Cadeira de rodas Mobility com falhas e riscos de segurança: quedas, quebras e peças soltas

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

11/02/2026 às 07:26

ID: 240404837

Considerando que a Mobility é uma empresa especializada no desenvolvimento e fornecimento de cadeiras de rodas, com _know-how técnico_, o que mais me causa surpresa é que o produto que me foi entregue *não atende ao nível mínimo de confiabilidade e segurança esperados para esse tipo de equipamento*.

Como pessoa com lesão medular e usuária permanente de cadeira de rodas, *segurança não é um detalhe, é uma condição básica*.

Vale novamente enaltecer os episódios que passei/estou passando:

- Ocorrência de quedas, diretamente relacionadas à configuração inadequada do equipamento de anti-tombo, que inclusive paguei como adicional, esperei 20 dias para ser colocado, e no dia que estive experimentando na loja, se meu cuidador não tivesse me segurado eu teria caído para trás, ja que a qualidade do equipamento não me sustentou.
- Quebra das manoplas traseiras de condução, logo após minha chegada no Rio de Janeiro, gerando risco real de acidente
- Recentemente, a roda dianteira direita ficou bamba, com parafusos se soltando, novamente expondo-me a um risco direto de queda
- Além de outros problemas já ocorridos anteriormente, que inclusive me obrigaram a realizar substituições; encosto, lixa descolada do apoio dos pés, freios.

Ou seja, praticamente *TODAS AS PEÇAS* de uma cadeira de rodas. É *ÍNACREDITÁVEL* mesmo.

Compartilhe

Resposta da empresa

03/03/2026 às 14:14

A Mobility tem sério compromisso com seus clientes, ao mesmo tempo em que jamais aceitará abusos injustificados e calcados em interesses escusos.
A cadeira não apresentou nenhuma falha mecânica ou estrutural que tenha levado à queda, que se deu por costume de condução, prática e falta de treino. Toda cadeira de rodas pode virar para trás e levar à queda assim como, fazendo uma analogia, uma bicicleta com rodinha pode cair. Isso é tão fato que uma das coisas treinadas em Centros de Reabilitação é empinar e conduzir a cadeira (quando possível e de acordo com o diagnóstico) para que se reduzam esses riscos de queda.
Adicionalmente, no presente caso, foi instalada uma a roda antiqueda, por nossa recomendação técnica, equipamento para preveni-las e dar maior segurança. O cliente contou optou por REMOVÊ-LA, mesmo avisado dos riscos. Essa roda antiqueda funciona como uma rodinha de bicicleta - mais uma vez fazendo outra analogia - que ajuda a prevenir a queda. Para se instalar uma roda antiqueda em qualquer cadeira, é necessário fazer um furo no eixo e após a remoção, esse furo fica aparente, obviamente. Novamente o consumidor reclamou que esse furo era um defeito e exigiu a troca integral da cadeira. A questão se resolveria com a simples troca do eixo, sem o furo, mas a solução não foi aceita: exigiu uma cadeira totalmente nova, sendo que a adquirida não tinha nenhum defeito.
Como em relatos que temos gravados, segundo o consumidor, em uma das quedas ocorreu a quebra das manoplas usada por terceiros para empurrar a cadeira, ou seja, quebra oriundo da queda. Isso não é coberto pela garantia e nem caracteriza defeito do produto, mas dano causado pelo próprio usuário. Se alguém cai de uma moto e o retrovisor quebra, isso não é defeito do produto.
Mesmo assim nos propusemos à troca dos punhos, sem custo, o que foi recusado pelo consumidor. A questão foi judicializada pelo cliente e o Judiciário entendeu por cumprida a obrigação cautelar da Mobility.

Deferido o pleito, a parte requerida esclareceu que questões relativas à importação do
produto impediriam o pronto cumprimento da determinação. Todavia, forneceu ao autor cadeira
de rodas de valor muito superior àquela adquirida pelo consumidor. Em sua derradeira
manifestação, o requerente apresenta alguns pontos acessórios (encosto da cadeira e
composição do pneu) para sustentar que a liminar não foi cumprida. Feitos esses
esclarecimentos, tenho que a parte requerida demonstrou a boa-fé que se espera dos litigantes
e, ao menos em juízo preliminar, cumpriu a determinação judicial.


O despropósito do pedido será amplamente comprovado no curso da ação e caberá ao consumidor suportar todos os ônus legais, inclusive periciais e da imagem comercial desta empresa.
A Mobility, em 17 anos de existência, soma pouquíssimas reclamações em Reclame Aqui e ótima Avaliação em Google. Somos uma empresa muito séria e cumpridora da lei e dos direitos do consumidor e da pessoa com deficiência e não toleramos oportunismos e má fé. Prezamos pela relação com o cliente pois, no nosso caso, o produto que trabalhamos implicará uma relação duradoura, seja de manutenção, ajustes, avaliações periódicas de posturas , etc, relação esta que deve se dar no plano do respeito recíproco e da boa fé objetiva das partes.

Atenciosamente,

Mobility Brasil