Plano veterinário inútil e cobrança abusiva para castração. Exijo ressarcimento e cancelamento

Respondida
Brasília - DF
17/01/2026 às 21:36
ID: 238012349
Plano veterinário inútil e cobrança abusiva para castração Exijo ressarcimento e cancelamento (Medicina com Carinho / Anclivepa)
Empresa reclamada: Medicina com Carinho
Prestador - Hospital credenciado: Anclivepa
Tenho o plano de saúde veterinário Medicina com Carinho nível Prata para meu gatinho de 8 meses. O plano custou mais de R$ 800,00 por um ano. No Distrito Federal, o único prestador que aceita esse plano é o Hospital Faculdade Anclivepa, em Taguatinga.
O gatinho foi resgatado por uma ONG, não possuía vacinas nem era castrado. Antes da contratação, consultamos o plano sobre as coberturas, e foi confirmado expressamente que o plano Prata cobriria tanto a castração quanto as vacinas.
No Hospital Anclivepa, a consulta foi aceita, porém foram solicitados vários exames de sangue e um ecocardiograma, informando que não eram cobertos pelo plano. Para prosseguir, pagamos R$ 450,00.
Após isso, a cirurgia foi agendada. No dia, ao entregar o gatinho, fomos informados de que seria necessário pagar anestesia e outros custos supostamente não cobertos, totalizando mais R$ 405,00.
Questionamos e solicitamos que o hospital confirmasse essas informações com o plano, pois a atendente do Medicina com Carinho insistia que todos esses itens estavam cobertos. A atendente do hospital se recusou a ligar para o plano, alegando que já possuíam o documento contratual. Limitou-se a enviar um áudio, afirmando que o hospital não tinha nada a ver com isso, que sempre ofereciam muitas coisas, mas que não era certo.
Diante da situação com o paciente já internado e em meio ao procedimento fomos coagidos a pagar.
Resultado final:
Plano anual: mais de R$ 800,00
Exames: R$ 450,00
Custos extras para liberar a cirurgia: R$ 405,00
Ou seja, mais de R$ 1.600,00 para realizar a castração de um gatinho macho de 8 meses resgatado, valor muito superior ao cobrado por clínicas particulares, que não cobram nem metade disso. Nenhuma clínica do Distrito Federal cobra R$ 1.600,00 por uma castração simples em um hospital faculdade.
Isso demonstra que não serve de nada contratar um plano se o prestador credenciado acrescenta procedimentos e cobranças sucessivas, tornando o serviço mais caro do que o atendimento particular.
Além disso, tivemos que suportar grosserias e mau atendimento, sendo tratados como se estivéssemos pedindo favores ou esmolas.
Para agravar ainda mais, posteriormente descobrimos que o Hospital Faculdade Anclivepa não possui UTI, apesar de se apresentar como hospital universitário com diversas especialidades. Em caso de urgência real, não haveria suporte adequado ao animal.
Diante de todas essas irregularidades, fomos à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência, porém a atendente do plano se recusou a informar o nome do responsável pela empresa. O site do plano não fornece informações claras, o que torna a situação ainda mais suspeita. No próprio ReclameAqui, há diversas reclamações semelhantes.
Somente por meio do CNPJ, a PCDF identificou como responsáveis pessoas de nome ***** e *****, vinculadas a esse plano que considero enganoso.
Diante do exposto, REQUEIRO:
Ressarcimento integral, pelo plano Medicina com Carinho, dos valores pagos extra, que o Hospital Anclivepa se recusou a cobrir e que fomos obrigados a pagar, pois o paciente já estava sendo preparado e não poderíamos suspender o procedimento e aguardar dias para resolver o impasse.
Cancelamento imediato do plano, com estorno no cartão de crédito do valor pago pelo plano anual, diante da clara inutilidade e falha na prestação do serviço.
Compartilhe
Resposta da empresa
27/01/2026 às 17:01
Olá, Carlos.
Informamos que o caso foi resolvido diretamente com o senhor e com a nossa rede credenciada.
Atenciosamente,
SAC Medicina com Carinho