Péssima experiência no Mercado Livre

Resumindo o que aconteceu:
1. Comprei um produto no Mercado Livre no dia 25/04 e paguei com cartão de crédito. Essa foi a primeira vez que utilizei o Mercado Livre. Mas sou usuário de outros aplicativos, como, por exemplo, Magalu, Casas Bahia, Americanas - onde compro com frequência e nunca tive qualquer tipo de problema;
2. O produto chegou no dia 29/04 sem Nota Fiscal e com a caixa violada;
3. Decidi devolver o mesmo pelas razões acima;
4. O vendedor concordou com a devolução, conforme histórico da compra registrado no Mercado Livre;
5. Recebi do Mercado Livre o código para devolução nos correios;
6. No dia 03/05 despachei a mercadoria de volta para o vendedor;
7. No mesmo dia, quando fui avisar ao vendedor que já havia despachado o produto, descobri que minha conta havia sido suspensa;
8. Desde então tento, sem sucesso, entender por que o Mercado Livre suspendeu minha conta, sem nenhum motivo (na minha visão). Já enviei 2 mensagens para o Mercado Livre, uma no próprio dia 03/04 e outra no dia 04/04. A resposta, sempre lacônica, cita que identificaram comportamentos irregulares em minhas operações;
9. Como só fiz 1 operação. Posso inferir que se trata da compra em questão;

Vale ressaltar que, em todo o processo, segui as orientações do próprio Mercado Livre. A própria devolução do produto foi feita através do código que recebi.

Afirmo que esta experiência no Mercado Livre foi péssima, em todos os sentidos! E a última coisa que desejo é voltar a comprar no Mercado Livre!

A situação atual é: devolvi o produto mas a cobrança do mesmo (R$3.299) no meu cartão de crédito continua.

Assim, a única coisa que quero saber agora, como não tenho mais acesso a minha conta no Mercado Livre e o mesmo não responde aos meus contatos, é como fica o reembolso da compra efetuada no meu cartão de crédito?

10/05/2022 às 08:04

Olá, Rogerio. Esperamos que esteja bem!

Foi tomada a decisão de suspender sua conta de forma permanente porque identificamos comportamentos que estão em desacordo com os termos e condições gerais de uso do Mercado Livre. Isto significa que não poderá realizar operações com sua conta.

Observe que na cláusula 10, dos termos e condições gerais de uso do Mercado Livre, com os quais você leu e concordou ao se cadastrar e utilizar a ferramenta, há previsão de que o Mercado Livre, sem prejuízo de outras medidas cabíveis, reserva-se o direito de poder advertir, suspender, temporária ou definitivamente, a conta de um usuário, cancelar os seus anúncios ou aplicar uma sanção que impacte negativamente em sua reputação, a qualquer tempo, iniciando as ações legais cabíveis e/ou suspendendo a prestação de seus serviços.

Informamos que esta é uma decisão irreversível, portanto, isto significa que você não poderá realizar operações com sua conta. Além disso, lembramos ser pessoal, única e intransferível, vedado ao mesmo usuário ter mais de uma conta.

Lamentamos esta situação, mas é uma medida necessária para manter o site seguro e confiável

Mercado Livre.

10/05/2022 às 09:23

Prezados,

A questão não é em relação à suspensão da conta. O único problema é que com a suspensão da conta, não consigo ter acesso ao histórico da compra feita. E não consigo acompanhar o status da mesma nem responder aos questionamentos do vendedor.

Devolvi o produto conforme acertado. Recebi um produto, supostamente novo, sem nota fiscal (que pudesse me garantir a garantia do mesmo) e com a embalagem violada. Agora o vendedor alega que eu é que violei o lacre.

Mas a reclamação principal é que estou sem o produto e a cobrança continua sendo feita no meu cartão!

Assim, gostaria de uma posição do Mercado Livre quanto a esta situação.

Adicionalmente, sugiro que o Mercado Livre tente conversar comigo ou que faça uma pesquisa nos órgãos competentes para avaliar a minha idoneidade, antes de me acusar de atos ilícitos.

Rogério Brum da Paz

Está com problemas com Mercado Livre?