Veículo com defeitos reincidentes e falta de solução pela loja Maca Veículos

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

24/02/2026 às 22:59

ID: 241600711

Adquiri um veículo na loja Maca Veículos no dia 02 de dezembro de 2025, tendo realizado a retirada do automóvel em 06 de dezembro de 2025.

No dia 17 de dezembro de 2025, o veículo já apresentava os seguintes problemas:

Vazamento no tanque de combustível;

Escapamento cortado;

Luz da injeção acesa;

Vazamento no teto solar;

Perda de força a partir de 3.000 rotações;

Suspeita de limitador de velocidade, questionada em razão da perda de potência.

Em 18 de dezembro de 2025, deixei o veículo na loja para realização dos reparos. O carro foi devolvido em 20 de dezembro de 2025, ocasião em que fui informada de que todos os problemas haviam sido solucionados.

Entretanto, o forte odor de combustível no interior do veículo persistiu, assim como o vazamento no teto solar.

No dia 18 de janeiro, o veículo parou de funcionar repentinamente. Diante disso, encaminhei-o a um mecânico de minha confiança, que constatou os seguintes problemas:

Dificuldade na partida e perda de potência;

Vazamento de combustível (problemas na vedação do tanque);

Persistência de vazamento no teto solar;

Embreagem excessivamente rígida;

Catalisador obstruído.

Em 29 de janeiro de 2026, o veículo foi novamente deixado na loja. No dia 12 de fevereiro, recebi o carro com a informação de que todos os problemas haviam sido solucionados, inclusive a parte eletrônica.

Contudo, ao retirar o veículo e rodar aproximadamente 20 minutos acompanhado de meu mecânico de confiança, verificamos que o motor permanecia nas mesmas condições anteriores, ou seja, os problemas não haviam sido devidamente resolvidos.

Retornamos imediatamente à loja, e o mecânico responsável solicitou que realizasse um teste com o veículo. Durante esse teste, o motor superaqueceu e entrou em ebulição enquanto o profissional conduzia o automóvel.

Desde o dia 12 de fevereiro estou sem veículo, arcando com gastos médios de R$ 150,00 por dia com transporte por aplicativo para deslocamento ao trabalho e para levar minha filha à escola.

Ressalto que resido em região de difícil acesso e com oferta inadequada de transporte público. Solicitei à loja a disponibilização de um veículo provisório até a conclusão definitiva dos reparos.

Em 19 de fevereiro, fui informada de que seria providenciado um carro alugado para meu uso. Compareci à loja, porém a informação foi posteriormente desmentida sob alegação de erro de comunicação. O gerente solicitou que eu retornasse no dia 20 de fevereiro, afirmando que, caso meu veículo não estivesse pronto, o proprietário providenciaria a locação de um automóvel.

No dia 20 de fevereiro, entrei novamente em contato com a loja e, mais uma vez, a informação foi alterada, sendo informado que o veículo ficaria pronto.

Na presente data, 24 de fevereiro, às 22h41, não recebi qualquer contato da loja com previsão concreta de entrega ou confirmação de disponibilização de veículo substituto.

Diante da indisponibilidade de transporte por aplicativo, em razão da instabilidade de sinal de internet na região onde resido, tenho sido obrigada a sair de casa às 4h50 da manhã com minha filha de 9 anos, caminhar aproximadamente 1,5 km até o ponto de ônibus, deslocar-me até a avenida principal e aguardar o transporte escolar, sendo que ela ingressa na escola apenas às 7h.

Ressalto que estou regularmente pagando as parcelas do financiamento e o seguro do veículo, sem poder usufruir de sua utilização.

Além do prejuízo financeiro, estimado em aproximadamente R$ 150,00 por dia com transporte, tenho enfrentado desgaste físico e emocional significativo.

Diante de todos os fatos relatados, entendo que a conduta da loja demonstra falta de responsabilidade e transparência, sendo imprescindível a adoção de providências urgentes para a resolução definitiva da situação.

Após a solução do ocorrido, registro que não pretendo realizar novas aquisições junto a esta empresa.

Compartilhe

Resposta da empresa

03/03/2026 às 14:42

Prezada Sra.,

Primeiramente, lamentamos sinceramente todo o transtorno relatado e entendemos o desgaste que essa situação tem lhe causado.

Informamos que o veículo já se encontra pronto, tendo passado por nova verificação técnica e pelos devidos reparos, realizados dentro dos critérios legais e técnicos aplicáveis. Reforçamos que a loja está cumprindo integralmente a garantia, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.

Nosso compromisso é assegurar que o veículo seja entregue em plenas condições de uso e segurança. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos e para acompanhá-la na retirada do automóvel, a fim de prestar todo o suporte necessário.

Reiteramos que em nenhum momento houve intenção de causar prejuízo ou falta de transparência, e seguimos empenhados em resolver a situação da melhor forma possível.