Denúncia por infração ética, falhas técnicas na conferência/compatibilização in loco, descumprimento contratual e prejuízo gerado

Não respondida
Maringá - PR
10/08/2026 às 16:08
ID: 256083617
Contratei os serviços da empresa:
Métrica Soluções em engenharia LTDA *****
Contrato: 26/05/2026
Sendo os profissional(is) responsável(is):
*****
***** para a elaboração e execução de projetos técnicos. Ocorre que os serviços foram prestados com falta de profissionalismo, descumprimento das entregas previstas e ausência de prazos definidos. Apresentação do cronograma à 14 dias do início da obra.
Durante todo o processo, as entregas das plantas e documentações foram
sistematicamente postergadas sob a justificativa de que precisava estudar o caso melhor. Sendo que plantas são o primeiro passo para colocar em prática a execução.
Além disso, houve aparente [Editado pelo Reclame Aqui] representação comercial no momento da venda do serviço, das visitas técnicas onde foi afirmado possuir experiência e histórico de entregas na área de execução e projetos de interiores, o que se provou inconsistente durante o processo.
Outro ponto que me chamou a atenção e sobre o qual solicitei esclarecimentos sem obter uma resposta conclusiva foi a divergência de endereços na proposta. Fiz esse questionamento via WhatsApp, mas não recebi explicações detalhadas. Optei por dar um voto de confiança e prosseguir.
2. Falhas Técnicas
Durante revisão do material fornecido, foram identificados erros por outros
profissionais atuantes no mercado, como cálculo incorreto de quantitativos que,
felizmente, foram alertados a tempo por vendedores especializados antes da
efetivação da compra, evitando prejuízo ainda maior.
Na planta/projeto elétrico; entregue na data do dia 23/07/2026 (16 dias após o início da obra) após muita insistência da minha parte; a representação aparentemente está incorreta da simbologia de tomadas/interruptores de uso geral e incompatíveis com a
realidade da obra também sendo alertada pelo eletricista o que impactou em não
seguirmos o projeto.
Erros de paginação/desenho técnico: Falhas diretas no detalhamento e paginação de revestimentos. Ficou alinhado a entrega das paginações do banheiro e cozinha porém as orientações foram repassadas apenas verbalmente assim como ocorreu com a cozinha , o que acabou gerando um impacto direto no resultado final: o frontão acima da bancada ficou com uma linha horizontal de rejunte ao meio, apesar de ter sido solicitado reinteradas vezes que esse trecho ficasse limpo e sem recortes, além
de apresentar esse detalhe muito bem explicado no projeto de interiores feito por
outros prestadores. Relatos da conversa e da afirmação do engenheiro no whatsApp
datados em 27/06/2026.
Outro erro foi acompanhamento e compatibilização de medidas da pedra da cozinha in loco. O projeto de interiores posss de fabricação. Como previa caráter orientativo, cabendo à verificação em campo a definição exata das cota o contrato. A medição em obra tinha como função técnica ajustar as dimensões reais do espaço e compatibilizálas com as especificações da geladeira, previamente informadas ao profissional. Cabia
ao responsável prever desvios de obra (esquadro, reboco e folgas de ventilação). No entanto, a bancada foi executada com tamanho inferior ao necessário, deixando uma folga enorme entre bancada e geladeira. Registros da conversa em 02/07/2026.
3. Da Recusa de Devolução e Tentativa de Vantagem Indevida
Mesmo diante da evidente incapacidade técnica e do descumprimento do contrato, os mesmos recusam-se a realizar a restituição dos valores pagos. Adicionalmente, tentaram condicionar entregas futuras sem a fixação de prazos ou datas definitivas.
Diante de todo o exposto e dos transtornos causados, requeiro a devolução integral e imediata dos valores pagos pelo serviço não prestado adequadamente.
A reparação/indenização pelos prejuízos financeiros e contratempos causados pelas falhas de projeto (como refazimento de paginações).