Solicitação de reembolso negada devido a cancelamentos de aulas e falta de comprometimento do curso de inglês.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Santo André - SP

16/08/2025 às 11:13

ID: 224669571

Bom, me inscrevi no curso de inglês do projeto, por conta da proposta de horário e valor, que era bem acessível.
Porém, o barato saiu caro.
Em menos de dois meses de aula a professora cancelou aula por duas vezes. Na primeira, a professora cancelou porque disse que estava fazendo mudança. Bom, se você trabalha de sábado, lecionando, como você marca uma mudança para o dia e horário de trabalho? A professora conversou sobre repor a aula. Aí já tivemos que alterar nosso horário. Na segunda, reclamei e saí do grupo, pois curso que cancela aula por qualquer motivo e com frequência, não atende ao que necessito.
Assim que reclamei, a professora mudou o discurso e disse que teria a aula sim!
Que falta de comprometimento é esse?
No contrato não tem cláusula de reembolso no caso de o curso não atender as necessidades da estudante. Portanto, pedi o reembolso por esses motivos e tive meu pedido negado.
Porém o código do consumidor prevê que se o curso não atende o que é necessário o reembolso deve ser realizado.

Solicito o meu reembolso, pelo motivo do curso não ter cumprido com o que foi combinado

Em anexo print das aulas sendo canceladas, em ambas as ocasiões. Destaque para a segunda, que a professora resolve dar a aula logo após a minha reclamação

Compartilhe

Resposta da empresa

16/08/2025 às 11:23

Olá.
Aqui é a Marina, diretora do Projeto Mulheres no Topo.

Lamentamos que sua experiência não tenha atendido às suas expectativas. Entretanto, é importante esclarecer alguns pontos:

Sobre cancelamentos de aula

Diferente do que foi relatado, houve apenas um cancelamento efetivo de aula, que já está sendo devidamente reposto em duas aulas, com acréscimo de 30 minutos cada.

No episódio citado como segundo cancelamento, a professora comunicou às 7h da manhã que poderia haver um imprevisto (a aula seria às 8h30). Às 7h30, ela conseguiu resolver a situação e confirmou que a aula aconteceria normalmente, sem qualquer interrupção. Ou seja, essa aula não foi cancelada.

Sobre a primeira reposição
A situação ocorreu devido a uma mudança residencial. Infelizmente, existem prédios que só permitem mudanças em finais de semana, o que foi o caso da professora. Ainda assim, ela imediatamente combinou a reposição, garantindo que as alunas não perdessem conteúdo.

Sobre o contrato e reembolso

Conforme cláusula contratual, a matrícula implica ciência de que não há devolução dos valores pagos em caso de cancelamento por iniciativa da aluna.

Nosso compromisso com a prestação do serviço vem sendo cumprido integralmente: todas as aulas foram ministradas, e inclusive temos as gravações de cada encontro como comprovação.

Sobre a alegação de descumprimento
O Projeto não deixou de cumprir nenhuma obrigação contratual. Todas as aulas previstas foram dadas ou repostas, e o material pedagógico foi disponibilizado normalmente. Portanto, não há respaldo contratual ou legal para o reembolso solicitado, já que o serviço foi prestado conforme acordado.

Reforçamos que nosso compromisso é sempre com a qualidade do ensino e com o respeito às nossas alunas. Seguimos à disposição para qualquer esclarecimento adicional e mantemos as portas abertas caso queira retomar seus estudos conosco.

Atenciosamente,
Marina Diretora do Projeto Mulheres no Topo

Réplica do consumidor

16/08/2025 às 11:32

poderia cancelar a aula não. Na mensagem a professora escreveu claramente que não teria a aula. só mudando de fala após a minha reclamação.

atender ao contrato é cumprir os dias e horários acordados entre as partes. o que não aconteceu.

Réplica da empresa

16/08/2025 às 11:58

Reforçando os fatos:

No episódio citado como segundo cancelamento, não houve cancelamento efetivo. Conforme a própria aluna mencionou no Reclame Aqui, a professora comunicou em mensagem particular que estava com uma lesão ocular e, naquele momento, poderia não conseguir lecionar. No entanto, em menos de 30 minutos, após aplicar um colírio mais forte, a dor diminuiu e ela confirmou que conseguiria dar a aula normalmente.

Ou seja, a aula aconteceu sem interrupções. A própria aluna foi convidada a participar, mas optou por não assistir e preferiu registrar a reclamação.

Ressaltamos que o único cancelamento real foi no dia 12/07, em razão de mudança residencial (autorizada pelo prédio apenas no fim de semana). Essa aula já foi reposta em duas aulas subsequentes, com acréscimo de 30 minutos cada.

Temos gravações de todas as demais aulas, que comprovam o cumprimento integral do calendário e a prestação do serviço contratado.

Dessa forma, reafirmamos que o Projeto está em conformidade com o contrato e com suas responsabilidades acadêmicas. A única solução que podemos oferecer neste momento é o retorno da aluna às aulas, pois as mesmas vêm acontecendo regularmente e a carga horária está sendo cumprida.

Réplica do consumidor

16/08/2025 às 12:08

A professora mandou mensagem as 7h06 da manhã, afirmando que não haveria aula. inclusive dizendo ao final da mensagem "até semana que vem". Ou seja, ela cancelou a aula.

À partir do momento que ela AFIRMOU que não haveria a aula, me programei para realizar outra atividade, pois faço outras coisas na minha vida e não tenho que ficar à disposição do curso, tendo em vista que a professora cancelou a aula.

Reafirmo que a professora só disse que a aula aconteceria após a minha reclamação feita no grupo.

Agora, eu como estudante, me programo para que as aulas aconteçam conforme acordado. Na primeira vez foi compreensível, na segunda já foi demais.

E digo novamente, a professora afirmou que não haveria aula, conforme print em anexo. Portanto não há comprometimento com as alunas aqui.

Solicito novamente que seja feito o reembolso, o que é o correto, pois o que foi acordado não foi cumprido.

Que não haja o reembolso integral, mas que seja feito o reembolso deste mês e do próximo, para honrar o que se foi firmado e não cumprido

Réplica da empresa

16/08/2025 às 12:31

Compreendemos sua colocação, mas precisamos esclarecer novamente:

Às 7h06 a professora, de fato, informou que poderia não conseguir ministrar a aula, pois estava com uma lesão ocular. No entanto, em 30 minutos, após aplicar a medicação, ela comunicou que a dor havia diminuído e confirmou que conseguiria dar a aula normalmente.

A aula foi realizada no horário programado, e temos gravação integral desta aula como prova de que o conteúdo foi oferecido às alunas.

Entendemos que, ao ler a primeira mensagem, você tenha se programado para outra atividade, mas o fato é que a aula ocorreu regularmente e estava disponível para todas as alunas inclusive para você, que optou por não participar.

Ressaltamos que o único cancelamento real ocorreu no dia 12/07, e essa aula já está sendo reposta em 30 minutos adicionais em duas aulas subsequentes.

Portanto, não há descumprimento contratual. Todas as aulas estão sendo dadas ou devidamente repostas, e temos gravações que comprovam isso. Dessa forma, não há base legal ou contratual para reembolso, parcial ou integral.

A única solução que podemos oferecer é o seu retorno às aulas, com acesso a todo o material e gravações, de modo a aproveitar plenamente o que foi contratado.

Consideração final do consumidor

16/08/2025 às 12:37

Péssimo atendimento. Erraram, cancelando aulas. Não admitem o erro e arrumam uma série de desculpas para culpabilizar a mim. A professora CANCELOU a aula e mesmo com os prints eles afirmam que não, que posteriormente a professora ministrou. Sim, ela ministrou, mas só resolveu ministrar a aula após a minha reclamação. Um absurdo fazer das alunas o que bem entendem, cancelando e remarcando aula em cima da hora, como se não tivéssemos outras ocupações.
Ainda tentei conversar falando sobre reembolso parcial, mas nem assim não houve acordo.

Péssima empresa, péssimo atendimento.

Conselho, procurem escolas de idioma melhores. Melhor pagar mais caro e ter qualidade e atendimento adequado

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

16/08/2025 às 12:48

Lamentamos que tenha essa percepção. No Projeto Mulheres no Topo atuamos desde ******* com honestidade, responsabilidade e compromisso real com a educação. Hoje contamos com mais de 1.******* alunas ativas que confiam no nosso trabalho, além de inúmeros feedbacks positivos em nossas redes sociais.

Em todos esses anos, registramos menos de 5 reclamações no Reclame Aqui, número que reforça nosso compromisso com a qualidade e com a seriedade do serviço que prestamos.

Todas as aulas foram oferecidas, a única exceção já foi devidamente reposta, e temos gravações que comprovam isso. Nosso foco é uma educação feita com humanidade, empatia e respeito. Entendemos que esse propósito não é para todas, mas seguimos firmes nele e é justamente por isso que tantas alunas permanecem conosco e confiam em nossa proposta.