Mercado Livre mantém no ar anúncio com propaganda enganosa
Esta reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesCom a intenção de adquirir um headset para meu computador, acessei o site do Mercado Livre para pesquisar os anúncios disponíveis. Logo me chamou a atenção um anúncio ofertando por R$ 1,00 um produto cujo preço sei que é relativamente alto:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-919887595-headset-usb-microsoft-life-chat-lx-3000-leia-a-descrico-_JM
Na descrição do anúncio, o vendedor informa que o preço está errado e solicita que o comprador acesse outro anúncio indicado por ele, que informa o preço correto, R$ 153,00. Como sou usuário do Mercado Livre desde 2000 e já realizei centenas de compras e vendas através do site, sei como o sistema funciona, podendo o vendedor a qualquer momento alterar o preço dos produtos anunciados. O vendedor deliberadamente criou e mantérm o anúncio com o preço incorreto de forma a atrair a atenção dos usuários do site.
Enviei então uma denúncia através do sistema do próprio site, especificando a opção "produto anunciado a preço menor que o real". Em menos de 24 horas, recebi um email com uma resposta aparentemente automática, informando que o anúncio não infringia os termos e condições do site.
O anúncio não só infringe as normas do site, como também o Código de Defesa do Consumidor, mais especificamente os artigos 66 e 67 da seção "Das Infrações Penais", que dispõem:
" Art. 66. Fazer afirmação [Editado pelo Reclame Aqui] ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços:
Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.
§ 1º Incorrerá nas mesmas penas quem patrocinar a oferta.
§ 2º Se o crime é culposo;
Pena Detenção de um a seis meses ou multa.
Art. 67. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva:
Pena Detenção de três meses a um ano e multa. "
Fico no aguardo do posicionamento por escrito da empresa a respeito deste caso.
*******
Brasil Livre - Direitos Individuais e do Consumidor
http://www.brasil-livre.org
Consideração final do consumidor
24/11/2017 às 15:32Não houve atendimento.
Reclamações parecidas