Calça com defeito de fabricação: costura torta impede uso e loja nega troca

Em réplica
Guarulhos - SP
25/11/2025 às 16:01
ID: 232829715
Prezados,
No dia 06 de novembro, realizei a compra de uma calça/saída de praia em tule através da loja de vocês pelo Instagram. O produto foi entregue em 10 de novembro. Ao receber, apenas retirei do pacote, conferi e guardei, pois já havia observado que seria necessário ajustar o comprimento.
No dia 19/11, levei a peça à minha costureira para ajustar a barra. Ao provar a peça na costureira, ela identificou que a calça apresenta um defeito de fabricação, especificamente costura torta na parte frontal, o que causa acúmulo de tecido e deformação no caimento, tornando impossível sua adequação ou conserto. Trata-se, portanto, de vício oculto, que só se revela após o uso ou avaliação mais detalhada exatamente como ocorreu quando a costureira analisou a peça.
Assim, entrei em contato com a loja em 22/11 relatando o problema. No entanto, fui informada de que o prazo de 7 dias para devolução havia expirado.
Esclareço que essa justificativa não se aplica ao caso, pois não estou pedindo devolução por arrependimento. Estou solicitando solução para defeito de fabricação, e, conforme o Código de Defesa do Consumidor (art. 18), para vício oculto o prazo conta a partir do momento em que o defeito é constatado, e não da data da entrega do produto.
Portanto, o fornecedor é responsável pelo vício, devendo oferecer solução adequada, podendo ser:
Troca por outra peça em perfeitas condições, ou
Devolução integral do valor pago, caso não haja reposição disponível.
Solicito, portanto, que o caso seja solucionado de forma adequada e dentro do prazo legal. Aguardo retorno em até 5 dias úteis.
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
25/11/2025 às 16:47
Prezada, tudo bem?
Agradecemos seu contato e a oportunidade de esclarecer o ocorrido.
Primeiramente, analisamos cuidadosamente o seu relato e também revisamos as informações fornecidas no atendimento interno. Conforme explicamos anteriormente via WhatsApp, a peça em questão não apresenta defeito de fabricação. O que ocorreu foi uma questão de caimento e modelagem, que pode variar de acordo com cada corpo, especialmente em peças de tule, que têm elasticidade e se ajustam de forma diferente em cada biotipo.
Nossa equipe novamente avaliou o caso, e verificamos que a costura mencionada está alinhada ao padrão de modelagem e construção da peça, que é um modelo amplamente vendido na nossa marca sem registros de problemas semelhantes. Ou seja, não se trata de vício oculto, mas sim de percepção individual do caimento, algo que compreendemos e acolhemos como feedback, mas que não caracteriza defeito.
Ressaltamos que, conforme o Código de Defesa do Consumidor, o vício oculto é aquele que impede o uso normal do produto e decorre de falha técnica na fabricação. Neste caso, a peça está apta ao uso, sem qualquer inconsistência produtiva. O que houve foi a não adaptação ao caimento desejado, situação que não configura vício conforme previsto no art. 18 do CDC.
Além disso, sua solicitação foi registrada 12 dias após o recebimento da peça, e, sendo uma devolução por insatisfação com a modelagem, o CDC prevê o prazo de até 7 dias corridos para exercer o direito de arrependimento em compras online. Esse prazo já havia expirado no momento do contato (22/11).
Dito isso, permanecemos totalmente à disposição para orientações, esclarecimentos e para ajudar da melhor forma possível dentro das normas legais e das políticas internas da empresa.
Estamos sempre abertos a ouvir nossas clientes e melhorar continuamente, e agradecemos novamente seu retorno.
Atenciosamente,
Equipe Mineiroca
Réplica do consumidor
25/11/2025 às 17:00
Como podem afirmar c tanta certeza q a calça não está c defeito
A costura está sim totalmente torta
Deveria vim entre as coxas (meio)
Costura começa meio e vai ficando no sentido p traz das pernas
Se a desculpa de vcs é o caimento, só posso acreditar q as peças são de pessima qualidade
Acredito q as que são vendidas na barraca de feira tem muito mais qualidade do que a de vcs
E uma pena que tratam dessa forma o cliente
Eu jamais irei reclamar se a peça estivesse c a costura correta
Mas serve como experiência né
Comprar novamente com vcs, nunca mais!