[Editado pelo Reclame Aqui] Promessa, não devolução do valor pago.

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

11/10/2024 às 10:55

ID: 199410621

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Venho por meio desta apresentar a minha experiência negativa, e alertar outros pais, que lutam para ajudar seus filhos a terem um futuro melhor e acreditam nessas empresas, que utilizam se de [Editado pelo Reclame Aqui] promessas para iludir e atrair clientes, com a única intenção de tirar proveito e os tornar refém das suas táticas convencionais, prejudicando a quem quer que seja, desde que os seus interesses sejam atendidos. O dinheiro.
Não será possível contar com riqueza de detalhes, porque o espaço para relatos não permite, mas contarei resumidamente, para que sirva de alerta.
No dia 04/10:*******, eu, meu marido, meu neném de 1 ano e minha filha de 16 anos, estivemos presentes na unidade MEGATOC CURSOS, localizada na ******* - Penha.
Fomos até esse local, para verificarmos um curso para nossa filha, de Computação ( pacote office e Inglês), após ter conversado por mensagem com a Coordenadora Juliana Avelar, que nos passou algumas informações, referente as vagas de cursos com bolsas de estudos que teriam disponíveis pelo projeto de integração escolar para adolescentes de 15.16 e 17 anos, e que a orientadora havia liberado uma bolsa de estudos com 62% de desconto, o qual o projeto estaria pagando para o aluno , esse projeto seria o Educa Mais Brasil, tudo muito convincente e, que tínhamos que ir nesse dia , por se tratar de uma bolsa que era de um desistente que iria mudar de cidade, e que eles não tinham unidade lá nessa cidade, uma verdadeira lavagem cerebral, com diversas promessas e encantamentos, com o desconto da bolsa, pagaríamos somente o valor de R$ *******,00 nos 2 cursos com duração no total de 2 anos e meio. Isso tudo repetido pessoalmente por colaboradores treinados para nos convencer, frios e calculistas, uma simpatia que não levanta suspeitas no momento, porém a unidade está em condições precárias, se levar em consideração os 20 anos de mercado que informam para exaltar a credibilidade.
Acreditamos nas promessas porque envolvia, bolsa de estudos, Projeto Educa Mais Brasil , que eram reconhecidos, porém ao comparecer na escola da minha filha para solicitar o bilhete único do estudante, fomos informados que não seria possível, porque ela mora a menos de 2 km de distância e que a SPtrans não liberaria , informei que ela teria que utilizar 4 conduçoes diárias e 5 nos 3 primeiros meses, devido ao treinamento proposto por eles, na realização do curso que havíamos matriculado ela, e até apresentei o contrato, as msgs referentes a bolsa de estudos e o Educa Mais Brasil, e para nossa surpresa, fomos informados que isso não passava de estratégia de convencimento dessas escolas clandestinas de cursos para convencimento dos pais. E que tinham outros alunos com o mesmo problema, mas que eles desconheciam essa escola e que as promessas não tinham fundamento.
E então, percebemos que fomos convencidos por [Editado pelo Reclame Aqui] que usam da fragilidade e sonhos para aplicarem os cursos que nunca serão concluídos, e se forem, sempre é muito depois do prazo, porque fazem o aluno refazer o módulo após uma prova aplicada por eles, e com as parcelas mensais, sendo pagas, até esse curso conseguir ser finalizado, tanto o contrato que estipulam com as regras deles , assim como o curso são ia favor das intenções e regra deles, porém se tentarem desistir terão seus CPF, encaminhados para protesto ou seja após o primeiro dia de treinamento que inventam , para já vincularem o aluno ao contrato, uma vez que o curso que nem tinha turma formada , teria a data prevista para 23/10/*******, isso para convencimento para assinar o contrato.
Porque as aulas de treinamento já teriam iniciado, e assim o aluno estaria vinculado as normas do contrato.
Então mediante ao entendimento do erro que havíamos cometido, decidimos cancelar antes dos 07 dias e de iniciar qualquer vínculo.
Porém , ao solicitarmos o cancelamento, fomos informados que teríamos que pagar a multa dos 10% do valor total do curso, R$ 5.*******,00, isso no dia 09/10/*******, antes de completar os 7 dias e iniciar qualquer atividade, somente por ter assinado o contrato no dia 04/10/*******. Então iniciou se uma discussão, e após muitas tentativas de nos convencer a mudar de ideia , apresentando, desconto ou a realização de 1 curso ao invés de 2., trancamento da matrícula, mas que continuássemos pagando as mensalidades, um absurdo.
E quando perceberam que estávamos decididos, que as possibilidades apresentadas, não nos enganavam mais, aceitaram cancelar o contrato sem cobrar a multa dos 10%, do valor total, porém a primeira parcela que é exigida que seja paga no ato da contratação no valor de R$ *******,00, não foi devolvida, isso porque foi alegado que gerou uma prestação de serviço, ou seja, o atendimento da colaboradora, porque não existiu nenhuma prestação de serviço, porém a atendente Érica, a qual nos atendeu informou que não poderia devolver o valor , porque o dono da empresa não permitia, porque o imóvel era alugado, e que tudo gerava um custo.
Então informei que iria procurar os meus direitos e informar que eles usam o nome de instituições, como escola de ensino e projetos como Educa mais Brasil, envolvem a escola, enganam o cliente para atrai lo e na verdade , não existe nenhum vínculo.
E a mesma disse que assim eu fizesse , porque infelizmente não poderia me devolver o valor pago.
Então assim estou fazendo, estou desempregada, meu marido é autônomo, ou seja , não tem renda fixa, tenho um bebê de 1 ano, o qual exige gastos diários, e uma filha adolescente, com sonhos e necessidades, e ser enganados com propaganda enganosa e sem futuro, não é justo.
É lamentável que exista tantos [Editado pelo Reclame Aqui] e [Editado pelo Reclame Aqui] promessas tentando iludir, enganar e destruir sonhos e esperança.
Mas vou lutar pelos meus direitos, porque confio na justiça de Deus e na dos homens ainda.
OBS: Tenho todos os áudios das mensagens para comprovar a veracidade do que estou falando.
Estarei registrando boletim de ocorrência; procon , pequenas causas , imprensa o que for preciso, para reaver o valor pago , por nada realizado e para que outros pais não sejam mais enganados e nem prejudicados.
Agradeço a atenção e suporte inicialmente do reclame aqui.
Atenciosamente,

Renata Peridis.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

28/02/2026 às 13:10

Apesar da demora e do transtorno que tive para conseguir cancelar. Foi resolvido o problema. O cancelamento foi realizado

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

7