Reclamação não respondidaNão respondida

Problemas com arredondamento de valores pelo MB

Reclamação não respondidaNão respondida

Prezados, gostaria de um esclarecimento a respeito da forma de arredondamento empregada nos cálculos de comissão, preço médio, etc. Faço a contabilização das minhas ordens de forma automatizada (através da API), pois opero também através de API, e a quantidade de operações pode ficar muito grande para ser lançada manualmente.. e, após alguns episódios de diferença de valores de minhas planilhas com o informado no sistema de vocês, percebi que há arredondamentos COM MENOS DE 8 casas decimais em algumas situações (o que é preocupante, pois influencia em todos os cálculos subsequentes).

Enviei um exemplo de uma operação minha em anexo, onde ilustrei em UMA das VÁRIAS situações (escolhi esta sequencia por não haver saldo prévio, então facilita as contas por considerar que a conta estava com 0 ativos [LTC] naquele momento):

Ordem de compra #32907718
Qtde. executada (ativos comprados): 1,0505 [Editado pelo Reclame Aqui] LTC
Qtde. descontada de ativos, a título de taxa de corretagem (fee): 0,00735372 LTC
Ou seja, total líquido: 1,04317799 LTC
(Até aqui tudo normal, de acordo com a API: todas as operações realizadas com 8 casas decimais.)

Então, a ordem imediatamente subsequente, é uma Venda.. só que a quantidade de ativos da ordem é MAIOR do que a quantidade resultante da compra acima:

Ordem de venda #33704310
Qtde. executada (ativos vendidos): 1,04317800 LTC
(Observem que é valor da compra ARREDONDAMENTO para 6 CASAS DECIMAIS.)

O problema é que, para fins de contabilidade, o resultado desta sequencia de operações (a título de SALDO resultante) é NEGATIVO (-0,00000001 LTC); e isso vai influenciar no Preço Médio, Custo de Aquisição, etc., e acumulando-se ao longo das várias repetições desse padrão no decorrer do processamento de todas as Ordens.

PROBLEMA 2 (Arredondamento de Valores BRL)

Este caso foi mais direto (e eu percebi no relatório de auxílio para declaração do IRPF). Situação: no dia 30/12/2020 eu estava com saldo zerado para o ativo LTC, e fiz uma única compra, ao preço de R$ 669,98999 (segundo o retorno da API - imagem anexa); e assim passando para o ano seguinte (sem mais nenhuma operação). No relatório para o IRPF, veio o valor de "Preço Médio" desse ativo LTC como R$ 669,98.

Então aí vem a questão: este arredondamento, ainda que pertinente (pois valores monetários realmente devem considerar 2 casas), deveria ter sido para os ",99" e não ",98". E, ainda que vocês definam que estão fazendo, ao invés de arredondamento, o simples "corte" de casas decimais (o que não é o padrão da norma ABNT para este tema), teria que corrigir também a API, que para a mesma Ordem apresenta valores diferentes: "669,98999" como "executed_price_avg" e "669,99000" na respectiva operação executada (ou seja, se eu tomar como métrica o valor da operação, já vem "arredondado").

Só reforçando que meu intuito aqui é alertar para possíveis BUGs, e, ultimamente, não cair em divergência nas minhas declarações de GCAP e IRPF. E que teria feito por outro canal se assim tivesse acesso.. mas que preciso de uma atenção para este tema, que pode estar acarretando problemas também a outras pessoas.

Obrigado.

Está com problemas com Mercado Bitcoin?