Atraso entrega de etiquetas e dificuldade de ressarcimento da compra não recebida pela Meu Nominho

Resolvido
Brasília - DF
03/02/2026 às 13:21
ID: 239636715
Em 22/01/2026, realizei uma compra na empresa online Meu Nominho, referente ao pedido n *****, para aquisição de etiquetas adesivas escolares, no valor total de R$ 226,81. Até a presente data, a encomenda não foi entregue.
Optei pela modalidade de envio mais rápida e de maior custo, o SEDEX, no valor de R$ 49,81, cujo prazo de entrega é de até 2 dias úteis para capitais. Considerando que hoje é dia 03/02 e que resido em Brasília/DF, resta evidente o descumprimento do prazo contratado.
Após contato inicial, a empresa solicitou que eu registrasse reclamação junto aos Correios, providência que foi devidamente realizada. Contudo, não houve qualquer solução efetiva, nem por parte dos Correios, nem da empresa responsável pelo envio da encomenda.
Além disso, realizei inúmeras tentativas de contato telefônico por meio do telefone informado no site, sem sucesso. Pelo WhatsApp, o atendimento limita-se a lamentar o ocorrido e a utilizar justificativa equivocada e desatualizada de suposta greve dos Correios para explicar o atraso, sem apresentar providência concreta ou nova solução.
O prazo de entrega informado no momento da compra não foi cumprido e, diante do atraso excessivo, manifesto expressamente que não desejo mais aguardar a entrega da mercadoria, tendo em vista os transtornos causados, especialmente considerando a finalidade escolar do produto, razão pela qual opto pela rescisão do contrato com restituição integral dos valores pagos.
Por fim, ressalto que, ao solicitar o reembolso, mesmo diante da não entrega da mercadoria, a empresa vem condicionando o ressarcimento dos valores pagos à hipótese de eventual recebimento futuro da encomenda para posterior recusa, conduta que configura prática coercitiva e abusiva, por impor condição excessivamente onerosa ao consumidor e transferir indevidamente o ônus do inadimplemento, em afronta ao Código de Defesa do Consumidor.
Reitero que me senti desrespeitada enquanto consumidora e que não concordo em aguardar eventual entrega da mercadoria para somente então ser reembolsada. A responsabilidade pela logística e pela entrega é integralmente do remetente, cabendo à empresa adotar as providências necessárias junto aos Correios, inclusive interromper o envio e tratar diretamente da regularização, sem transferir tal ônus ao consumidor.
Aguardo solução célere e definitiva. Na ausência de resolução, adotarei as medidas cabíveis para resguardar meus direitos, nos termos da legislação vigente.
Compartilhe
Resposta da empresa
03/02/2026 às 14:20
Prezada Sra. Líucia Caroline,
Recebemos seu pedido em 22/01/2026, às 11h17, e o mesmo foi postado no dia seguinte, 23/01/2026, portanto antes do término do nosso prazo de produção, que é de até dois dias úteis.
No momento da postagem, o prazo estimado de entrega informado pelos Correios era de três dias úteis. No entanto, conforme já comunicado, as entregas realizadas pelos Correios estão enfrentando atrasos recorrentes. Diante disso, abrimos uma reclamação junto à central responsável em Curitiba, solicitando prioridade na entrega de seu pedido.
Conforme sua solicitação de reembolso, orientamos que o produto fosse recusado no ato da entrega e que nos informasse assim que a recusa fosse realizada, para que pudéssemos dar andamento ao estorno.
No momento, aguardamos sua confirmação de recusa do recebimento para que possamos solicitar o comprovante junto aos Correios e proceder com o reembolso conforme informado.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Equipe MeuNominho
E-mail: [email protected]
Telefone: (41) 3011-9347
Atendimento WhatsApp: (41) 3011-9347
Réplica do consumidor
03/02/2026 às 14:33
Prezados,
Acuso o recebimento da mensagem, contudo não concordo com o posicionamento adotado pela empresa.
Embora o pedido tenha sido postado em 23/01/2026, o fato é que o prazo de entrega contratado não foi cumprido, inclusive tendo sido escolhida a modalidade SEDEX, justamente pela urgência e finalidade escolar do produto. Eventuais atrasos dos Correios não afastam a responsabilidade da empresa, uma vez que a logística de entrega é de responsabilidade exclusiva do fornecedor, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
Diante do atraso excessivo, manifestei expressamente que não desejo mais aguardar a entrega da mercadoria, optando pela rescisão do contrato. Nessa hipótese, não é lícito condicionar o reembolso ao eventual recebimento e posterior recusa do produto, sobretudo quando a mercadoria não foi entregue. Tal exigência transfere indevidamente ao consumidor o ônus do inadimplemento, configurando prática abusiva.
Reitero que não aceitarei aguardar a entrega para somente então ter direito ao estorno. A empresa deve adotar as providências cabíveis junto aos Correios, inclusive interromper o envio, sem impor condicionantes ao reembolso, conforme assegura o art. 35 do Código de Defesa do Consumidor.
Assim, reitero a solicitação de reembolso integral e imediato dos valores pagos, sem qualquer condicionante adicional.
Aguardo posicionamento objetivo e solução definitiva.
Atenciosamente,
*****
Consideração final do consumidor
04/02/2026 às 10:22
A compra realizada na empresa Meu Nominho gerou muito desgaste e transtorno. O pedido feito em 22/01/2026, mesmo com frete SEDEX (mais caro), não foi entregue dentro do prazo.
O atendimento foi falho: telefone sem atendimento, WhatsApp apenas com respostas genéricas e justificativa desatualizada de greve dos Correios, sem solução concreta. Em diversos momentos, a empresa condicionou o reembolso ao eventual recebimento da mercadoria para posterior recusa, o que considero prática abusiva.
Somente após inúmeras reclamações e registros em órgãos de defesa do consumidor, a empresa resolveu tardiamente efetuar o reembolso, por meio do cancelamento da compra no cartão de crédito.
Apesar do estorno, a experiência foi negativa, marcada por falta de transparência, demora e desrespeito ao consumidor. Não recomendo.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0