Experiência humilhante e desrespeitosa na formatura da Belas Artes descaso, desorganização e venda forçada de álbum medonho

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

16/06/2025 às 17:22

ID: 219805971

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Nunca imaginei que minha colação de grau um dos momentos mais importantes da minha vida seria tratada com tanto descaso, desorganização e desprezo. A empresa Millennials Formatura, responsável pela cerimônia da Faculdade Belas Artes, me causou tristeza, revolta e uma frustração profunda que não tem volta.

Cheguei no horário exato indicado no convite, com minha avó e meu tio. Pegamos nossos lugares e fomos direto para a fila de fotos. Nesse momento, começaram a chamar no microfone para ir buscar a beca. Fiquei mais de 30 minutos nessa fila, em pé, no meio de um caos desorganizado, onde ninguém explicava qual fila era qual. Tive que resolver a retirada da beca em um ambiente caótico, desinformado.

Depois disso, consegui tirar duas fotos mal tiradas com o canudo, dentro de um tecido, sem direção alguma tudo feito às pressas. Os mini-stands atrás do palco estavam confusos, não havia orientação nenhuma. Quando saí para encontrar minha família, que havia acabado de chegar, mal tive tempo de chamá-los para fotos, pois já estavam chamando para a fila do palco. E como meu curso era o primeiro da noite, fui direcionada imediatamente para a fila para subir ao palco.

Fiquei mais de uma hora em pé, sem poder sair da fila, sem cadeiras, sem água, sem possibilidade de tirar fotos, porque todos os fotógrafos já tinham saído dos estandes. Os estandes estavam montados, mas sem nenhum fotógrafo disponível. Isso é INADMISSÍVEL. Era o momento para fotos com a família e fomos impedidos por total falta de organização.

A cerimônia teve mais de 800 formandos. Isso sem contar os familiares imagine o volume de gente. E foi realizada em uma SEGUNDA-FEIRA À NOITE, terminando depois da meia-noite! As pessoas trabalham no dia seguinte. Os restaurantes estavam fechando, os estacionamentos prestes a encerrar. Não tivemos nem 30 minutos após a formatura para tirar fotos. Era humanamente impossível fotografar todos naquele tempo.

Ou seja, eu não tirei nenhuma foto com o restante da minha família.

E aí vem o absurdo final: me oferecem um pacote de R$ 4.000. Isso mesmo: quatro mil reais por 26 fotos, um álbum físico feio, de plástico, com uma capa horrorosa, escrito formandos com fonte genérica, sem nenhuma foto minha na capa, e uma caixa preta com acabamento vergonhoso. Meu álbum da pré-escola, de veludo, era mais bonito.

As fotos são horríveis. Fotos de olhos fechados, olhando pro nada, sem enquadramento, sem emoção. E o pior: NÃO PUDE ESCOLHER NENHUMA FOTO. O álbum já vem montado com imagens de gosto duvidoso e sem qualquer critério. Um desrespeito total com minha história e com meu investimento.

A vendedora dizia que era obrigatório comprar o álbum físico ou o pacote completo. Só depois que demonstrei minha indignação, ela começou a oferecer alternativas, tentando me empurrar combinações diferentes: álbum físico com diploma de aço, depois com álbum digital, com quadros, com pendrive, tudo com preços absurdos: R$ 1.775, depois R$ 1.500. Nada disso fazia sentido. Como pagar tão caro por um material de qualidade tão medíocre?

A única coisa que me fez ceder foi o desespero de não ter NENHUM outro registro da minha colação. Comprei o álbum digital por R$ 912 em 12 vezes. E até isso me deixa triste, porque o álbum é feio, sem acabamento, sem estética, com fotos ruins e sem nenhuma curadoria.

O que a Millennials Formatura fez foi transformar um sonho em uma memória amarga, desrespeitosa e constrangedora. Um evento desorganizado, mal executado e tratado como linha de produção. E depois disso, ainda usam o momento de fragilidade para aplicar uma venda forçada de um produto sem valor real.

Me senti [Editado pelo Reclame Aqui], enganada e profundamente decepcionada.

A Millennials Formatura deve ser responsabilizada por vender um serviço emocional sem entregar o mínimo de dignidade e respeito com os formandos e suas famílias.

Espero uma retratação. E faço esse alerta: não contratem. Fujam. Cuidem da memória do seu momento. Por que Eles não vão.

Compartilhe

Resposta da empresa

17/06/2025 às 08:35

Prezada Marcela,

Iremos repassar o assunto para a gerência afim de tentar identificar o que houve no dia do evento, certamente não é o padrão da empresa que completará 30 anos de mercado atendendo com excelência mais de ******* mil formandos.

Em relação a compra do material, empresa apenas oferece as opções, entretanto, a aquisição é opcional.

Atenciosamente.

Robson B.
Serviço de Atendimento ao Cliente.

Réplica do consumidor

17/06/2025 às 13:19

Ah, que conveniente dizer é só não comprar, né? Fácil falar quando NÃO foi a SUA formatura, quando NÃO são as SUAS fotos que ficaram HORRÍVEIS, distorcidas, mal tiradas, com enquadramentos vergonhosos! Você passou por isso? Não passou, né?

E o pior: se eu não comprasse, eu não teria UMA ÚNICA foto com o canudo da MINHA própria formatura, porque essa empresa tem a cara de pau de proibir a contratação de fotógrafos de fora! Isso tem nome, viu? VENDA CASADA, que é ilegal segundo o Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, somos coagidos a pagar por um serviço RUIM e caro, sem direito de escolha. Isso é [Editado pelo Reclame Aqui].

E sabe o que mais? Além de nos obrigarem a isso, ainda entregam um resultado que é uma PIADA. Um momento que deveria ser de orgulho se transforma em humilhação pública. Quem olha essas fotos acha que eu não me importei, que fiz corpo mole é praticamente uma forma de difamação, me expõem de forma descuidada e desrespeitosa!

Então não venha com esse papo raso de é só não comprar, porque quando se está dentro desse esquema ABUSIVO, a gente não tem escolha. Isso não é serviço, é exploração!