Empresa de modelos Jobs não realiza fotos prometidas e se recusa a devolver o valor pago

Em réplica
Belo Horizonte - MG
22/05/2026 às 06:26
ID: 249362617
Contratei os serviços da empresa de modelos Jobs e assinei contrato no dia 05/12. Desde o início tive dificuldades para conseguir realizar as fotos prometidas pela empresa. Durante todo o período até a data do meu intercâmbio, em 10/04, houve apenas uma única tentativa de agendamento, feita de forma totalmente inviável, me avisando na tarde de um dia para comparecer na manhã seguinte.
Para a realização desse tipo de ensaio é necessário preparo prévio, como unhas feitas, cabelo organizado e toda uma preparação pessoal, o que não era possível de um dia para o outro. Informei isso na ocasião e, após essa tentativa, não houve qualquer novo contato ou esforço da empresa para reagendar.
Com a chegada do meu intercâmbio para Malta, a prestação do serviço se tornou inviável, já que não tenho previsão de retorno ao Brasil. Diante disso, solicitei o cancelamento e o reembolso dos valores pagos, porém desde então não obtenho qualquer retorno da empresa. Além de não resolverem a situação, sequer respondem minhas mensagens.
Me sinto extremamente prejudicada pela falta de suporte, pela ausência de cumprimento adequado do serviço contratado e pela falta de respeito com o consumidor. Solicito apenas o estorno dos valores pagos, já que não houve qualquer prestação de serviço por parte da empresa.
Compartilhe
Resposta da empresa
01/06/2026 às 09:07
Prezada Synara,
Agradecemos por compartilhar sua percepção sobre sua experiência conosco.
Lamentamos que tenha ficado insatisfeita e gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes para que a situação seja compreendida de forma completa.
O contrato firmado entre as partes possui validade de 12 meses, justamente para proporcionar flexibilidade na execução dos serviços, considerando que mudanças de rotina, compromissos pessoais, viagens e demais circunstâncias podem ocorrer ao longo desse período.
Também é importante destacar que o agendamento das produções fotográficas é realizado mediante solicitação e disponibilidade informada pelo próprio modelo, uma vez que a agência não possui acesso à rotina individual de cada participante. Dessa forma, a organização das datas depende da manifestação de interesse e disponibilidade do contratado durante a vigência contratual.
Com relação ao intercâmbio realizado para Malta, compreendemos que se trata de uma oportunidade importante em sua vida. No entanto, essa mudança ocorreu por decisão e circunstâncias pessoais, independentes da atuação da agência. Por esse motivo, a impossibilidade de comparecimento às atividades contratadas decorre de uma condição particular e não da indisponibilidade dos serviços oferecidos pela empresa.
Ressaltamos ainda que nossa equipe permanece disponível e ativa para atendimento, com respostas diárias aos contatos recebidos. O que não foi possível acolher foi o pedido de cancelamento com devolução dos valores, uma vez que essa hipótese não está prevista nas condições contratuais firmadas entre as partes.
Por fim, reforçamos que a empresa continua à disposição para prestar os serviços contratados dentro do período de vigência do contrato, buscando sempre atender nossos modelos da melhor forma possível.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais através dos nossos canais oficiais de atendimento.
Atenciosamente,
Equipe Jurídica da Agência Model Jobs
Réplica do consumidor
05/06/2026 às 22:00
Prezados,
Agradeço o retorno, porém discordo de alguns pontos apresentados.
Possuo registros e prints das conversas que demonstram que houve um período superior a três meses sem qualquer prestação efetiva de serviço, inclusive com a justificativa de que a agência estava em período de final de ano. Durante esse tempo não foram ministradas as aulas previstas nem foram disponibilizadas datas para a realização das fotos.
Desde a assinatura do contrato, em dezembro, deixei claro à agência que tinha um intercâmbio programado para abril e que meu objetivo era concluir todo o processo antes da viagem. Inclusive, informei que desejava ter o book pronto para utilizá-lo durante minha estadia na Europa, onde pretendia buscar oportunidades na área da moda.
Apesar disso, durante todo o período anterior ao embarque, houve apenas uma única tentativa de agendamento para fotos, comunicada com menos de 24 horas de antecedência. Tratava-se de um ensaio que exigia preparação prévia, tornando inviável minha participação de um dia para o outro. Após essa ocasião, não houve novas datas disponibilizadas nem novas tentativas de agendamento.
Portanto, a situação não se resume ao fato de eu estar atualmente fora do Brasil. O ponto principal é que o serviço não foi efetivamente executado durante os meses em que eu estava no país e disponível para realizá-lo, apesar de ter informado previamente minha necessidade de concluir o material antes do intercâmbio.
Infelizmente, o principal objetivo da contratação era justamente obter o book e participar das atividades antes da viagem. Como isso não aconteceu, o serviço perdeu a finalidade para a qual foi contratado, razão pela qual solicitei o cancelamento e a devolução dos valores pagos.
Permaneço aberta a uma solução amigável, mas também resguardarei meus direitos apresentando toda a documentação e os registros das conversas, caso seja necessário.