Cobrança indevida de bolsa Prouni pela Multivix

Não respondida
Serra - ES
26/05/2026 às 00:23
ID: 249672209
Eu era bolsista integral, ou seja 100% gratuito, pelo sistema Prouni.
Passei por algumas turbulencias na minha vida, Solicitei e me negaram trancar a minha bolsa, afirmaram que esse recurso não existe, após isso, não surpreendentemente perdi minha bolsa por baixo desempenho.
E agora eles estão me cobrando ***** repentinamente, dizendo que vão me processar se eu não pagar. sendo que são 2 meses após eu perder minha bolsa antes de eu descobrir isso, e estão cobrando ***** cada mensalidade sendo que no site deles é bem inferior o valor de ADM EAD Graduação.
E ainda depois descobri que tem sim como trancar a bolsa mesmo sendo prouni, não fizeram por que não queriam e aproveitaram que eu estava desinformado.
Resumindo estão cobrando de Bolsista integral 100% e não houve nenhum comunicado enquanto as condições que culminariam em uma cobrança estava sendo formada. Quando protestei a atendente da estabelecimento da Multivix no polo Serra ela disse que era problema pessoal meu e que eles não tratam de financeiro lá que eu deveria falar com o setor de finanças deles e que eles iam me encaminhar negando me ouvir. Quando liguei no numero que me passaram do "setor de finança da Multivix" na verdade eles estavam é ganhando tempo e tinham me encaminhado para uma empresa terceirizada.
Aqui vai uma cópia do e-mail que acabei de me mandar para o e-mail deles que fica me cobrando.
-----------------
Em Resposta ao e-mail: " PROTESTO PROGRAMADO "
Por esse meio aqui e agora Eu peço formalmente a faculdade Multivix que desconsidere essa dívida e dê baixa. Sob os fatos de que: Eu não reconheço essa dívida, baseado nas seguintes razões
1- Havendo perdido minha bolsa integral 100% dois meses depois comparecendo a o estabelecimento para averiguar fui informado de que haviam transformado o meu vinculo gratuito para a modalidade paga sem meu conhecimento
2- Não houve usufruto do serviço que está sendo cobrado
3- O valor cobrado por cada mensalidade foi desproporcionalmente superior ao valor anunciado no mesmo período para a mesma graduação no mesmo período. Uma inscrição no site indicava para ADM EAD Graduação um valor de cerca de ***** com desconto de enem e não muito longe de ***** sem desconto, enquanto estou sendo cobrado ***** por 2 meses
4- Antes de perder a bolsa, em um período de dificuldades solicitei as atendentes da faculdade que suspendessem a matricula, qualquer possibilidade de pausar a minha continuidade com a faculdade indefinidamente até que eu voltasse a ter condições propícias para estudar, a resposta que tive das atendentes foi que essa possibilidade não existe. Posteriormente tive a informação de que isso existe sim dentro do Prouni inclusive informação corroborada por um funcionario da multivix, e que apenas me negaram se aproveitando da minha falta de conhecimento nesse assunto específico.
Na melhor das intenções tentei honrar todas minhas relações com a Multivix. Ao comparecer a multivix e saber dessa mudança de situação, imediatamente rejeitaram qualquer interação relacionada ao financeiro dizendo que é responsabilidade do setor especifico de financeiro da Multivix, mas ao que me parece só estavam procedendo para encaminhar a um terceiro.
Complementando meu e-mail anterior, além de outros argumentos que não vou endereçar hoje, durante o período em que estava sendo formada a cobrança, não houve nenhuma manifestação ou aviso como esse, apenas silencio da empresa enquanto as condições para gerar a cobrança se formavam sem o meu conhecimento, mesmo a faculdade tendo meu numero de telefone, de whatsapp, o numero de telefone de um próximo meu, esse e-mail, diversas formas de me alcançar, nenhuma delas foi usada