Sensor dianteiro de estacionamento com defeito desde a instalação e demora no reparo.

Respondida
Santo André - SP
31/08/2026 às 12:13
ID: 257814637
RECLAMAÇÃO SENSOR DIANTEIRO DE ESTACIONAMENTO COM DEFEITO DESDE A INSTALAÇÃO
Protocolo de atendimento: *****
Em maio de 2026, adquiri um Mitsubishi Eclipse Cross e, como o veículo não vinha equipado de fábrica com sensor dianteiro de estacionamento, solicitei a instalação do acessório na própria concessionária da Mitsubishi onde realizei a compra do veículo, no momento da compra.
É importante esclarecer que a concessionária responsável pela instalação do sensor não é a mesma concessionária em que o veículo está atualmente sendo atendido. Após identificar o problema, procurei outra concessionária da rede Mitsubishi para que fosse realizada a avaliação e a tentativa de solução do defeito. Portanto, o problema relatado neste momento está sendo tratado por uma concessionária diferente daquela que realizou a instalação do acessório.
Desde que retirei o veículo, o sensor dianteiro apresenta funcionamento inadequado. Em vez de detectar corretamente obstáculos posicionados à frente do veículo, o sistema é acionado por objetos que estão lateralmente ao carro, apresentando alertas sonoros mesmo quando não existe qualquer obstáculo à frente.
A situação ocorre, por exemplo, quando estaciono próximo a uma pilastra posicionada ao lado do veículo: mesmo não havendo obstáculo à frente, o sensor permanece acionado. O mesmo acontece quando estaciono próximo ao meio-fio, que é detectado pelo sensor dianteiro apesar de não haver um obstáculo na trajetória frontal do veículo.
Ou seja, o equipamento não está cumprindo adequadamente a finalidade para a qual foi instalado.
Desde a identificação do problema, já levei o veículo três vezes à concessionária para tentar solucionar a questão. Nas duas primeiras ocasiões, o veículo foi devolvido no mesmo dia, sem que o problema fosse efetivamente solucionado.
Na terceira vez, porém, deixei o veículo na concessionária e, nesta ocasião, fui informada de que seriam necessários três dias para que o problema fosse solucionado.
Entretanto, o prazo informado pela própria concessionária já foi ultrapassado. Já faz uma semana que estou sem o meu carro e, até o momento, o problema não foi solucionado. Também não recebi uma previsão concreta para a conclusão do reparo ou uma definição sobre qual solução será adotada.
A justificativa apresentada pela concessionária é de que está em contato com a montadora e aguardando um retorno. Entretanto, já se passou uma semana sem solução, sem previsão e sem qualquer orientação concreta sobre o que será feito.
Durante todo esse período, não me foi disponibilizado carro reserva. Como consequência, estou tendo que utilizar Uber diariamente para me deslocar ao trabalho, arcando com despesas que não existiriam se o veículo estivesse funcionando adequadamente.
Considero especialmente grave o fato de que o problema existe desde a instalação do acessório realizada pela própria concessionária e que, mesmo após três tentativas de atendimento, ainda não tenha sido apresentada uma solução definitiva.
Não estou buscando uma solução provisória ou uma nova tentativa de ajuste que simplesmente postergue o problema. Solicito o reparo definitivo do sistema de sensor dianteiro de estacionamento, garantindo que o equipamento funcione corretamente e cumpra a finalidade para a qual foi instalado.
Solicito também um posicionamento formal da concessionária/montadora, com a indicação objetiva da solução que será adotada e do prazo para conclusão do reparo.
Aguardo a resolução definitiva do problema e a restituição da funcionalidade adequada do veículo.
Compartilhe
Resposta da empresa
03/09/2026 às 14:40
Olá, Senhora Julia,
Em primeiro lugar aproveitamos a oportunidade para expressar nosso agradecimento pela escolha de um produto Mitsubishi. Nosso principal objetivo é sempre buscar a satisfação dos clientes.
Pedimos desculpas por todo transtorno e conforme contato realizado, em virtude do acionamento ao Procon, as respostas serão realizadas por meio dele.
A Mitsubishi permanece à disposição pelo telefone: 0800 702 0404 ou e-mail: [email protected]
Atenciosamente,
Andressa Cardoso
Mitsubishi Motors Brasil.