Bravecto 20-40kg não fez efeito Cachorro continua com pulgas após 7 dias

Respondida
Santa Bárbara dOeste - SP
29/05/2025 às 13:06
ID: 218331525
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesAdquiri o medicamento Bravecto 20-40kg (código de barras ***** | lote ***** | fabricação: Mai/24 | validade: Abr/26) para meu cachorro, seguindo todas as instruções corretamente. Administrei o comprimido no dia 22/05/2025, conforme orientação da bula e do veterinário, que informa que o efeito contra pulgas deve ser completo em até 12 horas após a administração.
No entanto, hoje, 29/05/2025, ainda encontro pulgas vivas andando no meu cachorro, o que mostra que o produto não fez o efeito esperado. Isso é extremamente frustrante, principalmente por se tratar de um produto caro, de uma marca reconhecida e que promete proteção prolongada.
Peço que a MSD Saúde Animal investigue o caso e me dê um posicionamento, pois estou preocupada com a saúde do meu pet e decepcionada com a eficácia do produto. Gostaria também de saber se há alguma possibilidade de substituição do produto ou reembolso, já que claramente não cumpriu com o prometido.
Aguardo retorno urgente.
Compartilhe
Resposta da empresa
04/06/2025 às 08:16
Prezada Cristina,
É importante reforçarmos que Bravecto é um produto sistêmico, ou seja, não possui ação REPELENTE.
Após ingerido ou no caso do transdermal aplicado, o produto fica no sangue do animal e pulgas e carrapatos precisam picar o cão para morrer (para pulgas 8 horas e carrapatos em até 12 horas).
Não existe possibilidade de ação repelente desse produto (os carrapatos e pulgas precisam subir no cão para picá-lo) portanto o esperado é realmente vermos estes ectoparasitas vivos, após o contato com o sangue do animal, eles irão morrer.
O Bravecto não possui deposito em pele, sendo assim, não possui ação repelente.
Caso antes da administração o proprietário já visualize os ectoparasitas, importante salientar que pode estar ocorrendo ciclo ambiental, onde o medicamento não consegue matar os ovos que ainda não eclodiram (nasceram), onde em aproximadamente 45 dias (o produto já está agindo no organismo desde a administração), se encerre este ciclo.
Realmente dependendo da rotina e época do ano essa visualização, pode ocorrer com mais frequência pois o produto não tem ação no ambiente, portanto ao passear, contato com outros cães ou ativamente se um carrapato entrar na casa, você o observará andando no cão até que ele se fixe (isso pode levar até 2 horas) para que então ele morra 12 horas depois.
Atenciosamente
Ariane