Falha na prestação de serviços

Não respondida
Curitiba - PR
08/04/2026 às 18:08
ID: 245534983
Contratei um seguro e paguei a proposta através de um link enviado pela Mapfre via e-mail, onde inseri meus dados de cartão de crédito. Tudo ocorreu conforme o esperado, recebi confirmação de pagamento via whatsapp pela Mapfre em 20/03 as 12:21h, confirmei que o lançamento havia sido autorizado no mesmo dia no meu cartão de crédito ELO, recebi um e-mail no dia 20/03 as 13:16h com um kit boas vindas contendo carteirinha e apólice. Mesmo tendo as confirmações de pagamento a Mapfre realizou contatos automatizados via telefone e whatsapp pedindo para realizar o pagamento, mas para desconsiderar caso já tivesse feito o cadastramento dos dados bancários via e-mail.
Como realizei o pagamento através do link enviado pela Mapfre no e-mail e obtive as confirmações de pagamento de diversas formas, desconsiderei o aviso. Com a continuidade da cobrança pela Mapfre, liguei no dia 30/03/2026 na central (protocolo *****) pedindo para cessar as ligações de cobrança indevida e aproveitei para obter a confirmação se existia alguma pendência no meu seguro.
*****: "Até aproveitando, o seguro tá ok né?"
Atendente: "tá, tá sim, peço até desculpas o incômodo. Mas tá certinho sim, o senhor já pagou, agora só em Abril".
No dia 31/03 recebi um e-mail da corretora parceira da Mapfre informando que havia uma duplicidade de proposta, que uma delas havia sido cancelada e que a outra proposta havia gerado uma apólice ativa.
Até então estava achando que estava tudo certo, adotando diversas ações de conferência e diante das diversas confirmações recebidas de que meu seguro estava ok.
Ocorre que para minha surpresa em 07/04/2026 ao navegar na fatura do meu cartão de crédito, identifico que o pagamento da parcela feita em 20/03/2026 havia sido estornada em 30/03/2026.
No dia 07/03/2026 liguei duas vezes na Mapfre, uma o sistema estava fora do ar e se recusaram a registrar minha solicitação para um retorno posterior (desligaram na minha cara) e a outra me passaram a orientação de que eu simplesmente teria de procurar o MEU corretor para contratar um novo seguro, que não seria possível me enviar a parcela do dia 05/04/2026 para que eu efetuasse o pagamento, com muita insistência consegui que a atendente registrasse uma demanda interna para pagamento da parcela vencida, mas já recebi o retorno para que eu deva procurar o MEU corretor.
Discordo do atendimento prestado pela MAPFRE, pois o erro de duplicidade de proposta não foi gerado por mim, o corretor não é MEU e sim um parceiro da MAPFRE, só fiquei sabendo da proposta duplicada em 31/03/2026 e mesmo assim ninguém me avisou sobre o erro e da necessidade de regularizar. Limitam-se a enviar mensagens automaticas via telefone e whatsapp (que até o dia 07/03/2026 achei ser cobranças indevidas).
Abri protocolo ***** na corretora parceira da MAPFRE e me informaram que devido a LGPD eu tenho de resoler direto com a MAPFRE (LAZAM-MDS Corretora CNPJ *****)