Médica se recusou a me atender

Lavoisier Medicina Diagnóstica
16/04/2024 às 22:04

Narrativa dos fatos:

Dia 16/04/2024 a médica (Editado pelo Reclame Aqui) se recusou a fazer o exame. Também se recusou a falar comigo o porquê não me atenderia.

Cabe ressaltar que ela me fez esperar por quase 2 (duas) horas para dar a informação que não iria me atender.
O Exame em questão é USG de tórax (Ultrassonografia de tórax) necessário para cirurgia.

A médica não veio falar comigo, apenas pediu para a atendente do local (5 andar do Laboratório) a Sra Ariana (essa que foi uma pessoa muito gentil e empática e que merece elogios, inclusive serve de testemunha ao ocorrido) para me comunicar que a médica não iria me atender, sob o pretexto que não sabia fazer as medidas da prótese no ultrassom.
Quando questionei se não poderia me explicar ou deixar que eu argumentasse com a médica para pelo menos fazer o ultrassom para não atrasar a cirurgia, a mesma nem apareceu, mesmo a atendente tentando fazer com que a médica me recebesse.
Fiquei sem respaldo, abismado, desamparado por uma situação que eu nunca havia cogitado: Não ser atendido por um médico no Brasil, um país que leva a medicina tão a sério!
Fiquei das 14:00 horas as 17:00 horas no local esperando
(em anexo segue declaração de comparecimento em anexo com protocolo *******). Essa era uma consulta agendada a dias para uma cirurgia.
Cabe relembrar que o sistema da Lavoisier, tanto pelo WhatsApp, assim como pelo Website https://******* pedem o check-in antecipado e o envio da solicitação médica com até 2 dias de antecedência (enviada em forma de anexo PDF) ao qual eles já podem checar e orientar os médicos capazes de fazer e atender o pedido.
Para maior esclarecimento da questão o meu médico pediu o exame para uma cirurgia marcada com o objetivo de fazer uma retirada de ginecomastia no peito, e como eu tenho uma prótese no peito, e ele solicitou o ultrassom colocando uma observação ao qual informava que precisaria medir o local das próteses para a cirurgia (conforme pedido em anexo).

A atendente Rebeca (reclamação do SAC via telefone) - Protocolo : oe.41.696/04-2024 - me disse que a especialidade da médica é Radiologia.

Argumentação conforme o Código de Ética Médica e responsabilidade jurídica-penal:

Conforme Código de Ética Médica, Capítulo I, inciso VII; Capítulo II, inciso IV; e artigo 36, 1 - apesar da autonomia médica, a recusa não pode acontecer de maneira indiscriminada, sendo vedado aos médicos recusarem atendimento em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente. Salientando que foi informado sobre as 2 cirurgias que enfrentarei este ano. Em anexo bibliografia da Legislação.
A questão do delito de omissão de socorro de acordo com o artigo 135 do Código Penal, também deve ser verificada no quesito penal, pois o bem jurídico tutelado por a Omissão de Socorro é a preservação da vida e da saúde do ser humano, e o fundamento da criminalização da omissão de socorro é o desrespeito ao dever de solidariedade humana, um principio moral erigido, por este dispositivo, à condição de dever jurídico (BITENCOURT, 2007 pg. 250), ou seja, o bem jurídico tutelado por este tipo de [Editado pelo Reclame Aqui] é a proteção da vida e da saúde humana através do dever de assistência mutua entre os homens, normatizada por esse [Editado pelo Reclame Aqui]. A consumação do [Editado pelo Reclame Aqui] de omissão de socorro ocorre no lugar e no momento em que a atividade devida tinha de ser realizada, isto é, onde e quando o sujeito ativo deveria agir e não o fez (BITENCOURT, 2007 pg. 258), ou seja, a consumação ocorre no momento da omissão e em relação a tentativa desse [Editado pelo Reclame Aqui] Bitencourt ressalta:
A omissão de socorro, [Editado pelo Reclame Aqui] omissivo próprio ou puro, por excelência, não admite a tentativa, pois não exige um resultado naturalístico produzido pela omissão. Trata-se de [Editado pelo Reclame Aqui] de ato único, unissubsistente, que não admite fracionamento. Se o agente deixa passar o momento em que devia agir, consumou-se o delito; se ainda pode agir, não se pode falar em (Editado pelo Reclame Aqui). BITENCOURT (2007, pg. 259)

10/05/2024 às 19:08

Olá Alexandre, boa noite! Esperamos que esteja bem. No momento em que recebemos seus relatos, nos concentramos em analisar criteriosamente a situação. Lamentamos pelo ocorrido e informamos que seu relato foi compartilhado com a gestão médica, tendo sido feito reforço de todas as práticas assistenciais relacionadas ao seu atendimento. Agradecemos por compartilhar sua experiência e estamos comprometidos em melhorar continuamente, para oferecer o melhor serviço possível. Obrigado mais uma vez e estamos à disposição para qualquer outra assistência. Atenciosamente, Equipe Lavoisier.

12/05/2024 às 18:41

Informo que não foi resolvido e que a questão não deva ser arquivada.

Informo que foi dada uma resposta genérica, para amenizar um erro grave e grosseiro e total desrespeito a vida humana. É apenas uma desculpa para mascarar a RECUSA.

Informo também que ninguém me ligou para tentar agendar novo exame.

Reforço que a médica SE RECUSOU a me atender, pois também pedi para falar com a médica, explicar, e a mesma também se recusou a me receber, e eu ouvi ela dizer que não iria efetuar o atendimento, sem mais justificativa. Então ala não somente se RECUSOU A ME ATENDER como também SE RECUSOU A FALAR COMIGO! Nem me deixou explicar para que o exame pudesse ser feito sem a medição. Cabe lembrar que um atendimento normal de ultrassonografia raramente passa de 10 minutos.

Saí desconsolado, humilhado e desacreditado que um atendimento tão desumanizado fosse possível.

De qualquer forma fui obrigado a buscar outra rede de laboratórios para fazer o exame, sendo que a Lavoisier acabou também não me dando suporte.

Acredito que tudo seja focado para não criar uma narrativa contra a empresa, para que ela não seja punida pelas autoridades por sua OMISSÃO e RECUSA de atendimento.

PARA QUEM NÃO QUER SER DESTRATADO, DESUMANIZADO E MALTRATADO, recomendo buscar outra empresa, pois essa não tem atendimento presencia, pós atendimento e nem ouvidoria pronta para te atender.

Está com problemas com Lavoisier Medicina Diagnóstica?

Laboratório e Imagem