Negativa de garantia e problemas em veículo seminovo

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Pato Branco - PR

01/07/2025 às 21:17

ID: 221043419

Venho reclamar de um veículo sem-novo adquirido no dia 09 de maio de 2025. O veículo ainda na garantia dos 90 dias, foi negado o serviço, quando me foi oferecido a manutenção do veículo em dia, o que não verdade, o veículo apresenta vários problemas que a principio o primeiro problema seria a troca de velas e ainda existe um vazamento no duche que não foi informado pela Gestauto que disse que estava editando o pedido, ou seja a oficina mandou o orçamento, a Gestauto mudou o orçamento, diverge do que a oficina relatou, tive que pagar o scanner do meu bolso conforme pdf, voltei na filial deles e o gerente me disse que nada poderia fazer que isso era com o pós venda e pelo site, quando cheguei em casa fui ver que era a Gestauto a mesma que negou a troca de velas, sendo que o veículo não tem nem dez mil km rodado, vou anexar documentos e estou no aguardo da solução é um absurdo, comprar carro nesse ambiente pelo nome dessa empresa, se eu sonhasse que essa marca é tão descompromissada com a sua qualidade e a sua reputação, eu teria comprado o carro em qualquer garagem sem nome, tenho certeza que não teria a metade dos problemas que estou tendo com essa loja, solicito o reparo imediatamente o veiculo esta parado desde o dia 18, o veículo foi comprado para complementar renda, sendo alugado para o uber, agora estou sem o aluguel do veiculo e o motorista sem o ganho diario dele, solicito uma solução imediata, pois o carro esta na garantia, não foi feito a manutenção preventiva antes de me entregar o veículo, pois o veículo já começou a dar problemas e o primeiro problema é esse, após ser consertado esse problema, irei passar novamente o scanner, para averiguar se realmente é só este defeito, aguardo a autorização para o conserto.

Compartilhe

Resposta da empresa

24/07/2025 às 09:02

Prezada Junara,

Em atenção a reclamação, informamos que o veículo foi adquirido em 24/04/*******, onde o consumidor procedeu com a vistoria prévia no ato da compra. Lhe facultamos a presença de um mecânico de sua confiança para análise e confirmação do estado do bem.

Independentemente da forma em que se deu a negociação preliminar, se no estabelecimento ou online, a compra e venda é concretizada presencialmente, momento em que é concedida a oportunidade ao COMPRADOR(A) (ou a quem este autorizar) de vistoriar o VEÍCULO, antes de aceitá-lo, de assinar o CONTRATO, assim como o check-list de entrega do VEÍCULO.

Além disso, não constam ressalvas no check-list assinado e o laudo cautelar se encontra aprovado. O laudo cautelar realizou uma análise completa da originalidade do veículo e sua estrutura, também a análise documental do automóvel e seu histórico.

No ato de retirada do veículo, a cliente assinou o documento de retirada com os seguintes dizeres:

Recebi da Movida S.A, nesta data, o veículo acima identificado no estado de conservação, uso e funcionamento indicados, tornando-me integramente responsável por todos os fatos e/ou atos relacionados ao mesmo, ocorridos a partir do presente momento, especialmente multas e respectivas pontuações e eventuais danos de quaisquer natureza que ocorrerem com este ou provocados pelo mesmo a terceiros. Declaro e afirmo que os itens de funcionamento e acessórios do respectivo veículo encontram-se em perfeitas condições de uso.

A clausula 7 do contrato de compra e venda, item (I) está ciente e concorda que o veículo é vendido no estado em que se encontra - de acordo com o que consta do laudo de perícia cautelar anexo - que rubricado pelas partes contratantes, faz parte integrante e indissociável do presente contrato.

Conforme clausula 7 do contrato de compra e venda, item (IV) o VEÍCULO possui garantia legal de 90 (noventa) dias contados da assinatura do presente CONTRATO. Referida garantia não se aplica nas hipóteses de desgaste natural de peças e/ou componentes pelo uso, bem como nos casos de constatação, pela VENDEDORA, de danos decorrentes da má utilização e/ou uso indevido do VEÍCULO pelo(a) COMPRADOR(A), falta de manutenção preventiva em conformidade com as especificações constantes do manual do fabricante e nos casos de alteração das características originais do VEÍCULO. A VENDEDORA não garante a venda de VEÍCULO com garantia suplementar de fábrica e, caso esta ainda esteja vigente, a responsabilidade será exclusiva da montadora.

A clausula 7 do contrato, item (V) informa que o consumidor está ciente e concorda que se responsabiliza por todos atos e/ou fatos, ações, reparações, indenizações, multas, infrações administrativas, ambientais, civis e/ou criminais, independentemente de dolo e/ou culpa, impostos e taxas, referente ao VEÍCULO objeto deste CONTRATO, a partir da data de retirada do VEÍCULO, concordando desde já com a sua denunciação à lide em caso de a VENDEDORA vir a ser processada por terceiros a qualquer titulo em razão da posse do VEICULO.

Analisamos o histórico de acionamento com a Gestauto e consta aviso de sinistro em 18/06/******* referente a pendência mencionada, porém o serviço foi recusado, pelo fato dos itens/serviços estarem fora da cobertura referente a garantia.

A recusa por parte da Gestauto se deu conforme clausula 5 do manual de garantia.

5. EXCLUSÃO

https://*******ão excluídos todos os itens e peças cujo defeito é decorrente de desgaste natural. Exemplo: cabos de vela, bobina de ignição, vela, kit embreagem (platô, disco, rolamento e atuadores da embreagem), discos e pastilhas de freio, vela aquecedora, volante do motor, retentores, anéis de vedação, rolamentos, coifas (guarda pó), molas, amortecedores, batentes, terminais dedireção, pivô de suspensão, bieletas da barra estabilizadora, barra axial da direção, coxins do motor/câmbio, mangueiras ,baterias, guarnições, anéis, lâmpadas, todos os itens em plástico e borracha, buchas em geral e etc.

Atenciosamente,

Bruno | Seminovos Movida.