Não resolvidoNão resolvido

Mercado Pago utilizando valor de câmbio diferente do da data de pagamentos internacionais com o cartão da empresa

Status da reclamação:
Não resolvidoNão resolvido

A circular do Banco Central de n 3.918, de 28/11/2018, determina que a taxa de câmbio utilizada para conversão em reais de valores de pagamentos internacionais feitos através de cartões deve ser o valor equivalente em reais na data de cada gasto:

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Circular&numero=3918

No entanto, o Mercado Pago vêm debitando um valor na data dos pagamentos, e dias depois retirando mais dinheiro da conta dos clientes, alegando que o pagamento foi aprovado em data posterior ao da operação, o que, em meu entendimento, contraria o disposto na circular supracitada.

Exemplo:

Operação 13820297151 Criada em 25 de fevereiro - 16:27hs

Pagamento Dólar U$ 1
Cotação do dólar ajustada U$ 1 = R$ 5,64
IOF sobre transação internacional Real R$ 0,36
Total Real R$ 6

Pagamento ajustado

Este pagamento foi aprovado em 27 de fevereiro de 2021. Por isso, o total foi ajustado conforme a taxa de câmbio desse dia e debitamos mais dinheiro de sua conta.

Status anteriores
Pagamento aprovado 25 de fevereiro - 16:27hs

Cartão virtual Mercado Pago terminado em 7788
#13820297151 - Pagamento aprovado - 25/02/2021 16:27hs

* * *

Na mesma tela de detalhamento da operação aparecem DUAS datas diferentes de aprovação para cada pagamento.

Antes de enviar o caso ao Banco Central, solicito um posicionamento da empresa a respeito deste procedimento. Serão acatados apenas contatos feitos por escrito, através deste site, por email, via postal ou ofício endereçado a mim.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/03/2021 às 13:39

Olá Pedro, esperamos que esteja bem!

Analisamos o seu caso e estamos em contato com a equipe responsável pelo protocolo 98684368, para que essa situação seja analisada e esclarecida. Pedimos que fique atento nas próximas interações por e-mail, ok? Estamos acompanhando de perto o seu caso até a resolução final.

Sempre que precisar de ajuda, acesse nossos canais oficiais de atendimento em: www.mercadolivre.com.br/contato ou www.mercadopago.com.br/ajuda

Agradecemos a sua compreensão, sabendo do momento que estamos passando.
Continuamos trabalhando para que sua experiência seja a melhor possível!

Atenção ao Cliente
Mercado Pago

Réplica do consumidor

04/03/2021 às 17:21

Resposta padrão inútil registrada apenas para melhorar o ranking da empresa no quesito tempo de resposta.

Consideração final do consumidor

04/03/2021 às 22:24

Recebi um email de um representante da empresa cujo conteúdo só pode indicar uma das seguintes possibilidades: ou ele tem problemas sérios na compreensão de textos simples como o desta reclamação, ou estava sendo deliberadamente evasivo.

Não acatarei este tipo de atitude e este baixo nível de atendimento. Como o relatado vem ocorrendo com todos os pagamento internacionais feitos por todos os clientes da empresa com o novo cartão Mercado Pago Visa, o caso será enviado ao Ministério Público, Banco Central, PROCON e entidades de defesa do consumidor.

Pedro Corbett
Brasil Livre - Direitos Individuais e do Consumidor
http://www.brasil-livre.org

O problema foi resolvido?
Não resolvidoNão resolvido
Voltaria a fazer negócio?
Não
Nota do atendimento
0

Está com problemas com MercadoPago.com Representações?

Reclamar