Degradação de Desempenho e Funcionalidade do Moto G54 Após Atualização para Android 14

Comprei um smartphone Motorola G54 no início de fevereiro/2024 e inicialmente o aparelho era fantástico, super rápido e fluido. A câmera era muito ágil e tirava fotos perfeitas. No entanto, há cerca de 45 dias, o aparelho recebeu uma atualização para o Android 14, e desde então, começaram os problemas.

Problemas Enfrentados:

1. Bateria: Antes da atualização, uma carga de 80% durava cerca de 36 horas. Após a atualização, preciso recarregar o aparelho todas as noites.
2. Câmera: A câmera, que antes funcionava perfeitamente, agora apresenta vários problemas:
- Se você tirar uma foto e movimentar o celular após o disparo, há um atraso e a foto fica borrada ou em outra posição.
- Os disparos contínuos travam a partir da sétima ou oitava foto e, às vezes, a câmera simplesmente fecha.
- A gravação de vídeo apresenta delay, exibindo a imagem anterior ao movimento por alguns segundos após a mudança de direção.
3. Desempenho Geral: O aparelho perdeu desempenho, ficando muito mais lento e com vários travamentos.

Medidas Tomadas:

- Redefini as configurações dos aplicativos.
- Restaurei as configurações de fábrica do aparelho.

Mesmo após essas tentativas, os problemas persistem. Entrei em contato com o suporte da Motorola via X (antigo Twitter) e fui informado que não é possível voltar para o Android 13.

Comparação com Outros Aparelhos:

Gostei tanto do aparelho que comprei mais dois Moto G54 em lojas diferentes: um para meu marido e outro para meu filho. Somente eu atualizei para o Android 14 e os outros dois aparelhos, que ainda estão com Android 13, continuam funcionando perfeitamente, com desempenho rápido e câmeras e baterias funcionando como deveriam.

Exigências como Consumidor:

1. Solução Imediata: Exijo que a Motorola lance um patch para corrigir esses bugs gigantes que surgiram após a atualização para o Android 14.
2. Permissão para Downgrade: Alternativamente, a Motorola deve encontrar uma forma de permitir o downgrade para o Android 13.
3. Substituição do Aparelho: Se nenhuma dessas soluções for viável, exijo a substituição do meu aparelho por um novo que funcione conforme anunciado, sem os problemas trazidos pela atualização.

É inaceitável que um aparelho que funcionava de maneira exemplar se transforme em um "peso de papel tecnológico" após uma atualização oficial. Como consumidor, exijo respeito e uma solução rápida para este problema.

Aguardo uma resposta urgente e uma solução eficaz para o meu caso.

21/05/2024 às 09:19

Bom dia, Priscila!

Como está?

Meu nome é Claudia, será um prazer te auxiliar nessa manifestação.

Recebemos sua manifestação e agradeço a oportunidade de analisar o seu caso, vou verificar a melhor forma de poder ajuda-lo em tudo que esteja ao meu alcance.

Tentei contato nos números:
1699721**** às 09:03 sem sucesso- caixa de recados
173523**** às 09:04 sem sucesso- verificar o número discado

Como você nos informa já ter realizado os procedimentos sem sucesso, inclusive a restauração de fábrica, informo que é de extrema importância que o aparelho seja encaminhado para análise de nossa assistência, pois desta forma o problema mencionado poderá ser devidamente corrigido. Nossos técnicos terão ainda mais critério para analisar o seu aparelho e assim sanar esta falha mencionada. A cerca de 90% dos casos o aparelho é reparado em até 2 dias. Posso solicitar prioridade no atendimento e atenção na análise para ser feito o mais rápido possível.

Caso seja um encaminhamento pessoalmente, posso verificar a possibilidade de agendamento para o reparo rápido (fast repair).

A Motorola está realizando o serviço de agendamento, onde o seu aparelho será analisado dentro dos primeiros 30 minutos para verificar a possibilidade de reparo em duas horas. E se observado que o produto necessitará mais de duas horas para ser reparado, você será avisada por um técnico.

Caso tenha a disponibilidade do serviço (fast repair), deseja agendar um horário para levar o seu aparelho na assistência?

Caso sim, me informe por gentileza os dias da semana que você tem disponibilidade e 3 horários de sua preferência com 15 minutos de diferença.

Caso aceite, peço por gentileza confirmar os seguintes dados para verificar uma assistência mais próxima para envio:

Seu aparelho sofreu algum dano por líquido ou está com a tela quebrada/trincada?

Nome completo:
Modelo do aparelho:
CPF: ( sem traços e pontos )
Data de compra:
Bairro:
Cidade:
Estado:
CEP:
IMEI 1 do aparelho: (essa numeração é o serial do aparelho ele possui 15 dígitos e começa com 35, você localiza na nota, na embalagem em uma das laterais, ou discando pelo aplicativo telefone o código *#06#).

Obs: Deixe em anexo uma cópia legível e completa da Nota Fiscal do aparelho. Caso você não possua a Nota Fiscal em seu poder, você pode solicitar a segunda via ou solicitar uma declaração fiscal (em papel timbrado, possuindo todas as informações da loja, do titular e do aparelho, carimbada e assinada pelo gerente da loja) onde o aparelho foi adquirido.

Aguardo seu retorno!

* Qualquer dúvida, permaneço a disposição (via mensagem privada) para auxiliar da melhor forma possível.

Minha disponibilidade é de segunda á sexta das 08:00 ás 16:00 e eu possuo o prazo de 24 horas úteis para te retornar a cada mensagem sua enviada.

24/05/2024 às 13:49

Onde fica a assistência em Taquaritinga -SP?

27/05/2024 às 13:30

Boa tarde, Priscila!

Como está?

Preciso do endereço completo com cep para verificar a Autorizada mais próxima.

10/06/2024 às 15:18

O canal para contato é este aqui, não posso atender o telefone no serviço, então é óbvio que não teve sucesso. Para melhorar a situação, além de um dos aparelhos apresentarem lentidão após a atualização, um dos outros dois aparelhos que comprei e não atualizei começou a apresentar perda de função. Em destaque, os gestos: Lanterna Rápida não funciona mais e 3 dedos na tela para tirar print não funciona mais. É engraçado, pois ao habilitar a função e clicar no TESTAR funciona normal, mas sai da tela de teste não funciona mais. É motorola. Decepcionante. Ah, meu cep é 15900-041, n. 29.

11/06/2024 às 13:38

Boa tarde, Priscila!

Como está?

Atendemos apenas 1 aparelho por manifestação. Nesse id estamos atendendo o G54 com falhas na câmera, bateria e lentidão.

Para consultar Autorizada é necessário que você envie todos os dados solicitados. Por favor, envie exatamente nessa ordem:

Nome completo:
Modelo do aparelho:
CPF: ( sem traços e pontos )
Data de compra:
Bairro:
Cidade:
Estado:
CEP:

Você mesma pode realizar o agendamento na assistência, basta acessar o link:

Importante: se cadastre no site e siga os seguintes passos:

1- Clique em Suporte Técnico a Produtos
2- Clique em Solicite ou acompanhe seu reparo
3- Coloque seu CPF + IMEI do aparelho
4- Siga preenchendo conforme o site pede.

- O IMEI 1 você localiza na nota, na embalagem em uma das laterais, discando pelo aplicativo telefone o código *#06# ou acesse: Menu > Configurar > Sistema > Sobre o dispositivo > Status > informações de IMEI), ele possuiu 15 dígitos e geralmente começa com 35.

Reclame Aqui | Motorola Brasil

Está com problemas com Motorola do Brasil?