Devolvi o produto, a empresa recebeu e se recusa a devolver meu dinheiro

Não respondida
Natal - RN
28/07/2026 às 13:09
ID: 255033449
No dia 02 de julho, realizei a compra de uma lixadeira de alto valor, referente ao pedido *****. Ao receber o produto, constatei que a embalagem estava completamente danificada, dando a clara impressão de que já havia sido aberta ou violada.
Como compro pela internet há muitos anos e sei que algumas empresas possuem um histórico de problemas no atendimento ao consumidor como a própria com avaliações bastante negativas no Google, fiz questão de filmar toda a abertura da embalagem, justamente para resguardar meus direitos. No dia seguinte, solicitei a devolução do produto.
Acreditando que o reembolso seria realizado dentro do prazo legal, adquiri a mesma lixadeira no Mercado Livre, onde recebi um produto em perfeitas condições. A compra foi realizada em 11 de julho pela Amazon, conforme sob n *****.
O produto devolvido foi recebido pela empresa em 21 de julho. Mesmo assim, até o momento, a empresa se recusa a efetuar o meu reembolso, retendo indevidamente um valor que já deveria ter sido restituído.
Tenho toda a devolução documentada, incluindo vídeos que mostram claramente o estado da embalagem. Inclusive, foi necessário colocar uma faixa elástica para manter a caixa fechada, tamanha era a avaria. Infelizmente, esta plataforma não permite anexar vídeos, apenas imagens. No entanto, todo esse material será apresentado de forma detalhada no PROCON e, se necessário, no Juizado Especial Cível, juntamente com a nota fiscal da nova compra, demonstrando que precisei adquirir outro produto porque a empresa não entregou um item em condições aceitáveis.
Adotarei todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis para que a empresa responda pelos transtornos causados. Não se trata apenas do valor pago, mas do respeito ao consumidor e do cumprimento da lei.