Corrente. Contatei novamente a Natália sobre isso e ela me forneceu uma conta CAIXA para eu estornar esse valor. Para mim, isso caracterizava que não havia qualquer compromisso de empréstimo aberto, até que percebi o desconto em meu benefício..
Bom, contrato pronto e, como havia necessidade de reconhecimento de firma, combinamos um encontro num estabelecimento comercial (eu estava viajando), para que eu assinasse e esse portador da própria MAXCRED levasse no cartório. Isso aconteceu no início de Janeiro desse ano.
No dia 15 de Janeiro, fiz contato com essa pessoa da MAXCRED para saber o motivo de muitas outras ligações que eu estava recebendo sobre o mesmo assunto. Para minha surpresa, essa pessoa me disse que havia saído da Empresa e que novos contatos deveriam ser feitos ao seu Supervisor, GABRIEL. Essa pessoa me forneceu um número fixo.
Não consegui falar com esse Supervisor. Voltei a ligar para a pessoa que havia se desligado da MAXCRED e perguntei se o Supervisor tinha um Número ZAP. Ela disse que tinha mas não tinha autorização para me passar. Pediu para eu olhar nas ligações passadas porque muito provavelmente ele, em algum momento, tenha me ligado de seu celular.
Pesquisei e finalmente consegui.
No dia 03/02 identifiquei que no meu benefício do INSS veio um desconto por um empréstimo inexistente, em nome da DAYCOVAL. O crédito do empréstimo que bateu havia sido devolvido no mesmo dia. Portanto, não caracterizava qualquer empréstimo.
Mandei um ZAP para esse número celular do Supervisor. Ele respondeu que no dia seguinte me ligaria.
Ele ligou e conversamos sobre esse fato. Ele falou que também havia saído da Empresa e que eu deveria tratar com o novo Supervisor. Mas ele me disse que eu estaria resguardado pelo contrato. Então a DAYCOVAL desconta dos meus benefícios do INSS e a MAXCRED credita um valor aproximado na minha conta, que por contrato, deveria ocorrer até o SEGUNDO DIA ÚTIL DO MÊS. Ponderei que não dava para ficar anos nessa agonia de desconto da DAYCOVAL e crédito da MAXCRED.
Ele me aconselhou a conversar com o outro Supervisor para um esclarecimento definitivo.
No dia seguinte liguei para ele e ele me garantiu que eu não corria nenhum risco, até porque o contrato descumprido implicava em pesadas multas financeiras à MAXCRED. Então fiquei de avaliar.
Dando uma lida no contrato realmente tem algumas amarras financeiras, a meu favor.
Só que tinha um detalhe que não me agradava em nada: o valor creditado pela MAXCRED é cerca de 10% MAIOR que o valor DEBITADO pela DAYCOVAL. Penso que mais cedo ou mais tarde isso vai me causar problema..
Mesmo assim, resolvi enviar um e-mail à DAYCOVAL para não efetuar mais nenhum desconto, simplesmente porque não houve empréstimo, então o desconto seria injustificável. Ao mesmo tempo, enviei um SMS para a MAXCRED pedindo sua atuação no sentido de CANCELAR O CONTRATO e interagir com a DAYCOVAL para resolver essa situação...
Não houve nenhuma manifestação das partes..
Reiterei essa cobrança à essas duas empresas na primeira semana de Março/*******.... mas, sem retorno...
Durante o mês de Maio do corrente ano, postei no Site RECLAME AQUI uma Reclamação contra essa situação.
Pois bem, no dia 25 e Maio, o Gerente de nome Jorge, da MAXCRED, fez contato comigo e ficamos cerca de 30 minutos no telefone. Eu tenho toda essa conversa gravada. Expus para ele o meu desconforto com a situação de todo mês ter que checar o depósito na minha conta corrente. Ele falou que a MAX CRED tem todo empenho em não atrasar esse depósito porque o contato assinado prevê uma multa de 10% da parcela, ao dia de atraso.. e fez questão de ler esse trecho do contrato. Pedi para cancelar o contrato e ele disse que não era possível porque o contrato prevê o cancelamento em até 7 dias.. e novamente leu para mim esse trecho do contrato.
O fato agora é que o depósito, previsto em contrato, para o segundo dia útilde cada mês, não apareceu na minha conta, no mês de Novembro/*******. No dia 06 de Novembro, como nenhuma satisfação me foi passada e o depósito ainda não tinha caído, mandei um ZAP para esse Gerente, que pasme, me pediu que lhe enviasse a cópia do meu extrato bancário para comprovar o não crédito. Lógico que contestei por se tratar de informação pessoal e que ele deveria ter outros meios buscar essa informação para comprovar que eu não estava mentindo.. Após trocas de ZAPs, finalmente no dia 09/11, o Sr Jorge me informa que o crédito havia sido depositado.
No mesmo dia, constato que o crédito havia sido realmente realizado. Voltei a falar com ele para saber como receberia os valores por atraso, previstos em contrato.. Alguns ZAPs são trocados até que ele no dia 17/11/******* ele me passou um telefone para que eu fizesse contato.
No próprio dia 17/11, liguei no número passado por ele e uma atendente de nome Luane disse que realmente houve uma falha para vários clientes e simplesmente pediu desculpas. Aí eu falei dos encargos por atraso.. e ela, cinicamente falou mas seu Walmen, por causa de 20 Reais.... Eu falei que não eram 20 reais porque tem um contrato e tem que ser cumprido. Aí ela me disse que ALGUÉM DO MEU JURÍDICO vai ligar para o senhor.. e nada... Entre os dias 20/11 e 25/11, pedi duas ou três vezes, por ZAP, a intervenção do Sr Jorge e até Dezembro/******* nada. E lá se foi UM MÊS de enrolação !!
Acho que não importa se são 20 Reais, 1 Real, seja lá o que for. O que tiver em contrato, registrado em cartório, tem que ser cumprido.. Se numa oportunidade eu quis contrariar uma cláusula do contrato (cancelamento do contrato) e uma cláusula desse contrato não permitiu, porque essa outra cláusula do contrato que prevê claramente multa por atraso não pode ser cumprida? Será que é somente porque vai contra os interesses comerciais dessa Empresa?
Sem essa de que um simples pedido de desculpa resolve..
Hoje é dia 28 de JANEIRO/******* e pasme, o meu crédito que deveria ser depositado até o SEGUNDO DIA ÚTIL DE JANEIRO/*******, ainda não caiu.... Todos os dias eu ligo num determinado número, de dificílimo acesso e quando eu consigo falar, a desculpa é sempre a mesma, vou levar seu caso ao Sr Jorge, que aliás nunca está (ou manda dizer que não está), e pede para ligar no dia seguinte. Teve até um dia que uma atendente disse que o Sr Jorge estaria no Banco naquele momento resolvendo essa situação.. e a situação não muda. Daqui há alguns dias vão acumular dois créditos de meses subsequentes, Quero saber o que vai acontecer! E mais ainda: como ficarão os juros e demais encargos DESSE UM MÊS DE ATRASO ??

Compartilhe