Falta de informação e desrespeito na exumação no Cemitério Alphacampus

Em réplica
Jandira - SP
09/02/2026 às 17:04
ID: 240235773
Falta de informação e desrespeito com exumação Cemitério Alphacampus
Venho por meio desta registrar minha total insatisfação com o Cemitério Alphacampus, devido à falta de transparência, descaso e desrespeito com um assunto extremamente sensível e doloroso para qualquer família.
Há aproximadamente dois anos, estive pessoalmente no Cemitério Alphacampus para verificar o estado do corpo do meu pai, pois estava aguardando a exumação. Na ocasião, fui informada de que o corpo ainda não estava em condições para o procedimento. Após isso, realizei diversas ligações ao cemitério, buscando informações e atualizações, porém nunca fui informada sobre a realização da exumação, mesmo eles tendo meu contato em registro.
Somente hoje, ao ir pessoalmente ao local para verificar a situação, fui surpreendida com a informação de que a exumação do meu pai já havia sido realizada há aproximadamente 1 ano e 8 meses, mais precisamente em 03/07/2024, sem qualquer aviso, contato ou comunicação formal à família.
Considero essa situação inadmissível e um completo desrespeito, ainda mais considerando que, no momento do falecimento, foram oferecidos diversos serviços pelo cemitério, os quais aceitei e paguei integralmente, incluindo jazigo, exumação, pedra da lápide, entre outros. Em nenhum momento fui informada de que o serviço havia sido executado, mesmo após tentativas de contato.
Estamos falando de um serviço que envolve dignidade, respeito e memória, e a postura adotada pelo Cemitério Alphacampus foi extremamente negligente e desumana.
Diante disso, aguardo esclarecimentos formais, explicação sobre a falha grave de comunicação, e quais providências serão tomadas em relação a esse ocorrido.
Essa experiência foi profundamente dolorosa e poderia ter sido evitada com o mínimo de respeito e profissionalismo.
Compartilhe
Resposta da empresa
13/02/2026 às 13:07
Prezada Sra. Luciana,
Em nome do Alphacampus, gostaríamos de expressar nosso sincero pedido de desculpas por qualquer transtorno ocorrido. Compreendemos a delicadeza que envolve este momento e a importância de um atendimento cuidadoso e ágil.
Gostaríamos de informar que realizamos tentativas de contato com a senhora em diferentes horários, via telefone e WhatsApp, com o intuito de prestar os devidos esclarecimentos. Infelizmente, ainda não tivemos sucesso em nossas interações, mas permanecemos empenhados em falar com a senhora.
Nosso objetivo é fornecer todas as orientações necessárias sobre o processo de exumação na área social, garantindo que tudo ocorra com a máxima tranquilidade, transparência e respeito.
Por favor, sinta-se à vontade para nos indicar o melhor horário para uma nova chamada ou, se preferir, retornar uma de nossas mensagens. Estamos à sua inteira disposição.
Atenciosamente,
Equipe Alphacampus
Réplica do consumidor
23/02/2026 às 11:49
Isso não aconteceu, verifiquei no histórico de mensagens e ligações. Só entraram em contato da primeira vez, a qual verificamos e o corpo ainda não estava adequado para retirada. A falta de responsabilidade e respeito com o próximo foi e continua sendo extrema.
Réplica da empresa
23/02/2026 às 13:35
Prezada Sra. Luciana ,
Lamentamos que sinta que o suporte não está sendo efetivo, entretanto, gostaríamos de reforçar nosso compromisso em resolver esta situação o mais breve possível.
Informamos que estamos realizando tentativas de contato telefônico diariamente desde a abertura desta reclamação, visando prestar o devido acolhimento e alinhar os procedimentos necessários. Registramos, inclusive, uma tentativa hoje, dia 23/02, às 13:32, na qual a chamada não foi atendida e encaminhada diretamente para a caixa postal.
Entendemos a sensibilidade do momento e nossa intenção é garantir que tudo seja tratado com o máximo de respeito e agilidade. Para que possamos seguir com o atendimento:
Poderia nos confirmar se o número de telefone cadastrado está correto?
Caso prefira, indique um horário específico ou um número alternativo para retorno.
Seguimos à inteira disposição e aguardamos o seu retorno para finalizarmos este processo.
Atenciosamente,
Equipe Alphacampus
Réplica da empresa
02/03/2026 às 08:43
Senhora Luciana,
Pedimos desculpas novamente pelo inconveniente. Nossa intenção é sempre oferecer um amparo sereno e eficiente, e sentimos muito pelo ocorrido.
Ficamos felizes em saber que nossa equipe já pôde atendê-la e resolver a situação da melhor forma possível. Saiba que seguimos aqui para cuidar de qualquer detalhe que a senhora precisar.
Att,
Alphacampus Cemitério e Crematório.