VENDA CASADA - PRODUTO E INSTALAÇÃO - MIDEA SPRINGER - AR CONDICIONADO

No dia 25/06/2022 comprei um ar condicionado SPRINGER MIDEA de 12.000 BTUs, e estou sendo OBRIGADA a realizar a instalação do produto com a única opção de assistência técnica autorizada da minha cidade, a UNIFRIO, para permanecer com a garantia de 02 anos do produto e 10 anos do compressor, verificando-se a clara intenção da empresa MIDEA em realizar VENDA CASADA do produto com o serviço, deixando o consumidor em verdadeira desvantagem e submissão, já que sequer existe a possibilidade de realizar pesquisa de preço do serviço de instalação, o que é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor. Sendo assim, não cabe a MIDEA exigir a instalação do produto por uma única empresa de assistência técnica autorizada que limita os direitos do consumidor, devendo registrar várias outras empresas e dar opções ao consumidor hipossuficiente de fazer uma pesquisa de preço do serviço, sob pena de estar infringindo a lei como atualmente vem fazendo, podendo o consumidor requerer na justiça indenização por danos morais e materiais pela recusa da MIDEA em face dos danos causados e a obrigação de fazer para dar a assistência técnica sem custo no prazo da garantia supra, independente da empresa que instalou o ar condicionado. Saliente-se que existe reclamação, inclusive da UNIFRIO no ReclameAqui, como uma péssima empresa, destacando que a mesma também possui falhas, cujos funcionários também podem fazer serviço como autônomos, logo, a especialidade técnica não desvirtua a qualidade, mas tão somente o preço, fazendo com que o consumidor fique refém de uma situação desproporcional. Portanto, limitar garantia por causa de ausência de instalação com uma empresa que é determinada pela MIDEA é ilegal e imoral.

28/06/2022 às 15:28

Boa tarde Patricia,

Tudo bem com você?

Abaixo seguem alguns esclarecimentos pertinentes ao que foi reclamado:

I- Por lei em conformidade com o código de defesa do consumidor (CDC), todos os produtos duráveis possuem prazo de garantia de 90 dias (3 meses) impreterivelmente. Portanto, ao término da garantia a fabricante não possui responsabilidade em prestar atendimento;

II - A condição de instalação com credenciada Midea Carrier / Springer garante a extensão da garantia por mais 9 (nove) ou 21 (vinte e um) meses. Fica a critério do consumidor instalar com credenciada ou não, pois independente disso você terá a garantia legal de 90 dias. Caso opte em instalar com credenciado, a Midea Carrier / Springer concede a extensão da garantia a qual será somada com a legal, perfazendo o total de 12 ou 24 meses.

III - A fábrica não comercializa termos de garantia estendida, portanto a contratação do referido serviço dá-se por meio de uma relação entre consumidor e revenda. Abdicando quaisquer vinculo com a fabricante;
IV - Em conformidade com o código de defesa do consumidor, todas e quaisquer informações pertinentes ao uso do equipamento, funções e garantia de fábrica devem ser explicitadas em manual que acompanha o produto. Inclusive disponível em nosso site ou como em anexo: http://cdn.mideadobrasil.com.br/downloads_docs/b0ca4-256.08.758_MU-SHW-Springer-Midea-F-04-18--view-.pdf

V - De acordo com a data de emissão da nota fiscal (01/12/2019) a garantia de 3 (três) meses venceu, portanto não haverá possibilidade de troca do produto.

Como seu produto não se encontra mais dentro do prazo de garantia e queira buscar atendimento de forma particular, recomendamos que qualquer tipo de intervenção no produto seja realizada pela nossa rede autorizada pois, desta forma, garantimos a qualidade técnica e efetividade do serviço prestado.

Friso que a Midea Carrier é uma empresa idônea e preza pela qualidade dos serviços e produtos por nos oferecidos, sobretudo a satisfação dos nossos consumidores e ajudá-los em contornar situações que eventualmente causam dissabor.

Atendimento Springer Midea.

05/07/2022 às 12:56

Considerando a resposta da empresa Midea, desde já, informo que discordo das informações prestadas e do desvirtuamento dado à legislação e aos fatos, pelo que venho tecer alguns esclarecimentos pertinentes ao que foi dito na resposta da empresa:

Inicialmente, é fato esclarecer que a resposta da empresa tenta desvirtuar a interpretação legal, no sentido de se livrar de suas responsabilidades, todavia, sem sucesso, já que a relação consumerista não pode impor ao consumidor hipossuficiente desvantagens, tratamento desigual, condições exageradas, propagandas enganosas, dentre outros atos ilícitos.

Em relação a garantia, é fato esclarecer que não estamos discutindo o prazo mínimo da garantia legal para vícios aparentes como citado na resposta, não se esquecendo ainda da garantia sobre vícios ocultos acaso a empresa queira estender o seu conhecimento técnico. O que estamos discutindo é o fato de que a própria empresa faz propaganda e garante aos clientes consumidores que a venda do produto terá garantia de 02 anos e de 10 anos para o equipamento e para o compressor, respectivamente, sendo ilegal estabelecer critérios, condições e limitações de um direito, em que o consumidor fique a mercê da empresa que impõe uma condição de instalar o equipamento APENAS com uma ÚNICA empresa que presta assistência técnica autorizada por ela, logo, é venda casada, e na menor das hipóteses, é um ato ilícito.

Afirmo e declaro, categoricamente, que não recebi nenhuma ligação da empresa, nem visualizei qualquer chamada perdida, mensagem de voz na caixa postal, whatsapp, SMS, da empresa MIDEA à esta consumidora, cuja resposta no ReclameAQUI é a única mensagem recebida.

Ademais, é realmente assustadora a má qualidade dos serviços prestados pela empresa que sequer possui atenção no texto que lê, já que na minha reclamação eu afirmo que comprei e adquiri o produto no dia 25/06/2022, e no item V da resposta, que acredito que seja um copiou/colou muito sem noção, a empresa consegue aduzir que eu estaria fora da garantia por ter adquirido o produto no dia 01/12/2019. Como se vê, a MIDEA não tem compromisso com seus clientes, sendo flagrante e indubitável que a mesma burla a lei, trata mal os seus clientes e não possui respaldo em suas alegações frágeis, inconsistentes, inverídicas, confusas e equivocadas. Lamentável!

De outra forma, não adianta a empresa estar alimentando a discussão com sua interpretação equivocada da legislação e dos fatos, mas deveria estar preocupada em prestar real solução à problemática suscitada.

Me mantenho a disposição (telefone e whatsapp) para solução do problema.

17/07/2022 às 18:16

Não resolveram a situação, não tem compromisso com o cliente, nem interesse em tratativas extrajudiciais. Apresentei réplica, já que a resposta não corresponde a minha situação, mas a empresa não se dignou a responder, nem a resolver a situação. Péssimo SAC e péssimo atendimento ao cliente.

Está com problemas com Springer Midea?