Mercado Pago utilizando valor de câmbio diferente do da data de pagamentos internacionais com o cartão da empresa
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesA circular do Banco Central de n 3.918, de 28/11/2018, determina que a taxa de câmbio utilizada para conversão em reais de valores de pagamentos internacionais feitos através de cartões deve ser o valor equivalente em reais na data de cada gasto:
https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Circular&numero=3918
No entanto, o Mercado Pago vêm debitando um valor na data dos pagamentos, e dias depois retirando mais dinheiro da conta dos clientes, alegando que o pagamento foi aprovado em data posterior ao da operação, o que, em meu entendimento, contraria o disposto na circular supracitada.
Exemplo:
Operação******* Criada em 25 de fevereiro - 16:27hs
Pagamento Dólar U$ 1
Cotação do dólar ajustada U$ 1 = R$ 5,64
IOF sobre transação internacional Real R$ 0,36
Total Real R$ 6
Pagamento ajustado
Este pagamento foi aprovado em 27 de fevereiro de 2021. Por isso, o total foi ajustado conforme a taxa de câmbio desse dia e debitamos mais dinheiro de sua conta.
Status anteriores
Pagamento aprovado 25 de fevereiro - 16:27hs
Cartão virtual Mercado Pago terminado em 7788
#******* - Pagamento aprovado - 25/02/2021 16:27hs
* * *
Na mesma tela de detalhamento da operação aparecem DUAS datas diferentes de aprovação para cada pagamento.
Antes de enviar o caso ao Banco Central, solicito um posicionamento da empresa a respeito deste procedimento. Serão acatados apenas contatos feitos por escrito, através deste site, por email, via postal ou ofício endereçado a mim.
Resposta da empresa
04/03/2021 às 13:39Olá Pedro, esperamos que esteja bem!
Analisamos o seu caso e estamos em contato com a equipe responsável pelo protocolo 98684368, para que essa situação seja analisada e esclarecida. Pedimos que fique atento nas próximas interações por e-mail, ok? Estamos acompanhando de perto o seu caso até a resolução final.
Sempre que precisar de ajuda, acesse nossos canais oficiais de atendimento em: www.mercadolivre.com.br/contato ou www.mercadopago.com.br/ajuda
Agradecemos a sua compreensão, sabendo do momento que estamos passando.
Continuamos trabalhando para que sua experiência seja a melhor possível!
Atenção ao Cliente
Mercado Pago
Réplica do consumidor
04/03/2021 às 17:21Resposta padrão inútil registrada apenas para melhorar o ranking da empresa no quesito tempo de resposta.
Consideração final do consumidor
04/03/2021 às 22:24Recebi um email de um representante da empresa cujo conteúdo só pode indicar uma das seguintes possibilidades: ou ele tem problemas sérios na compreensão de textos simples como o desta reclamação, ou estava sendo deliberadamente evasivo.
Não acatarei este tipo de atitude e este baixo nível de atendimento. Como o relatado vem ocorrendo com todos os pagamento internacionais feitos por todos os clientes da empresa com o novo cartão Mercado Pago Visa, o caso será enviado ao Ministério Público, Banco Central, PROCON e entidades de defesa do consumidor.
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