Certificado Físico

Respondida
Amparo - SP
30/06/2026 às 13:56
ID: 252703469
Concluí o curso de Gestão de Projetos na instituição há aproximadamente dois anos e, até hoje, não recebi o certificado físico(papel moeda) que foi prometido pela própria instituição.
Desde o início do curso, fomos informados de forma clara que, após a conclusão, o certificado físico seria emitido e entregue aos alunos. Em nenhum momento essa informação foi apresentada como opcional ou substituída exclusivamente pelo certificado digital.
Agora, passados aproximadamente dois anos, a instituição insiste em direcionar os alunos para o certificado digital, como se isso resolvesse o problema. Não foi isso que foi prometido. O que está sendo cobrado é o cumprimento do compromisso assumido pela própria instituição: a entrega do certificado físico.
Essa situação não afeta apenas a mim. Diversos colegas da turma Gestão de Projetos 231 também permanecem aguardando o recebimento do certificado físico, demonstrando que o problema é coletivo e vem se arrastando há tempo demais.
É inadmissível que uma instituição de ensino faça uma promessa durante a contratação e a realização do curso e, depois de mais de dois anos, tente substituir unilateralmente o que foi acordado. O certificado digital não elimina a obrigação de entregar o certificado físico que foi divulgado e prometido aos alunos.
Gostaria de um posicionamento oficial da instituição e, principalmente, uma data concreta para a emissão e entrega dos certificados físicos, conforme informado durante o curso. Os alunos cumpriram todas as suas obrigações. Agora, cabe à instituição cumprir a sua.
Compartilhe
Resposta da empresa
30/06/2026 às 16:51
Olá, Geovan, tudo bem?
Agradecemos o seu relato e compreendemos a sua insatisfação em relação à ausência do certificado em formato físico, especialmente diante da expectativa criada a partir das informações disponibilizadas durante o período de realização do curso.
Entendemos o seu posicionamento e reconhecemos que a questão também tem sido objeto de manifestação por parte de outros alunos da turma Gestão de Projetos 231, que igualmente aguardam definições acerca da emissão do certificado físico.
Atualmente, a emissão dos certificados de conclusão segue a diretriz vigente da Universidade, sendo disponibilizados em formato digital. Ainda assim, o tema relacionado à disponibilização do certificado em formato físico permanece em tratativa institucional junto à Reitoria da USP, considerando as manifestações recebidas dos alunos sobre o assunto.
No momento, não há definição conclusiva ou previsão formal acerca de eventual retomada da emissão dos certificados físicos. Por esse motivo, não é possível informar uma data para emissão ou entrega do documento em formato físico.
Ressaltamos que o certificado digital disponibilizado possui validade oficial, conforme as normas institucionais da Universidade, podendo ser utilizado normalmente para fins acadêmicos e profissionais.
Seguiremos acompanhando o tema junto às áreas responsáveis e qualquer atualização oficial relacionada à disponibilização do certificado físico será devidamente comunicada aos alunos.
Para quaisquer esclarecimentos adicionais, a Ouvidoria permanece à disposição pelo e-mail [email protected].
Abraços,
Equipe MBA USP/ESALQ