RECLAMAÇÃO BARULHO NO MOTOR IDENTIFICADO A PARTIR DE 12.000 KM,DENTRO DA GARANTIA

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Jardinópolis - SP

24/07/2026 às 15:44

ID: 254767265

RECLAMAÇÃO FORMAL HONDA MOTOS E CONCESSIONÁRIA MOTOASA MAURÍLIO BIAGI RIBEIRÃO PRETO.
Venho, por meio desta, registrar minha profunda insatisfação com o atendimento prestado pela Honda Motos e pela concessionária Motoasa Maurício Biagi, Ribeirão Preto, em relação à motocicleta Honda CG 160 Titan, ano/modelo 2023, cor cinza, Placa *****, chassi n *****.

Desde a aquisição do veículo, todas as revisões obrigatórias foram realizadas rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos pela fabricante, sempre na concessionária autorizada Motoasa da Av. Maurilio Biagi em RibeirãoPreto. Todas as trocas de óleo e demais manutenções seguiram integralmente as recomendações da Honda, justamente para preservar a garantia de fábrica.

Entretanto, desde a revisão dos 12.000 km, comecei a relatar um barulho anormal proveniente do motor, solicitando que fosse realizada uma verificação detalhada. Em todas as revisões seguintes, inclusive na de 18.000 km e nas posteriores, a reclamação foi repetida verbalmente. No entanto, a resposta dos mecânicos da concessionária era sempre a mesma: que haviam realizado um teste de rodagem e que a motocicleta estava em perfeitas condições.
Posteriormente, verificamos que essas reclamações (barulho do motor) sequer foram registradas nas ordens de serviço pelas consultoras técnicas responsáveis por preencher estas OSs, apesar de terem sido comunicadas por mim (*****), verbalmente, diversas vezes. Fato questionado à sra Denise (uma das consultoras), via WhatsApp no dia 16/7/26 , o motivo pelo qual estas minhas reclamações sobre este barulho não constava nas OSs a partir da revisão de 12.000 KM. Ainda estou no aguardo de uma resposta.

Além do barulho no motor, a moto começou a engasgar em velocidade de 110 a 120 km (observação constante em OSs)
Inclusive, na OS n *****, da revisão de 24.000 KM, consta minha reclamação de que a moto estava queimando óleo o que, segundo o mecânico que realizou a revisão, nada de anormal foi constatado.
Após a revisão dos 36.000 km e depois de sucessivas reclamações nas revisões, sobre o fato de a moto estar engasgando em alta rotação (110 a 120 km), foi feito um teste na bomba de combustível onde constatou-se que realmente existia um problema na bomba de combustível, serviço de troca da bomba que foi autorizado pela Honda, sem questionamentos, sem custos por estar dentro do prazo da garantia. Porém, no dia agendado para a realização da troca desta bomba de combustível, reforçamos/reclamamos mais uma vez sobre o barulho estranho no motor para o mecânico chefe Erivon e ele, finalmente, deu uma atenção ao nosso caso.(REPITO, VÍNHAMOS RELATANDO SOBRE ESTE PROBLEMA DESDE A REVISÃO DE 12.000 KM)
Então, mais tarde, Erivon me chamou para conversar, e me explicou que seria necessário abrir o motor para verificar a origem do barulho pois, ele mesmo concordou que a moto apresentava um barulho anormal no motor. Isso próximo ao encerramento da garantia de fábrica. Erivon me pediu autorização para abrir o motor, o que foi de pronto autorizado por mim.
Após a desmontagem, fui informado de que foi constatada a existência de uma guia de válvula (guia de escape) danificada que ocasionou desgaste e outros danos internos. Ressalte-se ainda que a bomba de combustível estava sendo substituída pela própria Honda em razão de defeito apresentado pela motocicleta.
Apesar de todo esse histórico de reclamações durante o período de garantia e da constatação de falhas mecânicas, fomos surpreendidos com a informação de que a Honda negou o reparo em garantia, alegando "desgaste natural" e "utilização de combustível adulterado", sob o argumento de carbonização do motor.
Essa justificativa não condiz com a realidade. A motocicleta possui baixa quilometragem para apresentar um desgaste dessa natureza, sendo utilizada exclusivamente para deslocamento entre residência e trabalho, sem utilização para aplicativos de transporte, entregas ou qualquer atividade de uso severo.

Assim sendo, entendo que houve falha na prestação do serviço pela concessionária, que ignorou por diversas revisões um defeito informado por mim, deixando de registrar as reclamações nas OSs e retardando o diagnóstico até o final do período de garantia.

Caso a investigação tivesse sido realizada quando o problema foi inicialmente comunicado, os danos poderiam ter sido evitados ou minimizados.

Diante dos fatos, solicitamos que a Motoasa e a Honda Motos revejam imediatamente esta decisão, reconheça o defeito apresentado durante o período de garantia e autorize o reparo integral do motor, sem qualquer custo ao consumidor.

Caso não haja solução administrativa, adotaremos as medidas cabíveis junto ao Procon, consumidor.gov.br e ao Poder Judiciário, buscando o cumprimento dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, inclusive quanto à reparação dos prejuízos sofridos.
Esperamos que a Motoasa, juntamente com a montadora Honda, empresas reconhecidas pela qualidade de seus produtos e serviços, trate este caso com a seriedade e a transparência que seus consumidores merecem.

Compartilhe

Resposta da empresa

27/07/2026 às 14:06

Olá, Viviani.
Antes de tudo, lamentamos a insatisfação relatada e compreendemos sua preocupação em relação ao ocorrido.
Entendemos a importância dos apontamentos apresentados.
Conforme informado anteriormente, o caso foi analisado pela Honda, responsável pela avaliação técnica e pela decisão quanto à cobertura em garantia. Após a análise realizada, a fabricante concluiu seu posicionamento e apresentou formalmente a resposta sobre o atendimento, incluindo os critérios técnicos que fundamentaram a decisão.
Dessa forma, esclarecemos que a concessionária já prestou todas as informações e realizou os procedimentos necessários dentro de sua atuação, seguindo as orientações e definições estabelecidas pela Honda. Assim, neste momento, não há novas informações ou providências a serem acrescentadas por nossa equipe, uma vez que a manifestação oficial da fabricante já foi apresentada.
Lamentamos que o desfecho não tenha atendido às suas expectativas e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos relacionados aos atendimentos realizados pela concessionária.

Réplica do consumidor

27/07/2026 às 20:10

Negativa indevida de garantia - Recusa em apresentar laudo técnico

"Infelizmente a alegação na resposta da Motoasa de que "a concessionária já prestou todas as informações e procedimentos necessários..." não procede pois, solicitamos diversas vezes o laudo técnico confirmando o mau uso da motocicleta (combustível adulterado), bem como as fotos do motor e da peça (válvula de escape) com defeito e, até o momento, não recebemos.

A moto começou a apresentar barulho estranho no motor com 12.000km. Em todas as revisões posteriores vínhamos reclamando com os mecânicos e consultores técnicos mas não foi dada a devida atenção. Feita a revisão de 36.000 km, onde foi trocado o rolamento da cx de direção, verificamos que os chicotes de iluminação/partida foram colocados de maneira errada. Então foi solicitada a devida correção destes chicotes. Nesta ocasião, foi relatado novamente o problema de corte de giro/engasgo (descrito nas revisões de 30.000(n*****) e 36.000 km(n*****) ) no qual sempre eram as mesmas respostas, tanto com relação ao barulho do motor e demais queixas que julgamos relevantes a serem consideradas : "A gente deu uma volta com ela e está tudo normal..." Cansei de ouvir esta frase, com a sensação de pouco caso por parte dos mecânicos.

No dia da correção dos chicotes, relatei mais uma vez ao mecânico Ariel o problema do engasgo. Então Ariel fez teste na bomba de combustível e constatou que havia problema nela. Solicitou-se então a troca da bomba dentro da garantia, procedimento aceito pela Honda.
No dia agendado para a troca da bomba de combustível, mais uma vez, novamente, denovo reclamamos ao chefe da oficia Erivon sobre o barulho que, à nossa percepção e experiência com as motocicletas anteriores que tivemos, não se tratava de um barulho normal e que havia algo de errado. Repito: DENOVO FOI RECLAMADO SOBRE O BARULHO NO MOTOR.
Então Erivon disse que iria sim verificar e retornar. No retorno, Erivon disse que detectou sim um barulho anormal provavelmente um problema de motor. Pediu autorização para abrir o motor. Autorizado.
Ao abrir o motor, Erivon relatou que encontrou um defeito na guia/válvula de escape, fato que não está relacionado com combustível. Esta peça está faltando pedaço/lascada. Solicitamos para a consultora Denise as fotos desta válvula e do motor aberto que, segundo Erivon, foram enviadas para Análise da Honda, solicitação que até o momento não foi atendida.


Agora, a Honda/Motoasa nega o reparo alegando "combustível adulterado" com base em uma suposta "análise dos engenheiros da Honda".

Sendo assim, ressalto que:
1. Não foi apresentado nenhum laudo técnico. Solicitamos o laudo dessa análise, bem como as fotos do motor que o mecânico Erivon prometeu de nos enviar através da consultora Denise e até agora estamos tendo a negativa de entrega.
2. A alegação não procede. Abastecemos sempre no mesmo posto e diversas outras motos abastecem lá e não apresentam o mesmo problema. Se fosse combustível adulterado, haveria diversas motos com baixa quilometragem com o mesmo defeito.
3. Houve falha no atendimento preventivo. Reclamamos do barulho desde os 12.000km e não fomos ouvidos. Só deram atenção nos últimos dias de garantia da moto.

Não concordamos com a negativa de garantia. O defeito na válvula de escape é de fabricação e foi constatado dentro do período de garantia.

Sendo assim, solicito:
1. O conserto do motor em garantia
2. A apresentação imediata do laudo técnico/fotos do motor que alegam ter.

Caso contrário tomaremos as medidas cabíveis junto ao Procon e via judicial."